- Autores: Dorieux
- Sinônimos de nomes: Melodie Parfumee, Violette Parfumee, Melody Parfum, Violet Perfume
- Ano de criação: 1995
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: rosa, lilás, roxo
- Forma de flor: centro alto
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9-10
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: rosa damasco
Você mesmo pode planejar e organizar um canteiro de flores, um jardim frontal ou um pequeno jardim de rosas, se for responsável pela escolha das variedades de rosas que combinam entre si, bem como com outras plantas. O perfume híbrido rosa chá violeta da seleção francesa trará cores vivas ao jardim de flores.
História de criação da variedade
O perfume Rose Violet surgiu em 1995 graças ao trabalho dos criadores franceses da empresa François Dorieux. O resultado é um cruzamento entre duas variedades Dioressence e Stephens Big Purple. Você pode cultivar arbustos rosa em quase qualquer região da Rússia. A exceção são os Urais e a Sibéria, onde o indicador de temperatura cai abaixo de -23 graus. A aparência rosa é especialmente popular entre os jardineiros da região central da Federação Russa.
Descrição da variedade
A rosa francesa é uma planta vigorosa que cresce até 120-150 cm de altura em um ambiente favorável. O arbusto apresenta caules eretos e fortes, abundante espessamento de folhas dentadas de cor verde escuro de tamanho médio e com brilho pronunciado, além de sistema radicular desenvolvido. Os rebentos da planta raramente são cobertos por espinhos afiados. Externamente, o arbusto parece arredondado devido a processos laterais. Em diâmetro, a bucha está ganhando cerca de 90-100 cm.
Em cada haste, de 1 a 5 flores grandes são formadas. As rosas podem ser localizadas individualmente e em inflorescências com flores pequenas.
Vantagens e desvantagens
A flor de incrível beleza é dotada de muitas vantagens: floração abundante e longa (cerca de 4 meses), sistema imunológico médio, tolerância à chuva, resistência ao retorno das geadas na primavera, resistência ao sol escaldante, aroma pronunciado. Entre as deficiências, pode-se destacar a vulnerabilidade à mancha preta e a resistência insuficiente às geadas, o que não permite o cultivo de rosas nos Urais ou na Sibéria.
Características de floração
A variedade pertence à espécie em floração. Durante o período de floração, que começa no final de junho e termina em setembro, o arbusto é abundantemente coberto por grandes rosas delicadas. Botões de cálice roxo escuro assentam firmemente em hastes fortes. Dissolvendo-se, flores semi-duplas grandes e limpas, consistindo de 30-40 pétalas aveludadas. As rosas abrem-se bastante grandes - até 9-10 cm de diâmetro, menos frequentemente as flores têm 14-15 cm. A cor das flores é muito invulgar e bonita - do rosa-lilás ao roxo.
O traço característico da casta rosa é o seu aroma intenso, manifestado por notas de especiarias, complementadas por citrinos e violetas. As rosas cheiram tão intensamente quanto possível à noite.
Uso em paisagismo
A rosa é perfumada, por isso costuma ser plantada ao redor de um pavilhão de jardim. A entrada é decorada com rosas francesas. As flores são cultivadas separadamente e em conjunto com outras plantas. As roseiras parecem harmoniosamente com cotoneaster, laranja simulada, acácia amarela.
Além disso, a rosa parece perfeita em combinação com zimbro anão, abeto e thuja. Ao plantar arbustos a menos de 100 cm de distância, você pode criar uma cerca viva. Muitas pessoas cultivam uma variedade para cortar, já que as rosas ficam perfeitamente em um vaso, sem perder sua frescura, beleza e aroma.
Aterrissagem
O plantio é realizado na primavera e no outono.Devido à boa tolerância às oscilações de temperatura, a rosa francesa é plantada em abril. Para o plantio de outono, o final de setembro - início de outubro é considerado a melhor época. O local deve ser nivelado, ensolarado, quente, protegido de ventos frios e correntes de ar. Deve-se notar que a planta pode se desenvolver em condições de sombra clara. A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda.
Mais confortável para roseiras em solos férteis, leves e respiráveis com um bom teor de cal. O solo não deve ser muito ácido e encharcado. Margens leves enriquecidas com nutrientes serão ideais.
Crescendo e cuidando
Antes do plantio, são preparadas covas com tamanho de 40x40 cm, observando-se uma distância entre as plantações de 90-100 cm. Em cada cova é introduzido húmus misturado ao solo do jardim, é feita a drenagem dos seixos, e então as mudas são plantadas para que o o local do enxerto é 2-3 cm mais alto que o solo No final do procedimento, a água é abundantemente com água morna e o solo é compactado. A fase final é a cobertura morta com turfa, palha e outros materiais.
A técnica de cultivo é simples - rega regular. Capina e solta do solo, aplicação de cobertura, poda sanitária e formação de arbustos, prevenção de doenças e abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
A rosa precisa de rega semanal (1 arbusto adulto requer 10-15 litros de água sedimentada). Durante os períodos de seca, a rega é duplicada. Os fertilizantes são aplicados três vezes por temporada. Na primavera, são introduzidos complexos contendo nitrogênio e, durante o período de floração, sal de potássio e superfosfatos. Além disso, as flores murchas devem ser removidas a tempo.
Poda
A poda é realizada em todas as estações, retirando os ramos congelados, secos e danificados. Não se esqueça da formação de arbustos e da poda rejuvenescedora a cada 3-4 anos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Cubra os arbustos aparados somente depois que a temperatura cair para -7 graus. Para isso, é instalada uma moldura e puxada a serapilheira ou agrofibra. Antes do abrigo, os brotos são colocados sobre uma camada de ramos de abeto e firmemente pressionados contra o solo.
Doenças e pragas
Apesar da boa imunidade, uma rosa pode adoecer com oídio, ferrugem e mancha preta se a tecnologia agrícola for violada. É extremamente raro que os arbustos sejam atacados por pulgões.