- Autores: David Austin
- Sinônimos de nomes: William Shakespeare
- Ano de criação: 1987
- Grupo: Inglês, parque, mato
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: assemelha-se a uma bola
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 14-15
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: com notas de violetas
A variedade William Shakespeare é uma variedade popular de rosas que é ativamente usada tanto em pequenos canteiros de flores privados quanto em projetos profissionais de paisagismo. Antes de plantar uma variedade, você deve aprender sobre as regras básicas de cuidado e cultivo.
Descrição da variedade
A variedade varietal da rosa William Shakespeare é caracterizada por flores bastante grandes de um tom vermelho vivo ou cor de vinho. Muitos jardineiros observam que essa variedade lembra um pouco as peônias. Na maioria dos casos, o arbusto desta espécie botânica é exuberante e alto.
A folhagem da planta tem um tom esverdeado e uma superfície fosca. Os botões externos são feitos em forma de taça, com diâmetro de 10-15 cm. Uma característica interessante da espécie é a mudança gradual na cor das pétalas de vermelho para lilás.
Vantagens e desvantagens
Uma vantagem distinta da variedade varietal em relação a outros tipos populares de rosas são suas altas características decorativas. Além dos tons coloridos, a floração da variedade é caracterizada por flores grandes e grandes, além de um aroma requintado e sofisticado.
Quanto às deficiências, os jardineiros observam apenas um problema - resistência de inverno muito fraca da cultura. Sem o uso de abrigos especializados, a variedade morre rapidamente em baixas temperaturas. A receptividade ao aliciamento também é uma desvantagem relativa.
Características de floração
Na maioria dos casos, a variedade William Shakespeare começa a florescer em duas ondas - em junho e setembro. A floração deve ser esperada aproximadamente 3-4 anos após o plantio das mudas.
Uma característica distintiva da variedade é a presença de um grande número de pétalas no botão (em média, de 80 a 100 unidades). Os tiros florescem com rapidez suficiente. A floração distingue-se pelo seu esplendor, elevadas características estéticas e tonalidades coloridas.
Uso em paisagismo
A variedade de variedades William Shakespeare se encaixa perfeitamente em quase qualquer projeto paisagístico. A rosa é ativamente usada tanto para canteiros de grupo quanto como manchas de flores separadas, geralmente localizadas no gramado.
Entre outras coisas, a variedade é muito popular no contexto do cultivo de contêineres. Este recurso permite que você use esta rosa para decorar varandas, gazebos ou caminhos de jardim. Delfínio e acônito combinam bem com a planta.
Aterrissagem
A primeira coisa a fazer antes de plantar é preparar o rizoma da planta. Para fazer isso, o sistema radicular da rosa deve ser mergulhado em água destilada em temperatura ambiente por 4-5 horas. Qualquer estimulador de crescimento é adicionalmente adicionado ao líquido.
Para que a rosa tenha altas propriedades decorativas, os brotos devem ser cortados em 1/3 do comprimento. As seções são sempre feitas em um ângulo de 45 ° em direção ao rim superior.
Os especialistas recomendam o plantio de safras em abril-maio. Também é importante preparar a cova antes de plantar. Neste caso, é necessário desenterrar várias vezes a mistura do solo e enchê-la com 0,5 kg de estrume, 250 g de cinza de madeira e fertilizantes naturais de base mineral. O diâmetro e a profundidade do assento devem ser 0,5 m.
Se a rosa for plantada na primavera, o jardineiro deve adicionalmente espar a cultura em cerca de 30 cm. A camada protetora é removida imediatamente após o início do clima quente.
No momento do plantio deve-se levar em consideração o fato de que o arbusto desta variedade varietal se caracteriza por um crescimento bastante rápido e abundante, além de uma boa ramificação. Normalmente, para evitar consequências negativas que afetem a decoratividade da planta, os jardineiros aderem a uma distância de 1 m entre os arbustos.
A variedade prefere chernozem, misturas de solo argiloso e de uso intensivo de água com drenagem adicional. Jardineiros experientes recomendam fortemente evitar o excesso de umidade e locais com água subterrânea.
Crescendo e cuidando
A variedade varietal William Shakespeare é uma rosa com alta necessidade de manutenção. Negligenciar as regras básicas para o cultivo acarreta processos negativos que afetam indiretamente as propriedades decorativas da planta e a saúde da raiz, sistema vegetativo.
As principais recomendações para cultivo e cuidados requerem a adesão cuidadosa à tecnologia de alimentação e irrigação, poda e preparação para o inverno. O último ponto é especialmente importante para o crescimento correto e de alta qualidade da cultura.
Regar e alimentar
A variedade pertence às variedades de plantas que são especialmente sensíveis às propriedades nutricionais do solo. Ao mesmo tempo, o jardineiro deve lembrar que muitos fertilizantes diferentes também prejudicam a planta e afetam negativamente seu crescimento.
Pela primeira vez, os fertilizantes minerais são aplicados no final de maio, após o início da formação de botões na lavoura. Antes disso, você pode usar curativos complexos que afetam a velocidade e o desenvolvimento do sistema radicular. Nesse caso, os especialistas recomendam adicionar uma pequena quantidade de esterco de galinha e esterco à mistura de solo.
Nos primeiros dias de floração, a cultura necessita do uso de nutrientes à base de minerais. Esses curativos são aplicados com bastante frequência - aproximadamente 1 a 2 vezes a cada 2 semanas. Para isso, são mais adequados os preparados especializados, que podem ser adquiridos em qualquer floricultura.
A adição de curativos e quaisquer outros nutrientes é interrompida no início de agosto. Em seguida, o jardineiro precisa adicionar monofosfato de sódio de vez em quando. A fertilização subsequente é aplicada antes da próxima floração.
Muita secura e encharcamento do substrato do solo são contra-indicados para esta variedade varietal. Normalmente, a rega é realizada 1-2 vezes por semana, com base na umidade do ar e nas condições de temperatura. É possível aumentar o volume de fluido em climas quentes e secos.
Poda
Costuma-se fazer a poda inicial da safra nos primeiros meses da primavera. Para isso, quaisquer brotos congelados ou secos são cortados. Os processos vivos e saudáveis são reduzidos em 1/3 do comprimento total, e os mais finos e fracos em 50%.
No verão, apenas os rebentos herbáceos são geralmente cortados e as flores murchas são também removidas. Antes de cobrir a planta com uma estrutura protetora, o jardineiro é aconselhado a podar os brotos que ainda não tiveram tempo de amadurecimento.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade varietal não resiste sozinha ao frio. A proteção contra baixas temperaturas deve ser realizada nos primeiros dias de geada. Para isso, os especialistas recomendam preencher o rizoma com substrato de solo seco, que é misturado com uma pequena quantidade de húmus.
Poucos dias depois, uma estrutura de arame é construída e instalada. Quando as geadas persistentes e severas se instalam, a estrutura deve ser coberta com material de polietileno ou um pano de tecido fino. Neste último caso, a rosa é envolvida em 3-4 camadas. Os ramos de abeto podem ser usados como almofada de ar.
Com o início do degelo, a rosa deve ter acesso ao oxigênio. Para isso, vários orifícios são feitos no abrigo. O superaquecimento dessa variedade varietal leva ao aparecimento de várias doenças e ao debate.
O abrigo geralmente é removido na primavera - com o início dos dias quentes. Depois que a rosa foi aberta, os ramos de abeto improvisados e a camada de cobertura morta de solo são removidos.Nesse caso, muitas vezes a moldura não é removida e só é removida após a neve ter descongelado completamente.