- Autores: Barni
- Sinônimos de nomes: Vivienne Westwood
- Ano de criação: 2012
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: laranja, rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: picante específico
Brilhante e ousada, incomum, como a designer que lhe deu o nome, a rosa Vivienne Westwood pode decorar o jardim mais requintado com sua presença. É famosa por sua cor incomum de pétalas, a capacidade de preservação a longo prazo da decoratividade quando cortada. A variedade está bem adaptada ao cultivo nas condições russas, proporcionando uma floração luxuosa na maior parte do verão e outono.
História de criação da variedade
Rose Vivienne Westwood foi criada no viveiro Barni, na Itália. A variedade foi introduzida no cultivo em 2012.
Descrição da variedade
Os arbustos desta rosa floribunda são compactos, mas exuberantes. Consistem em rebentos verticais com 60-80 cm de comprimento e 0,6 m de largura, as folhas do arbusto são verdes escuras, com superfície brilhante, sombreando favoravelmente o brilho dos botões. 3-5 flores são formadas em cada haste.
Rose Vivienne Westwood distingue-se por um leve mas muito agradável aroma picante, que a destaca no fundo de outras plantas de jardim. As flores são brilhantes, de duas cores, em forma de concha. Seu tamanho é estimado como grande, o diâmetro chega a 10-12 cm .De acordo com a estrutura das pétalas, a rosa é turva, forma inflorescências de flores pequenas.
A principal vantagem desta variedade é sua cor incomum. Contra o fundo de tons laranja e rosa, os tons de verde e damasco são visíveis. Esta rosa é um camaleão que muda de cor dependendo do estágio de abertura da corola.
Vantagens e desvantagens
Vivienne Westwood é uma rosa floribunda que fica bem tanto no corte quanto no jardim. Esta variedade distingue-se não apenas pela sua cor espetacular. É incrivelmente resistente ao calor, facilmente aclimatado mesmo em climas áridos. O brilho da cor das pétalas também muda, tornando-se gradualmente mais intenso no outono.
A abertura lenta da flor também é uma vantagem. Demora mais de 2 semanas. Isso é muito bom para o corte de buquê, mas os jardineiros geralmente preferem manter apenas as rosas no estágio de meio-lançamento em um arbusto, sem esperar pela revelação completa.
As desvantagens da variedade incluem a resistência média à chuva. Durante a precipitação, algumas flores são danificadas e perdem o seu efeito decorativo.
Características de floração
Vivienne Westwood é uma rosa que floresce abundantemente até o outono.
Uso em paisagismo
Vivienne Westwood é uma rosa que combina bem com a vegetação luxuriante dos jardins italianos e a beleza austera dos parques ingleses. É versátil em uso. Em flores de corte são boas e individuais, em mono buquês e em combinação com outras flores ou verdes. Arbustos exuberantes de tamanho compacto, cobertos com botões, são adequados para plantações em grupo em cascata. Eles podem enquadrar a entrada da casa ou caminho, decorar o canteiro de flores sob as janelas de uma casa de campo.
Regiões em crescimento
Esta variedade de rosa é bastante termofílica. É cultivada ao ar livre nas regiões da Terra Central e Negra da Rússia, no sul, especialmente no clima subtropical. Em áreas mais frias, é melhor plantar em estufas ou conservatórios.
Aterrissagem
Recomenda-se colocar as roseiras em uma área onde recebam forte luz do sol durante a maior parte do dia.Esta variedade é plantada em porta-enxerto e em cultura auto-enraizada, nos meses de primavera, com início de temperaturas quentes estáveis. Um arbusto com 2-3 anos de idade é suficiente para um buraco de 0,6 m de profundidade com um diâmetro de 40-50 cm. Uma camada de fertilizantes orgânicos e drenagem é colocada no buraco, então a muda é borrifada com terra, compactada em as raízes, regadas, cobertas por uma camada de turfa.
Crescendo e cuidando
Rose Vivienne Westwood é uma boa escolha para jardineiros iniciantes. Cresce bem mesmo sem esforços óbvios por parte do proprietário. Basta não se esquecer de manter o teor de umidade do solo, afrouxá-lo regularmente para manter o acesso do ar às raízes, não se esqueça da fertilização.
Regar e alimentar
A frequência de irrigação de roseiras desta variedade não excede 1 vez em 7 dias. No calor extremo, o intervalo pode ser encurtado. Neste caso, a quantidade de água para 1 rega será a mesma - cerca de 20 litros por arbusto. A irrigação é interrompida em setembro. Os fertilizantes são aplicados de acordo com o cronograma, começando com o nitrogênio na primavera e continuando com os complexos de potássio-fósforo até o final do verão.
Poda
As roseiras desta variedade requerem uma correção sanitária e formativa. É realizada na primavera e no outono. No final do verão, você pode cortar os botões para a colocação abundante de botões de flores na nova temporada. Assim, a planta pode se preparar melhor para o inverno em campo aberto.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade tolera temperaturas frias bem abaixo de -23 graus Celsius. Mas ele precisa de abrigo durante o inverno em todas as zonas climáticas, exceto nas subtropicais.
Doenças e pragas
Vivienne Westwood pertence a variedades com boa imunidade inata. Mas esta rosa pode ser afetada por oídio e manchas pretas durante as estações chuvosas. As infecções fúngicas são perigosas para ela.
Reprodução
A maneira mais fácil de obter novas mudas desta rosa é por meio de estacas, com colheita de material no verão ou outono.
Visão geral da revisão
Apesar de a rosa de Vivienne Westwood ser considerada uma novidade no mercado russo, ela já se tornou uma das preferidas de muitos jardineiros. Entre os aspectos positivos observados nas avaliações, pode-se destacar a floração abundante e o crescimento ativo do arbusto. Já no primeiro ano, vem ganhando o máximo rendimento, deliciando o proprietário com uma excelente aparência. A resistência às intempéries dos residentes de verão é estimada mais alta do que a declarada pelo originador, indicando que o arbusto pode suportar até várias semanas de precipitação sem perdas.
Entre outras vantagens notadas nas análises de Vivienne Westwood, você pode encontrar referências à cor camaleão incrivelmente bela, que muda quando o botão se abre. Esta rosa, inicialmente laranja suculenta, vai desbotando aos poucos, revelando ao mundo as facetas inusitadas de sua cor. Note-se que a variedade é bastante boa quando cultivada em cultivo em vaso, onde não apresenta floração menos abundante em combinação com forte imunidade. A brotação tanto em campo aberto como na estufa ou na varanda ocorre quase continuamente, sem lacunas perceptíveis entre as ondas.
Uma pequena desvantagem da variedade de cultivadores de rosa considera uma diminuição no efeito decorativo da corola na divulgação completa. Torna-se como uma camomila, o cálice é achatado. E também as desvantagens incluem a tendência da rosa superar os indicadores declarados. Alguns jardineiros possuem arbustos de até 1,5 m.