- Autores: De Ruiter
- Sinônimos de nomes: Vuvuzela
- Ano de criação: 2011
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: laranja, rosa
- Forma de flor: peônia
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9-10
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: bastante compacto
A variedade de rosa Vuvuzela foi cultivada por uma empresa holandesa chamada De Ruiter em 2011. Essa variedade veio para a Rússia mais tarde, mas ainda assim ganhou popularidade rapidamente entre os jardineiros locais.
Descrição da variedade
A Vuvuzela, também conhecida como Vuvuzela, pertence à classe do chá matagal e híbrido e é indicada para climas com temperaturas de inverno mais frias até –23 graus. Um arbusto bastante compacto em altura não ultrapassa 1,1 metros e o diâmetro tem cerca de 60 centímetros. Os rebentos são cobertos com lâminas de folha verde-azeitona com moderação. O sistema radicular poderoso e ramificado penetra 60 centímetros no solo. Em cada haste, geralmente de 1 a 3 flores são amarradas, cujo diâmetro é de 10 centímetros.
O botão é caracterizado por uma forma de peônia e pétalas densas e densamente duplas no número de 38-45 peças. De particular interesse é a cor das flores, que pode variar de areia ou laranja a coral, pêssego e dourado. Atingem 9 a 10 centímetros de diâmetro e não formam inflorescências, localizando-se um a um no caule. O aroma das rosas da Vuvuzela é bastante agradável, mas muito leve e quase imperceptível.
Vantagens e desvantagens
A variedade de rosa Vuvuzela tem muitas vantagens. Eles têm forte imunidade que protege contra as doenças mais comuns - oídio e mancha preta, e pragas, e também toleram bem as ondas de frio do inverno na maioria das regiões. As plantas crescem rapidamente e encantam seus proprietários com uma floração exuberante. A vantagem é que a cultura não requer cuidados particularmente complexos. As desvantagens da variedade incluem o seu cheiro quase indistinguível, embora no caso das pessoas alérgicas isso, pelo contrário, seja uma vantagem. Deve-se mencionar também que após a chuva as flores ficam cobertas de pequenas manchas e, com o excesso de fertilizante, as lâminas das folhas amarelam e caem.
Características de floração
A floração muito abundante das rosas Vuvuzela ocorre duas vezes por estação, com a primeira onda a começar em meados da primavera e a segunda a terminar no final do outono. No entanto, você não pode chamá-lo de particularmente magnífico, pois cada vez dura cerca de 10 dias.
Aterrissagem
As rosas vuvuzelas são plantadas no início da primavera. É escolhido para o cultivo um local bem iluminado e suficientemente ventilado com solo argiloso e húmico, caracterizado por fraca acidez. O solo em que a planta será colocada deve ser nutritivo e conter uma quantidade suficiente de minerais. Solo úmido, pesado e argiloso precisará ser normalizado pela adição de húmus, turfa ou composto. O excesso de acidez é neutralizado com cal apagada ou giz. Solos pedregosos ou arenosos não são absolutamente adequados para Vuvuzela, pois sobreaquecem com o calor e não conseguem reter a humidade.
Para mudas de flores, você precisará cavar buracos com cerca de 70 centímetros de profundidade e 60-100 centímetros de diâmetro. Antes da imersão, recomenda-se que as raízes sejam tratadas com um estimulante de crescimento. Ao plantar, o colo da raiz deve estar localizado ao nível do solo. No fundo do buraco, uma camada de fertilizantes e composto é necessariamente formada.Colocando várias cópias no site, é necessário manter uma distância de 0,5 metros entre elas. O padrão de plantio recomendado é triangular. Imediatamente após o plantio, os canteiros são cobertos com húmus.
Deve-se acrescentar que a forma mais popular de propagação da rosa vuvuzela é por meio de estacas. Apenas material recém-cortado que não tenha sido tratado com produtos químicos e tenha pelo menos três botões está sujeito ao uso. Um fragmento do caule é cortado obliquamente com um instrumento afiado a uma distância de 3 centímetros do botão. Antes do uso, o galho é limpo de espinhos e livre de botões.
Crescendo e cuidando
As roseiras da vuvuzela têm de ser regadas à medida que a zona das raízes seca. É melhor fazer isso tarde da noite. Recomenda-se fertilizar a lavoura com esterco de cavalo, que não tem a capacidade de extrair nitrogênio do solo. É comum espalhar a substância próximo aos arbustos, formando uma camada de 2 centímetros de espessura. Quando a rosa começa a formar botões, ela precisa de complexos minerais contendo potássio e fósforo. Vale ressaltar que em junho a cultura necessariamente requer nitrogênio e, no final de agosto, deve-se interromper qualquer alimentação. Se a planta receber um excesso de fertilizante, sua folhagem ficará amarela e cairá.
A poda da roseira é um cuidado importante. É comum que uma planta corte os brotos envelhecidos e enfraquecidos, bem como o excesso de botões. Como parte da formação da mola, um terço dos ramos desnecessários geralmente são removidos. No final da estação ativa, ou seja, em meados de outubro, os botões desbotados são removidos do arbusto e todos os brotos maduros são cortados. Finalmente, antes do inverno, as plantações são cobertas com folhagem seca, serragem ou palha. Uma mistura de solo de jardim, turfa e húmus também é adequada para esse propósito, mas o filme e o polietileno não devem ser usados categoricamente, caso contrário, a Vuvuzela morrerá por falta de oxigênio.