- Autores: Massad
- Sinônimos de nomes: Versigny
- Ano de criação: 1992
- Grupo: esfregar
- A cor principal da flor: laranja
- Forma de flor: em forma de xícara, babado
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 7-8
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: frutado, anis, damasco ou pêssego, frutas cítricas e baunilha
Ao planejar um canteiro de flores no pátio de uma casa particular ou chalé de verão, você deseja plantar algo especial e bonito, agradável aos olhos, elevando seu espírito. Nesse caso, plantar rosas Versigny, de seleção francesa, que crescem lindamente separadamente, e em conjunto com outras plantas, seria uma excelente opção.
História de criação da variedade
O lindamente nomeado Versaini surgiu do trabalho de um grupo de renomados criadores franceses que criaram muitas variedades rosadas. Uma variedade pertencente ao grupo Shraba foi cultivada em 1992. A autoria pertence à família Massad. As formas parentais da variedade rosa são Graham Thomas e Davidoff. Devido à sua resistência ao estresse e altas qualidades adaptativas, a rosa francesa pode ser cultivada em diferentes zonas climáticas da Federação Russa.
Descrição da variedade
Rosa Versaini é um arbusto ereto que, em condições favoráveis, chega a atingir 120-130 cm de altura. A planta é caracterizada por abundante ramificação, ramos flexíveis e fortes, folhagem moderada, folhas verdes escuras com brilho pronunciado, espinha dorsal fraca. brotos e um rizoma desenvolvido. O volume do arbusto é geralmente de 70-80 cm.
Uma característica da planta é o arranjo de galhos pendurados em arcos, o que dá ao arbusto rosa uma aparência excepcionalmente limpa e atraente. Em cada haste, 5-6 flores são formadas, lindamente coletadas em inflorescências.
Vantagens e desvantagens
A flor francesa atrai não só por sua beleza externa e aroma encantador, mas também por uma série de vantagens: resistência à geada (a planta suporta quedas de temperatura de -29 ... 23 graus), boa tolerância à chuva e ao sol escaldante, Excelente imunidade, floração abundante e longa (cerca de 3-4- x meses) e aroma intenso. Nenhuma falha foi encontrada na flor.
Características de floração
Versaini pertence à classe de re-florescimento. O período de florescimento começa em junho e termina em meados de setembro. A rosa floresce profusamente e em ondas - alguns botões murcham, enquanto outros estão apenas florescendo, então o arbusto está sempre lindo e florido. Botões de cálice de cor laranja claro ou salmão claro estão firmemente presos a brotos fortes.
À medida que se desdobra, uma rosa em forma de concha de tamanho médio assume uma aparência desgrenhada. O diâmetro da rosa é de cerca de 7 a 8 cm. A flor densamente duplicada tem uma estrutura densa, consistindo de muitas pétalas (mais de 40-41). A rosa em flor tem uma cor magnífica - salmão macio, com um coração mais brilhante. Às vezes, as rosas são de cor rosa-amarelado com um núcleo de cobre. O aroma das flores é brilhante, frutado, onde se notam notas de damasco, pêssego, frutas cítricas, baunilha e erva-doce.
Uso em paisagismo
A rosa real será apropriada em qualquer estilo de paisagem. A compactação e limpeza dos arbustos permitem plantar uma rosa mesmo em canteiros de flores pequenos. Versaini pode se tornar a base de um jardim de flores, bem como decorar um mixborder. Freqüentemente, a variedade é usada para criar uma cerca viva. A rosa salmão combina perfeitamente com a folhagem esmeralda de outras plantações.Além disso, a variedade é adorada pelos floristas, que usam maciçamente a flor em composições festivas e temáticas. Alguns cultivadores cultivam flores cortadas, pois as rosas permanecem por muito tempo em um vaso, preservando seu frescor, beleza e aroma.
Aterrissagem
A rosa é plantada em abril-maio, quando o regime de temperatura se estabilizou. Nas regiões do sul, o plantio de roseiras no outono é permitido - 3-4 semanas antes da geada (outubro). Para o cultivo de rosas, escolha uma área nivelada onde seja ensolarado, quente e claro. É importante que os desembarques sejam protegidos de correntes de ar e rajadas de vento.
O solo deve ser leve, fofo, rico em nutrientes, fértil e bem drenado. A planta não gosta de solos ácidos e pantanosos. Não é recomendado plantar em terras baixas, onde o ar frio e a água se acumulam. O rizoma das roseiras penetra fundo no solo, de modo que a ocorrência de água subterrânea deve estar no nível de 120-150 cm, nada menos.
Crescendo e cuidando
As rosas são cultivadas com mudas. Para isso, são preparadas covas com antecedência de 60 cm de profundidade, onde é introduzida a drenagem e uma camada de adubo orgânico misturado ao solo. Antes do plantio, as mudas são tratadas com um estimulante de crescimento. Ao final do plantio, são regadas abundantemente com água morna e o solo é socado. Uma cobertura leve com solo é realizada ao redor da muda.
O cuidado da lavoura consiste em atividades básicas: rega regular, cobertura, soltar o solo, capinar espaçamentos entre fileiras, prevenção de doenças, poda sanitária de galhos, abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
Os arbustos são regados semanalmente - 15-20 litros de água decantada para cada planta. Em caso de seca excessiva, é necessária uma rega mais abundante - duas vezes por semana. Recomenda-se aplicar fertilizantes de acordo com o cronograma - 2-3 vezes por temporada. Na primavera, eles são alimentados com componentes contendo nitrogênio, e durante o verão, fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados.
Poda
São necessárias três podas por temporada. Os brotos congelados são removidos na primavera, os ramos são encurtados. O outono é a época da poda higiênica e rejuvenescedora quando as secas são removidas. Galhos doentes e danificados. Durante o período de floração, você precisa colher flores murchas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Os arbustos que crescem em regiões com invernos frios precisam de abrigo. Para isso, é construída uma moldura, sobre a qual é puxada estopa ou agrofibra. Você pode cobrir a planta depois que a temperatura do ar cair para -7 graus.
Doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, as rosas são praticamente insensíveis ao oídio, ferrugem e mancha preta.