- Autores: Cordes
- Apareceu ao cruzar: Friedrich Worlein x Circus
- Sinônimos de nomes: Westerland
- Ano de criação: 1969
- Grupo: escalada, esfrega
- A cor principal da flor: laranja
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
Inicialmente, a rosa Westerland foi cultivada como uma planta do parque, mas muitos residentes de verão a cultivam como uma planta trepadeira. A cultura é caracterizada por uma floração exuberante e brilhante, boa imunidade e despretensão.
História de criação da variedade
A variedade foi criada na Alemanha, na cidade de Sylt, pelo criador V. Kordes em 1969. No cruzamento, foram utilizadas as variedades Friedrich Worlein x Circus.
Rose Westerland pertence ao grupo das plantas arbustivas e trepadeiras. A cultura possui outros sinônimos para o nome: Westerland, Westerland, Western Land.
A rosa é adequada para criar arranjos de flores, para crescer em um canteiro de flores, bem como para cortar.
Descrição da variedade
O arbusto se torna grande. O comprimento dos rebentos é de 200 cm, são vigorosos, eretos e bem ramificados. Em largura a copa chega a atingir 150 cm e nas hastes existe um grande número de espinhos diferentes.
A folhagem é forte. As folhas são grandes, oblongas e de formato alongado, de cor verde escura. Brilho médio, borda recortada.
O botão é grande, com 11 cm de diâmetro e a roseta é em forma de taça. A cor da flor é uma mistura brilhante de escarlate, laranja, rosa, âmbar e amarelo. A cor principal é laranja. Em termos de saturação de cor, é muito brilhante. Existem duas cores, não há variação.
O tipo de botão é moderadamente duplo. O número de pétalas não é superior a 30. Todas as flores estão localizadas em inflorescências de 5 a 10 peças. A própria inflorescência é multi-florida.
O aroma é perfumado, forte, intenso e muito perceptível.
Vantagens e desvantagens
Os traços positivos da cultura são que ela tem boa imunidade. Ele pode se adaptar bem a quaisquer condições climáticas. Tolera temperaturas extremas, geadas, secas prolongadas, sol e chuvas torrenciais. Tudo isso não afeta a formação de botões, bem como a floração.
Entre as deficiências, pode-se notar que os brotos crescem muito rapidamente nos arbustos em diferentes direções. Se você não fizer a moldagem, o arbusto ficará mais espesso e alguns dos brotos começarão a se romper.
Características de floração
Rose Westerland é uma variedade com múltiplas flores. A floração ativa e abundante ocorre em junho, depois em agosto e no final de setembro. Muito depende da zona climática: quanto mais quente e longo o verão, mais ondas de floração a cultura terá.
Se a floração não ocorre ou é muito escassa, significa que foram cometidos erros no cuidado agrotécnico. Os principais erros são os seguintes:
rega irregular;
o solo não é nutritivo o suficiente;
o local para o jardim de rosas foi escolhido incorretamente;
infestação de infecções ou ataque de pragas.
Uso em paisagismo
A rosa é perfeita para um jardim de rosas ou para qualquer outro arranjo floral. Pode ser facilmente plantado em jardins ou canteiros de flores.
A cultura combina bem com outras flores e coníferas.
Graças aos longos brotos rastejantes, a rosa pode ser plantada ao lado do mirante ou da varanda. Adequado para criar uma sebe.
Pode-se formar um pequeno arbusto para um escorregador alpino, só neste caso é necessário cortar os brotos várias vezes por temporada.
Aterrissagem
Antes de embarcar, você precisa escolher um assento. Deve estar bem iluminado, mas ligeiramente sombreado.É melhor escolher o lado sul, já que de manhã e à noite o mato receberá bastante luz solar, mas no próprio sol estará fechado dos raios diretos.
O local deve ser protegido de fortes ventos e correntes de ar.
O solo deve ser rico em solo preto, então o arbusto terá o suficiente de todos os oligoelementos. E também é necessário que a umidade não permaneça no solo. Portanto, é recomendável colocar a drenagem no fundo da fossa.
Cerca de 2 semanas antes do plantio, um buraco com dimensões de 50x50 cm é colhido, a distância entre outras plantas (especialmente coníferas) é de pelo menos 30-40 cm.
A drenagem de seixos, brita ou argila expandida é colocada no fundo. Sua altura deve ser de pelo menos 10 cm .Uma pequena camada de terra é despejada, misturada com composto.
A muda deve ser embebida em areia úmida um dia antes do plantio para que as raízes sejam nutridas.
Vale a pena enfiá-lo no buraco com cuidado, tentando endireitar as raízes. Adormeça gradualmente e, em seguida, aperte.
Após o plantio, tudo é abundantemente derramado com água e compactado novamente.
Crescendo e cuidando
Além das mudas, as rosas também podem ser cultivadas por sementes. Mas é praticado apenas em regiões com verões quentes e longos.
Cuidar de uma rosa Westerland deve incluir:
rega;
curativo superior;
afrouxando o solo;
podar e dar forma a um arbusto;
preparação para o inverno;
pulverização preventiva.
Regar e alimentar
Todas as regas devem ser feitas no início da manhã com água morna e sedimentada. A irrigação é realizada 2 vezes por semana. Se o verão for quente e seco, a rega é realizada com mais frequência.
É melhor que o solo esteja sempre ligeiramente úmido, mas não molhado, caso contrário as raízes podem começar a apodrecer. Para não se preocupar com as condições do solo, você pode colocar cobertura morta ao lado do arbusto.
A fertilização da rosa Westerland é necessária apenas 2 vezes por temporada, mas desde que o solo seja nobre e nutritivo.
No início da primavera, é realizada a primeira fertilização com nitrogênio. E o segundo - no início da floração. Para fertilizantes, é selecionada uma combinação de um complexo de minerais à base de fósforo e potássio.
Para uma floração de longa duração, pequenas quantidades de superfosfatos podem ser usadas a cada 2 semanas. No final de julho, toda alimentação é interrompida.
Poda
Muitos moradores de verão aconselham, no primeiro ano após o plantio de uma rosa no solo, cortá-la para que não floresça. Isso é necessário para que as raízes se enraízem mais profundamente no solo.
A poda sanitária é realizada na primavera. Galhos fracos, quebrados e doentes são removidos. No verão, os brotos são podados conforme necessário e os botões desbotados são removidos. No outono, o arbusto é podado e preparado para o inverno. Todos os botões e folhagens são removidos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade é resistente à geada e pode suportar quedas de temperatura de até -29 ° C. Para um inverno confortável, os arbustos são cobertos com ramos de abeto e tecido não tecido ou fibra agrícola.
E também antes das primeiras geadas, o solo é abundantemente derramado com água e coberto com serragem ou galhos de coníferas.
Doenças e pragas
Com os devidos cuidados, o arbusto praticamente não sofre ataques de insetos ou doenças. Mas na folhagem podem ser encontrados lagartas, carrapatos ou pulgões. Para a luta, são selecionados inseticidas ou remédios populares.
Reprodução
A variedade pode ser propagada de duas formas: por estaca ou vegetativamente.
Os primeiros dias de julho são escolhidos para as estacas, mas apenas março ou abril é adequado para o método vegetativo.
Para o método de corte, é necessário escolher ramos rígidos e fortes. O corte das estacas é efectuado apenas na parte superior e média do ramo, onde existe folhagem abundante.
O tamanho da estaca deve ser de no mínimo 20 cm, ter vários botões sem flores e folhas.
O material deve ser colocado no solo a uma profundidade de 2 a 3 cm e a distância entre as ranhuras deve ser de 5 a 8 cm.
Os poços são cobertos com uma garrafa de plástico para criar uma estufa. A temperatura deve ser de + 20 ... 25 ° С. Umidade - 95 a 98%. As primeiras raízes aparecerão em 3-4 semanas. Para o inverno, vale a pena cobrir com uma cobertura.
No ano seguinte, a rosa pode ser plantada em local permanente.