Cultivo de alecrim ao ar livre

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Como plantar?
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Wintering
  7. Coleta e armazenamento

Cultivar alecrim perfumado em seu próprio site não é muito difícil. O principal é não confundir a época do plantio, preparar as mudas com antecedência e cuidar da cultura.

Datas de desembarque

O alecrim é uma cultura termofílica, portanto, deve ser cultivado ao ar livre apenas quando a probabilidade de geadas recorrentes for zero. Uma queda noturna na temperatura de até -5 graus para as plantas jovens pode ser desastrosa. O momento exato de envio da safra a campo aberto depende das características climáticas da região. Por exemplo, nos Urais e na região de Leningrado, é necessário operar a partir do final de maio, e na Sibéria, o arbusto geralmente é cultivado apenas em casa.

É melhor plantar o alecrim mais tarde, mas certifique-se de que não congela.

Seleção de assento

Alecrim prefere solos leves, soltos e calcários. Não será capaz de se desenvolver em solos ácidos e pesados, especialmente em margas, e o solo alagado provavelmente provocará o apodrecimento das raízes e a morte da planta. A planta não é adequada para terras baixas, nas quais a precipitação e neve derretida se acumulam, bem como áreas com uma localização próxima de lençóis freáticos. O local escolhido para a organização do jardim deve ser protegido de correntes de ar. Recomenda-se dar preferência aos declives do lado sul ou leste, ou áreas próximas à cerca ou anexos.

A preparação do local começa no outono anterior: a escavação é realizada até a profundidade de uma pá de baioneta, e 5 quilos de composto ou húmus são introduzidos para cada metro quadrado de área. 2 semanas antes do plantio das mudas, a terra é desenterrada novamente e alimentada com fertilizantes de potássio e fósforo. Se necessário, o solo é neutralizado com farinha de dolomita ou cal. O solo pesado é solto com fibra de coco.

A sálvia é uma boa vizinha do alecrim, mas a raiz-forte e a mostarda localizadas nas proximidades afetarão negativamente o desenvolvimento da cultura.

Como plantar?

Existem várias formas de se plantar alecrim, mas é o método de semente com cultivo preliminar de mudas que é considerado o mais adequado. A semeadura das mudas é realizada de fevereiro a março e, um mês depois, as mudas cultivadas são mergulhadas em vasos separados.

Preparação de sementes

Recomenda-se a germinação das sementes de alecrim primeiro. Para fazer isso, eles são cuidadosamente dispostos entre camadas de gaze úmida, pedaços de pano ou almofadas de algodão. O material precisará ser borrifado regularmente com um borrifador, o que permitirá que as sementes eclodam em alguns dias. Deve-se acrescentar que sementes colhidas com as próprias mãos, adquiridas em uma loja de jardinagem e até mesmo encontradas no setor de mercearia de supermercado são adequadas para a propagação de alecrim.

Tecnologia de semeadura

É importante mencionar que as sementes de alecrim não são plantadas diretamente em campo aberto - a princípio, as mudas são cultivadas em casa. Os tanques são preenchidos com drenagem e também com uma mistura de solo folhoso, turfa e areia e são irrigados imediatamente. Solo pronto para mudas também é adequado. O material de plantio não penetra muito nos recipientes - algo em torno de 0,3-0,4 centímetros. Vale a pena manter uma lacuna de 1,5–2 centímetros entre as amostras individuais.

Para para que as sementes germinem, elas precisam fornecer uma temperatura de +12 a +22 graus. O solo deve ser moderadamente úmido, mas não inundado. Se desejado, o recipiente é fechado com filme plástico até a germinação, mas é ventilado regularmente para evitar condensação. As plantas são colhidas quando 3-4 folhas maduras aparecem nelas. Antes da próxima etapa, o alecrim também precisará ser endurecido, deixando-o do lado de fora por um período cada vez mais longo.

As mudas são transferidas para o campo aberto, já bastante crescidas. O esquema de 50 por 50 centímetros é considerado ideal para ela, embora, ao cultivar plantas anuais, seja suficiente apenas manter uma lacuna de dez centímetros entre os espécimes individuais. Cada poço é pré-adicionado com 30 gramas de um complexo mineral ou cinza de madeira. Havendo perigo de inundações nas áreas, deve-se organizar uma camada de drenagem com espessura de 5 a 10 centímetros. É formado por fragmentos de pedra britada, argila expandida, cascalho ou tijolo. Os arbustos plantados são irrigados com água aquecida e decantada. Se o verão for seco, o canteiro do jardim é coberto com uma camada de palha de cinco centímetros.

Cuidado

O cultivo do alecrim no campo não requer cuidados particularmente complexos.

Rega

A planta terá que ser regada continuamente, mas moderadamente. A cultura precisa de um meio-termo dourado: não muito, mas não muito pouco. Se o alecrim não tiver umidade, as lâminas das folhas começarão a amarelar. Deixar cair o último, ao contrário, indica um excesso de umidade. Na maioria dos casos, o jardineiro deve regar os arbustos imediatamente após o plantio, até que o sistema radicular esteja forte e durante os períodos mais secos.

No resto do tempo, a precipitação natural é suficiente. A irrigação dos canteiros é melhor acompanhada de afrouxamento, sem esquecer a eliminação oportuna de ervas daninhas. Elevar a camada superior permitirá que a umidade permaneça no solo o máximo possível e as raízes receberão uma quantidade suficiente de oxigênio.

Arrancar as ervas daninhas a tempo garantirá que o alecrim tenha nutrientes suficientes.

Top curativo

Alimentar alecrim é simples. Por exemplo, alguns jardineiros fertilizam de vez em quando com um verbasco diluído em água na proporção de 1: 5. Outros preferem usar complexos prontos contendo fósforo e nitrogênio. A alimentação não é recomendada mais do que uma vez por mês. Na primavera, ou seja, durante o período de crescimento ativo, a cultura responde melhor às misturas contendo nitrogênio, que aceleram o desenvolvimento de seu sistema radicular. No outono, o uso de complexos contendo fósforo será mais útil.

Poda

Uma vez a cada 7 a 8 anos, vale a pena fazer uma poda antienvelhecimento, encurtando o arbusto quase na raiz. Tal evento estimulará a formação de novos brotos. A poda formativa geralmente é feita entre abril e maio. Se for cultivado como uma planta perene, os caules são cortados em 3-4 entrenós do crescimento do ano anterior. Em variedades eretas de cultura, é adicionalmente reduzido no final do verão para 2/3 do novo crescimento.

Reprodução

Conforme mencionado acima, a principal forma de propagação do alecrim é através do uso de sementes. No entanto, as estacas também são adequadas para este fim. Galhos jovens e saudáveis ​​com cerca de 10 centímetros de comprimento são cortados do mato em maio. É preferível tirar brotos de um ou dois anos. A parte superior da peça de trabalho é cortada em um ângulo reto e a parte inferior em um ângulo de 45 graus. Anteriormente, todas as folhas também eram cortadas na parte inferior.

Os cortes são mergulhados em um corte inferior em uma droga estimulante ("Epin" ou "Ácido âmbar"), e então imediatamente preso em um recipiente cheio de uma mistura de terra umedecida e areia para que ocorra uma depressão de 5 centímetros. Também é possível que as raízes germinem na água ou na areia. Para evitar a acidificação do líquido, uma pequena quantidade de carvão é necessariamente adicionada a ele.Os recipientes devem ser fechados com tampas de plástico ou latas que funcionam como uma estufa e protegem da luz solar direta.

Deve-se mencionar que a brotação das mudas em casa é realizada a uma temperatura de cerca de +20 graus em um espaço bem iluminado. Estufas feitas de latas ou garrafas são erguidas várias vezes ao dia para fornecer ventilação.

Se as raízes germinam na água, então sua quantidade deve estar no mesmo nível o tempo todo. A areia também precisa de umidade regular. É permitido enviar alecrim a um terreno aberto antes de alguns meses.

Outra forma de propagar uma cultura é baseada no uso de mudas. Nesse caso, de maio a junho, um dos ramos de uma planta adulta se inclina para o chão e aprofunda 4 centímetros. Em um mês, as raízes aparecerão nas mudas e, no final do verão, o novo arbusto pode ser separado da planta-mãe. Também é aconselhável, antes de fixar a estratificação no solo, cortar ligeiramente e separar o ferimento resultante. Imediatamente antes de fixar e borrifar com solo, o broto precisará ser mergulhado em um estimulador de raiz. As pontas de tal ramo são cortadas para que a planta se esforce ao máximo no desenvolvimento do sistema radicular.

Tanto na primavera como no outono, será possível dividir o mato, mas este método é mais adequado para plantas de interior. O alecrim de 7 a 8 anos é cuidadosamente removido do solo, após o qual é cortado com uma pá em 2 a 3 pedaços, cada um com brotos e raízes. As feridas abertas são tratadas com carvão amassado, após o que os arbustos resultantes são assentados em novos lugares.

Wintering

No sul da Rússia, o alecrim sobrevive sem nenhum abrigo. Na faixa do meio, por exemplo, na região de Leningrado, será suficiente cobrir as raízes com palha, serragem e depois proteger tudo com galhos ou galhos de abeto. Anteriormente, todos os brotos eram encurtados em 1/3, e toda a estrutura era esticada com um pano denso ou polietileno, fixado ao solo. Para regiões frias como os Urais ou a Sibéria, essa proteção não será suficiente. Quando a temperatura cair para +5 graus, o alecrim que vive em um local aberto precisará ser retirado do solo, transplantado para um vaso e transferido para a casa.

Até a primavera, a planta terá que viver em um ambiente fresco, a temperatura em que não ultrapasse +10 - +12 graus, e de vez em quando até ser regada para que o caroço de terra não seque. Se a cultura não tiver luz suficiente, você precisará instalar vários fitolampos. A cobertura da planta de inverno não é necessária, mas você não deve se esquecer de soltar o solo. De referir que alguns jardineiros, no final do inverno, devolvem o alecrim ao campo aberto juntamente com o vaso, para que no futuro não tenham dificuldades antes do inverno.

Coleta e armazenamento

Verduras frescas do alecrim podem ser colhidas durante a temporada, mas são mais benéficas durante a floração ou imediatamente após. Isso se explica pelo fato de que durante esse período o teor de óleos essenciais nas lâminas das folhas está no máximo. Para variedades perenes, esta época chega no final de maio, mas o alecrim cultivado com mudas floresce em agosto. A colheita ocorre em um dia seco e ensolarado. Toda a parte aérea é cuidadosamente cortada do arbusto.

Os brotos são amarrados em cachos e pendurados para secar em uma sala escura e bem ventilada. Quando a matéria-prima estiver seca, ela deverá ser triturada e distribuída em potes de vidro hermeticamente fechados. Os recipientes cheios, por sua vez, são retirados para armazenamento de longo prazo em locais protegidos da luz solar direta e de alta umidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário