- Autores: Austin
- Sinônimos de nomes: Catedral de Winchester, Winchester Casedral, Winchester Casedral, Winchester Cathiedral, Winchester Casedral, White Mary Rose
- Ano de criação: 1988
- Grupo: Inglês, mato
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-10
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: macio, adocicado, com notas de amêndoas e mel
As rosas do arbusto inglesas ocupam, com segurança e legitimidade, um nicho certo e muito extenso. A variedade Rose of the Winchester Cathedral (sinônimos de Winchester Cathedral, Winchester Casidral, Winchester Casedral, Winchester Cathedral, Winchester Casedral, White Mary Rose) se tornará um verdadeiro destaque da coleção, com seu aroma único e flores maravilhosas, onde flashes rosa aparecem a brancura nevada.
História de criação da variedade
O autor do aparecimento da rosa é o criador inglês David Austin, que utilizou a variedade White Mary Rose para obter o resultado desejado, resultando em uma colheita com um tom diferente de botões. A variedade foi registrada em 1988.
Descrição da variedade
O arbusto varietal é caracterizado como bem ramificado, com 1-1,2 metros de altura e 100 cm de diâmetro, brotos retos e fortes revestidos de casca marrom lenhosa e folhagem verde escura com superfície lustrosa. Picos estão presentes em uma quantidade mínima
Os botões arredondados são de cor creme com um forte subtom rosa na forma de pinceladas ou manchas salpicadas. As flores grandes em forma de taça com um diâmetro de 8-10 cm em meia liberação e em total dissolução são pintadas em tons de branco cremoso com uma tonalidade amarelada cremosa sem variegação. Os botões duplos densos são preenchidos com 80-90 pétalas, as inflorescências consistem em 1-3 flores. O arbusto exala um aroma adocicado com notas distintas de mel e amêndoa.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade incluem forte imunidade e cuidado despretensioso. A rosa de floração repetitiva distingue-se pela floração abundante, intensa e longa, quase não afetada por doenças e pragas, tolera bem e firmemente ondas de frio prolongadas, chuva e calor. Flores não muito grandes são consideradas desvantagens.
Características de floração
A floração abundante dura todo o verão, da primeira década de junho ao outono, já que a rosa pertence à categoria de floração. Flores e botões são cortados por muito tempo.
Uso em paisagismo
A variedade é usada como espécime padrão em plantações individuais, em grupo e mistas. A rosa é amplamente usada para decorar paisagens urbanas, parques, praças e áreas adjacentes a prédios administrativos. A Catedral de Winchester adorna avenidas e passarelas, é usada em combinação com outras plantas perenes e anuais em mixborders, harmoniza-se bem com coníferas e fica bem em gramados.
Regiões em crescimento
A variedade está adaptada para a 6ª zona do USDA, é cultivada na zona média da Federação Russa e em regiões mais ao sul.
Aterrissagem
Para cultivar a Catedral de Winchester, eles escolhem locais com bom acesso aos raios solares, mas a sombra parcial também é permitida em alguma hora do dia. Você não pode escolher planícies pantanosas ou solos próximos a lençóis freáticos. As raízes da cultura não toleram a proximidade de longo prazo com a água gelada.
Chernozem ou solos argilosos devem ter uma estrutura leve, ser soltos e respiráveis, drenados e férteis. O nível de pH aceitável é neutro ou ligeiramente ácido.O momento ideal para o plantio de plantas jovens: início da primavera e outono, e deve-se dar preferência à última opção.
As mudas de outono têm tempo de adaptação e aclimatação, há tempo suficiente antes do início do inverno para que a planta comece a criar raízes. Na primavera, eles entram na estação de crescimento a tempo. Mudas de primavera estão atrasadas no desenvolvimento em cerca de 2-3 semanas, uma vez que precisam de tempo para se adaptar.
A distância entre os furos é de 1-1,5 metros, as dimensões dos furos são 60x60 cm. No fundo de cada furo, uma camada de drenagem é disposta para evitar a estagnação da umidade. O solo fértil removido é enriquecido com matéria orgânica (húmus, estrume, composto), areia de rio grossa, turfa e fertilizantes minerais complexos para rosas são adicionados. Durante o plantio, é necessário garantir que o colo da raiz permaneça no subsolo a uma profundidade de 2 a 3 cm. O solo no círculo próximo ao tronco é compactado e regado com água morna assentada. Apesar do cultivo padrão, Winchester não precisa de suporte.
Crescendo e cuidando
Após o plantio de mudas, são realizados métodos tradicionais de cuidado baseados em técnicas agrícolas bem conhecidas.
Rega - regular, 1-2 vezes por semana, usando água morna para isso. É desejável que haja tempo para se assentar, pois o cloro tem um efeito negativo na cultura. Se o plantio for em grupo, deve-se organizar a irrigação por gotejamento, já que a rosa é regada pela raiz. Apesar de a variedade não ter medo da precipitação, a aspersão por cima deixa riscas feias e poeirentas nas pétalas e folhas, reduzindo assim o efeito decorativo do arbusto.
A remoção de ervas daninhas remove as ervas daninhas dos círculos próximos ao caule, que retiram a maior parte dos nutrientes do solo e permitem que as raízes cresçam mais livremente.
O afrouxamento evita a formação de crosta terrestre após a rega, principalmente em climas quentes, e também contribui para a saturação do solo com o oxigênio, tão necessário para as raízes.
A cobertura morta substitui amplamente o afrouxamento, evita a rápida evaporação da umidade e inibe as ervas daninhas.
A cobertura começa no segundo ano após o plantio, se os buracos foram preenchidos corretamente:
o nitrogênio é introduzido no início da primavera;
no meio do verão, a rosa precisa de preparações de potássio-fósforo ou de concentrados minerais;
no outono, o potássio e o húmus são introduzidos no círculo do tronco.
Durante a temporada, os arbustos são alimentados várias vezes com infusão de verbasco fresco.
Poda. A poda sanitária é realizada no início da primavera, removendo rebentos doentes, velhos e secos. A poda de modelagem permite moldar o arbusto na forma desejada.
Preparar uma planta para o período de inverno consiste em encurtar todos os brotos a uma altura de 40-50 cm e amontoar. Em seguida, é instalada a proteção do ar contra o amortecimento e encharcamento das raízes, coberto com ramos de abeto e geotêxteis no topo. A cobertura de neve é uma camada adicional de proteção térmica.
Doenças e pragas
A forte imunidade serve como proteção suficiente para a cultura, evitando danos de oídio, manchas pretas e bolor cinza. No entanto, em épocas especialmente desfavoráveis, a imunidade pode falhar e os fungicidas ajudarão na luta contra as doenças. Das pragas para a variedade são perigosas:
pulgão;
sawfly;
ácaro-aranha;
bronze dourado.
Você pode se livrar deles tratando o plantio com inseticidas.
Reprodução
A variedade é propagada por estacas, divisão do arbusto e enxertia. O método mais eficaz é o método vegetativo. Para isso, são cortadas estacas de 10-15 cm de comprimento dos rebentos amadurecidos do ano em curso, deixando o corte inferior oblíquo e o superior direito. A parte superior flexível da haste não é usada. As seções inferiores são tratadas com estimulantes de formação de raízes e plantadas em estufas com solo neutro, consistindo de areia de rio e turfa. O plantio precisa de umidade e arejamento regulares. Para a divisão, é usado um arbusto perene adulto, que é dividido em 2 partes. Para obter uma planta com um rebento, você precisa ter um estoque adequado no jardim.