- Autores: De Ruiter Innovation BV
- Sinônimos de nomes: Vivaldi
- Ano de criação: 1989
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: copo para copo plano
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11-13
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Descrição do arbusto: compacto
Se procura uma variedade com uma cor agradável e delicada para o seu jardim, então deve prestar atenção à rosa Vivaldi. Esta planta tem flores grandes que irão contrastar favoravelmente com o fundo de variedades variadas de rosas ou outras plantas de jardim. A variedade será uma decoração requintada para qualquer jardim, canteiro ou arranjo de flores.
Descrição da variedade
A variedade Vivaldi costuma ser cultivada para corte. Esta é uma rosa de chá híbrida que pode ser encontrada em diferentes partes do país. Seus botões são delicados na cor creme. As flores abertas chamam a atenção com pétalas rosa claro com tonalidade madrepérola. O centro da flor é mais claro e escuro. A cor da borda é verde. Os botões são ovóides e as flores são em forma de taça ou em forma de taça. Os tamanhos são marcados como grandes devido ao diâmetro de 11 a 13 centímetros. O tipo de flores é de tamanho médio (o número de pétalas é de 28-35 peças). As flores crescem individualmente e apenas um botão é formado em cada haste. O aroma da rosa de Vivaldi é leve e sutil.
Os arbustos são compactos, medem 60 centímetros de largura e variam de 60 a 100 centímetros de altura. A cor da folhagem é verde escuro padrão. A superfície externa das folhas é brilhante. Os tamanhos são médios. Os tiros são verticais. Os botões crescem em longos pedúnculos.
Vantagens e desvantagens
Vantagens principais:
- flores de grande porte;
- a forma elegante dos arbustos;
- cor suave;
- flores exuberantes.
Desvantagens:
- cheiro fraco;
- apenas um botão cresce em cada rebento.
Características de floração
A floração começa em junho e vai até setembro. A intensidade é notada como abundante. A época de floração é ininterrupta desde os primeiros dias do verão até ao início do outono.
Aterrissagem
Dentro dos limites da faixa do meio, é aconselhável plantar do final de abril ao início de maio e, nas regiões do sul, o trabalho é adiado para o outono. As rosas são plantadas de manhã. Cada planta é examinada para remover brotos e raízes danificados. Os ramos longos são cortados em 10-15 centímetros, mantendo 2-4 botões. Ao renovar as raízes, elas agem com cuidado, cortando-as apenas em tecido vivo.
Se os arbustos estiverem um pouco secos, devem ser colocados em água limpa antes do plantio e deixados por um dia. Também é aconselhável cobrir o sistema radicular com estrume ou purê de argila. O tamanho da cova para plantio é de 50x50 centímetros. Uma porção de uma mistura especial é colocada no fundo, que servirá de alimento para a rosa. Para preparar a composição, você precisa misturar a terra e o húmus (composto) em proporções iguais. Um monte é formado a partir da mistura, sobre a qual a muda é colocada. As raízes são suavemente esticadas.
Crescendo e cuidando
A variedade Vivaldi prefere o sol, enquanto o local deve ser protegido dos ventos frios. A acidez do solo está na faixa de 5,6-7,3 pH. O solo deve ser drenado. Regue as flores cerca de uma vez por semana. Fertilize as rosas na primavera e no meio do verão. Dois curativos completos serão suficientes para que os arbustos floresçam abundantemente e sejam saudáveis. A resistência à precipitação é média, mas a resistência à geada é alta, enquanto nas regiões do norte é desejável fornecer abrigo para as rosas.
Os arbustos devem ser verificados periodicamente quanto a sintomas de doenças. As partes doentes da planta devem ser removidas imediatamente para evitar a propagação da infecção. Se a parcela escolhida para o cultivo não cumprir os requisitos, são introduzidos estrume, composto de turfa ou húmus.Para diminuir a acidez, os jardineiros usam farinha de limão ou osso.
A poda pode ser feita na primavera, outono ou verão. A poda formativa é feita na primavera. O trabalho começa no final do inverno. Além disso, o procedimento pode ser realizado imediatamente antes do plantio. Nas outras épocas, realiza-se principalmente a poda sanitária. É essencial manter as plantas saudáveis.
Reprodução
Os métodos de criação mais comuns para esta espécie são estacas ou enxertos. Ao escolher a primeira opção, as estacas de rosas são colhidas durante a brotação. Você também pode fazer o trabalho após a primeira floração. Os rebentos são cuidadosamente cortados do arbusto e cortados em pequenas estacas com 5 a 8 centímetros de comprimento. Cada um deles deve ter 2 a 3 folhas. São usados ramos da parte central da planta. A folhagem deve ser manuseada com cuidado, pois sem ela as mudas não criarão raízes.
Cerca de um dia antes do plantio (cerca de 20 horas), as mudas são colocadas numa solução especial que estimula o seu crescimento e formação de raízes. As extremidades são imersas na composição em cerca de 1-1,5 centímetros. Nas lojas de horticultura, você pode encontrar uma grande variedade de preparações prontas que são ideais para o cultivo de rosas. Antes do plantio, cada estaca é enxaguada com água limpa. As estacas podem ser plantadas diretamente em terreno aberto ou germinadas primeiro em recipientes separados.