- Autores: Stanislaw Zyla
- Sinônimos de nomes: Venrosa, Visockiy, Venroza
- Ano de criação: 1980
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: framboesa
- Forma de flor: do clássico chá híbrido a aberto em diferentes períodos da vida da flor
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12-13
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: incomum, agradável
Rosa de Vysotsky veio da Polônia para nós por muito tempo. Hoje esta linda flor pode ser encontrada em várias regiões do nosso país. Para conseguir o florescimento abundante dele, é suficiente fornecer os devidos cuidados e atenção.
Descrição da variedade
O ano de reprodução da rosa de Vysotsky é considerado 1980. A variedade pertence à espécie de chá híbrido. É amplamente cultivado para o corte, porque buquês incríveis são obtidos a partir das flores.
A rosa de Vysotsky tem botões de tom rosa-carmesim, e a cor principal das flores é carmesim. Uma variedade muito rica com botões redondos. As flores podem ter diferentes formas: da clássica à em forma de taça, dependendo do período de vida da flor.
As rosas são formadas em arbustos grandes, alguns deles atingem 13 cm de diâmetro. A rosa de Vysotsky pertence a variedades de tamanho médio com 40 pétalas em um botão. Mais frequentemente, uma flor por inflorescência é formada em um arbusto, muito raramente há várias. A casta de rosa descrita é também apreciada pelo seu aroma agradável e muito invulgar, que se distingue pela intensidade.
As roseiras de Vysotsky crescem altas, com uma copa densa. Brotos eretos, a folhagem pode ser descrita como boa. A cor das folhas é verde escuro, a folhagem cresce em tamanho, então a poda oportuna é muito importante para a rosa de Vysotsky.
Vantagens e desvantagens
Aroma forte, flores grandes, qualidades decorativas únicas e sobretudo tonalidade - todas estas são algumas das principais vantagens desta casta.
Entre as deficiências, nota-se a necessidade de constantemente cortar os arbustos e ralá-los para que a umidade não estagnasse nas folhas. Além disso, a variedade é sensível à chuva.
Características de floração
A rosa de Vysotsky floresce a partir de junho e continua a se deliciar com sua beleza até o outono. Refere-se a variedades com múltiplas flores.
Uso em paisagismo
A rosa de Vysotsky tem uma ampla gama de aplicações em paisagismo: enquanto alguns jardineiros cultivam uma flor exclusivamente para buquês, outros criam sebes, arcos de arbustos e decoram gazebos com eles. A variedade fica bem tanto em plantações individuais como em jardins de rosas.
Aterrissagem
Para que a rosa de Vysotsky mostre do que é capaz, é melhor plantá-la em um lugar ensolarado e sem correntes de ar. O solo para isso deve ser não apenas bem drenado, mas também densamente fertilizado. É melhor preparar o local no outono, adicionar uma grande quantidade de húmus ou composto e desenterrar tudo. O solo para a rosa de Vysotsky deve ter um pH de 5,6-7,3. Na primavera, o plantio de rosas em campo aberto deve ser iniciado no início de maio.
Antes de mergulhar o arbusto na cova de plantio, certifique-se de que seu tamanho é suficiente para o sistema radicular existente. As raízes podem ser ligeiramente aparadas e endireitadas ao longo do fundo. A drenagem é colocada no fundo, em seguida, uma camada de solo fértil. A rosa de Vysotsky é coberta com terra até o colo da raiz, o solo é esmagado para remover as bolsas de ar.
Crescendo e cuidando
A umidade elevada é prejudicial aos arbustos de Vysotsky, portanto, não devem ser feitos plantios densos, pois impedem a ventilação.As folhas desta variedade devem secar rapidamente após a chuva, caso contrário, as doenças fúngicas não podem ser evitadas. Se os arbustos das rosas de Vysotsky forem plantados no outono, o primeiro curativo de cobertura é aplicado no final de março e o segundo em junho. Mudas de primavera são fertilizadas com alta qualidade no verão.
No momento do plantio, deve-se ter cuidado para não plantar a Rosa de Vysotsky muito fundo ou, ao contrário, raso. Em solos pesados, o local do colo da raiz, de onde crescem os brotos, deve estar 2-3 cm abaixo do solo. Se a flor for plantada em solo arenoso claro, o colo da raiz deve estar localizado 5 cm abaixo da superfície do solo.
Para evitar que o sistema radicular congele, você pode cavar nos arbustos com 20 cm de solo.
Regar e alimentar
É necessário regar a rosa de Vysotsky abundantemente, mas não mais do que uma vez por semana. A rega é realizada exclusivamente na raiz. A melhor hora é de manhã. Depois disso, o círculo do tronco pode ser coberto com uma camada espessa de cobertura morta.
A cobertura é realizada na primavera, você ainda pode dar fertilizantes minerais complexos no meio do verão, um fertilizante de liberação lenta seria uma boa opção. No outono, os arbustos não recebem nitrogênio, pois isso provocará o crescimento de novos brotos, podendo congelar no inverno.
Poda
A primeira poda das roseiras de Vysotsky é realizada imediatamente antes do plantio. As pontas dos caules são cortadas de 3-4 cm. No verão, as flores desbotadas são constantemente removidas. Além disso, a rosa Vysotsky é podada na primavera. Essa limpeza higiênica ajuda a colocar os arbustos em ordem, remover brotos velhos e doentes, afinar a copa.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Para o inverno, esta variedade deve ser coberta, principalmente se se tratar de plantações jovens. A resistência à geada da rosa Vysotsky está acima da média, não pode suportar mais do que -23 graus.
Doenças e pragas
A imunidade na variedade descrita também está acima da média, portanto, o tratamento com fungicidas e inseticidas é considerado necessário.
Para pulgões e outros insetos, você pode usar remédios populares, por exemplo, uma infusão de alho ou óleo de nim. Inseticidas industriais também estão disponíveis no mercado, sendo necessária diluição de acordo com as instruções da embalagem.