Como é o alecrim e como cuidar dele?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

O alecrim é o tempero muito colorido que costuma aparecer em fotos e vídeos de culinária. Seus graciosos galhos são colocados sobre a carne, e esta fica impregnada com o aroma da planta. E geralmente eles compram alecrim, mas você mesmo pode cultivá-lo.

descrição geral

Esta planta perene é abundante na Itália, Espanha e França - países onde as pessoas sabem muito sobre o bom gosto. Na Rússia, na faixa do meio, e mais ainda nas regiões do norte, cultivar alecrim ao nível de um arbusto é um problema. Mas a opção modesta também é aceitável, mas não é necessário procurar lugar para ele no local: as condições dos quartos são bastante adequadas. Portanto, o alecrim cresce no parapeito da janela, e isso é suficiente para pequenas investigações culinárias.

Vamos dar uma olhada nas características da cultura:

  • arbusto perene perene pertencente à família das laminas;
  • difere nas folhas estreitas perfumadas, que são verdes na parte superior e brancas na parte inferior e muito se assemelham a agulhas de coníferas;
  • suas flores são pequenas, azul-violeta;
  • pode ser plantado em um local em um grupo ou pode ser formado em uma fronteira mista;
  • nos países do sul, pode ser usado como cerca verde, da mesma forma que decoram muros e cercas no lado sul;
  • a planta é picante, termofílica, sua robustez no inverno é baixa.

O nome latino da planta é traduzido como "frescor do mar", já que nos tempos antigos era associada a Afrodite, mas ainda não há cheiro de iodo do mar nela - mas há uma combinação reconhecível de cânfora e pinho (o nome grego traduzido como "arbusto balsâmico" está muito mais próximo da verdade). Alunos da Grécia Antiga, aliás, usavam coroas de alecrim na cabeça, porque acreditava-se que a planta melhorava a memória. Mas o verdadeiro motivo da popularidade do arbusto era seu aroma. Tem um leve cheiro de agulhas de pinheiro, você também pode pegar notas de limão e menta nele.

O arbusto pode crescer até 50 cm, mas em um clima adequado pode crescer menos de 2 m. Ele tem um sistema radicular bastante poderoso, que tem 3 ou até 4 m de capacidade de penetrar no solo. Na superfície dos rebentos jovens, a pubescência é perceptível. As folhas atingem 0,4 cm de largura e 3,5 cm de comprimento, sendo que sua face frontal se distingue pelo brilho, enquanto o reverso é pubescente. O alecrim está relacionado com a alfazema, o manjericão, a hortelã, o hissopo, o tomilho, a erva-cidreira e o orégano.

Costuma-se usar os topos dos brotos anuais frescos: o alecrim é ideal para pratos de carne, berinjela, leguminosas, repolho.

Tipos e variedades

Na floricultura de interior, assim como na prática da jardinagem, são tradicionalmente utilizados dois tipos de plantas - medicinal (comum) e prostrada. E o primeiro é mais popular.

O principal sobre o alecrim medicinal:

  • erguer arbustos, crescer na rua e em casa em vasos;
  • folhas e brotos são valiosos;
  • o óleo essencial de alecrim é considerado um bom tônico;
  • utilizado no jardim como elemento decorativo;
  • graças ao aroma da planta, insetos benéficos voam para o local.

O alecrim espalhado é mais comumente encontrado nas regiões do sul. Possui uma coroa esférica. As folhas desta espécie são parecidas com agulhas, podem ser verdes claras na primavera e mudar de cor para azuladas no outono.

Quais variedades de alecrim são populares:

  • A "Rosinka" é uma planta medicinal que amadurece 1,5 meses após a germinação;
  • "Richard" - cresce bem mesmo em condições secas, mas em temperatura ambiente normal é muito mais confiante;
  • "Ternura" é quase uma variedade ideal para cultivo em vasos, a floração é muito bonita, pois as flores são expressivamente azuis;
  • "Ampelny" - a variedade é classificada como decorativa, planta um tanto caprichosa, embora muito bonita;
  • "Criméia" - este arbusto floresce em fevereiro, e agora seu aroma está realmente próximo ao do mar;
  • "Branco" - tem delicadas inflorescências brancas, essa planta no jardim vai ficar muito bonita e ao mesmo tempo é medicinal;
  • A "Biryusa" é uma casta muito bonita, para o jardim e em casa terá uma decoração requintada, resistente à seca, é melhor cultivar em cuba para trazê-la para dentro de casa no inverno.

Se você cultiva alecrim em casa, um cheiro agradável de pinho será sentido no ambiente.

Aterrissagem

Antes de semear a semente, ela deve ser mantida em água por várias horas. As sementes inchadas são semeadas em areia umedecida (pode-se tirar vermiculita), a profundidade não deve ultrapassar 0,4 cm. De cima, o recipiente com as mudas deve ser coberto com um filme. Se você quiser acelerar a germinação das sementes, você precisa manter as colheitas aquecidas, a faixa de temperatura é de 25-30 graus. O abrigo precisa ser limpo de vez em quando, umedecendo o solo com um borrifador, deve permanecer um pouco úmido. E se tudo for feito corretamente, as mudas vão aparecer em 6 a 8 semanas. E assim que aparece, as lavouras são reorganizadas em um local com boa iluminação.

É necessário regar regularmente o substrato no recipiente, para isso utiliza-se água decantada. Você pode plantar mudas em terreno aberto quando sua altura for de pelo menos 70 mm.

Mas o que você precisa saber sobre o plantio de alecrim em casa.

  • O estágio preliminar (ou seja, o cultivo de mudas) é descrito acima. Assim que atingir 70-80 mm, o alecrim terá que mergulhar em diferentes potes. É melhor levar recipientes de barro de até 10 cm de diâmetro, devendo haver furos de drenagem no fundo.
  • O recipiente certamente está cheio com o substrato., que passa bem a água e o ar, e para fazê-lo é necessário combinar um solo universal com areia ou vermiculita. Você também pode misturar húmus, areia, grama e solo decíduo. Tudo exceto a areia é tirado em duas partes, a areia deve ser tirada em uma parte.
  • Você precisa fazer um pequeno furo no solo úmido, e a profundidade desse buraco deve ser igual à altura da raiz da muda. A planta deve ser retirada do recipiente com o máximo de cuidado possível, e com um pedaço de terra. E então esse "kit" é plantado no buraco preparado no vaso. Perto da muda, você precisa socar um pouco o solo.

Cuidado crescente

Cuidar da planta é fácil. Cuidar do alecrim caseiro será um pouco diferente do que cresce ao ar livre, em uma horta ou jardim.

Em casa

A planta picante não pode ser chamada de particularmente exigente, mas não fará mal passar por cima de todos os pontos da folha para cuidar dela. Como criar um bom ambiente para o alecrim caseiro:

  • a temperatura ideal da casa é de 20-25 graus, no inverno será melhor para ele onde a temperatura não for superior a 15 (em uma varanda envidraçada, por exemplo, em uma varanda);
  • para que o alecrim floresça perfeitamente, no inverno precisa de frescor e, se houver pouca floração, provavelmente passa o ano todo no peitoril da janela;
  • para que a planta seja mais ativa na formação de folhas, no inverno é colocada no peitoril sul, leste ou oeste;
  • no inverno, a vegetação interna é difícil sem iluminação adicional, porque os fitolampos são muito úteis - no entanto, os LEDs de espectro total também são adequados (são mais baratos do que os fitolampos);
  • É melhor virar a panela para a luz, primeiro de um lado, depois do outro;
  • no verão, pode-se levar um vaso ou vasilha com uma planta para a varanda, levar para a rua (colocar na varanda do campo, por exemplo), ou ainda plantar alecrim no local.

É um erro pensar que a planta vai ficar curta. É perfeitamente capaz de crescer em casa até meio metro de altura.Mesmo assim, sua altura média é considerada de 60 cm, o que é um indicador bastante saudável para o alecrim caseiro.

Para controlar e corrigir o esplendor da planta, o excesso de folhas na primavera e no outono deve ser cortado.

Em campo aberto

Se acontecer na região norte (por exemplo, mesmo na região de Leningrado ou nos Urais), no verão o alecrim deve ser cultivado em campo aberto, e no inverno - em casa em uma panela. Mesmo nessas regiões, no verão, a planta fica melhor no solo, onde cresce bem, fica mais potente. No outono, o crescimento de novos brotos para, a flor é cortada e, junto com um caroço de terra, é transplantada para um grande recipiente.

As nuances do cuidado ao cultivar em campo aberto:

  • a planta ficará melhor em uma área ensolarada;
  • para um crescimento ativo, a cultura precisa de rega regular, mas não deve haver transbordamento, o alecrim é intolerante a solos úmidos;
  • ficará bem em um solo nutritivo solto com excelente aeração (na natureza, ele cresce em arenitos e solos de cascalho);
  • os arbustos precisam ser formados - é claro, se houver um desejo de torná-los decorativos, e mais frequentemente fazê-los na primeira metade da primavera, antes do início de um crescimento rápido;
  • para o rejuvenescimento, o alecrim é podado a cada 7 ou 8 anos.

No verão, os rebentos das culturas que crescem em campo aberto podem e devem ser cortados, porque se trata de um excelente tempero fresco. Você também pode fazer a colheita de folhas verdes no outono. Quando uma flor deve ser transplantada para um vaso, os brotos e as raízes precisam ser cortados significativamente.

Quanto aos fertilizantes, são necessários apenas para o alecrim que hiberna ao ar livre. Estes são fertilizantes orgânicos ou minerais baseados em nitrogênio ou fósforo. E uma vez por mês será o suficiente para alimentar a cultura. Uma planta cultivada em um recipiente pode ser alimentada regularmente com fertilizantes compostos.

O inverno da cultura em clima ameno está indo bem, mas se houver geadas abaixo de menos 10, a planta precisa organizar um abrigo.

Reprodução

Esta cultura pode ser propagada de quatro maneiras - por camadas, sementes, divisão do arbusto e cortes. Não é difícil fazer cortes: o arbusto era cortado (na primavera ou no verão) e depois enraizado em terra solta sob uma película. Cada talo tem cerca de 10 cm. As pontas inferiores do talo afundam obliquamente no solo. Deve haver um mínimo de 10 cm entre eles.O prognóstico de enraizamento é geralmente bom.

Quanto às sementes, elas podem ser compradas e semeadas na junção do inverno e da primavera. É conveniente semeá-los em recipientes de plástico com tampa. É necessário arejar as mudas, não é preciso fechar bem os recipientes. Deve-se entender que as mudas provavelmente terão uma aparência irregular. Quando a maioria das sementes germinar, a tampa deve ser removida. E em um mês é hora de plantar verduras jovens. Após o fim da geada, você pode enviar as mudas para o campo aberto.

Para propagação por estratificação, é necessário selecionar os brotos do arbusto que crescem próximos ao solo. Eles são dobrados a ele, fixados e instilados de forma que a ponta do caule permaneça acima da superfície. As camadas precisam de irrigação regular, e é bom quando a terra está úmida ao seu redor.

Assim que a copa começar a crescer, as mudas podem ser separadas do arbusto-mãe e plantadas separadamente.

Dividir o arbusto é ainda mais fácil: o arbusto é desenterrado e sua raiz é dividida em partes. Cada seção deve ter raízes e caules. E os locais dos cortes devem ser borrifados com pó de carvão, após o que os cortes devem ser distribuídos em recipientes separados.

Doenças e pragas

O alecrim é considerado uma planta bastante resistente. Mas às vezes é atacado por míldio, pulgões e moscas brancas também gostam de ocupar uma planta picante. Uma solução com sabão que é borrifada nos arbustos ajudará a se livrar das pragas.

E para que a planta da casa não seja atingida pelo míldio, é preciso monitorar os indicadores de umidade da sala (não devem ser altos), bem como a umidade do substrato. Se ocorrer uma doença, por exemplo, "Fitosporina" para flores ajudará.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário