- Autores: Michel Kriloff
- Sinônimos de nomes: Verano, Kribicar
- Ano de criação: 2000
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: laranja
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9-11
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: brilhante
- Descrição do arbusto: vertical
A rosa é realmente considerada a rainha das flores, e a variedade Verano prova isso com suas propriedades decorativas. Esta flor vem da França, foi lá que um grupo de criadores experientes criou esta variedade de chá híbrido.
Descrição da variedade
Verano apareceu no território da Rússia em 2000, mas mesmo em tão pouco tempo, os jardineiros puderam apreciar todas as vantagens e desvantagens desta variedade. A rosa é usada não apenas em buquês, mas também em canteiros de flores. Quando os botões aparecem no Verano, eles adquirem uma tonalidade laranja. Quando as flores desabrocham, um leve tom amarelo aparece na parte inferior das pétalas.
As flores de Verano são muito brilhantes, ficam lindas em um canteiro de plantas em grupo. Os botões têm a forma de cálice, por isso esta rosa torna-se uma adição única aos buquês. A Rosa Verano pertence a grandes variedades, cada flor pode atingir 9-11 cm de diâmetro.Esta é uma espécie de tamanho médio, até 40 pétalas aparecem em uma flor, mas apenas um botão se forma no caule. O Verano tem um aroma de média intensidade.
Já o arbusto, tem forma ereta, raramente atinge mais de 120 cm de altura.Em largura, a rosa-verano chega a atingir 80 cm em média. A folhagem da variedade descrita é verde, com muitos espinhos nos caules.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens das rosas Verano, destacam-se as qualidades decorativas, a abundância de floração e um aroma agradável. Entre as deficiências, nota-se um grande número de espinhos e baixa resistência à mancha preta.
Características de floração
A variedade descrita floresce há muito tempo, os botões começam a se formar em junho. Verano deixa de florescer em outubro. É um arbusto em floração, as flores desabrocham gradualmente, então o canteiro permanece atraente por vários meses.
Uso em paisagismo
As rosas Verano ficam bem quando plantadas em uma fileira em um grupo. Eles vão decorar qualquer projeto paisagístico, serão um ótimo complemento para o jardim de rosas e até mesmo sozinhos vão decorar o jardim da frente.
Regiões em crescimento
Em nosso país, você pode encontrar mais frequentemente a rosa Verano nos jardins da frente perto de Moscou e em canteiros de flores na região sul.
Aterrissagem
É melhor plantar rosas desta variedade em uma área bem iluminada. O solo deve ser drenado. Para isso, é aconselhável colocar uma camada de seixos ou tijolos quebrados na cova de plantio, podendo-se usar argila expandida. Aconselha-se plantar Verano no outono, pois as plantas são mais bem aceitas e na primavera apresentam botões de alta qualidade.
É melhor não plantar esta variedade contra paredes, debaixo de árvores, à sombra, em locais constantemente húmidos. Verano não gosta de rascunhos. Uma solução ideal para a variedade descrita seria um lote no lado leste, sul ou oeste. Esses arbustos produzem mais flores. À sombra, a variedade Verano cresce lentamente, floresce mal, os rebentos tornam-se longos e finos. No entanto, uma sombra clara antes do meio-dia tem até um efeito benéfico no crescimento.
Rosa Verano adora solos ricos em húmus e oligoelementos, com baixo nível de acidez (pH até 7,5). Com pelo menos um metro e meio de profundidade, a terra deve ser fértil.
Crescendo e cuidando
Depois de plantar rosas Verano, você precisará ter um cuidado especial. Uma camada de cobertura morta ajuda a reter a umidade e proteger o círculo do tronco das ervas daninhas. Pode ser palha, casca de árvore, ramos de abeto e até folhagem velha.
Regar e alimentar
As rosas de Verano precisam garantir a rega oportuna do círculo do tronco.Mas as plantas não podem ser derramadas, caso contrário, pode aparecer podridão da raiz.
A cobertura é aplicada várias vezes durante a estação de crescimento dos arbustos. A primeira vez, eles aplicam o curativo superior em maio, depois em julho. Você pode usar complexos orgânicos e minerais.
No primeiro ano, o solo para rosas Verano é enriquecido com esterco ou cinza. Curativos minerais com nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio são adequados para alimentação de arbustos. Na segunda vez, a fertilização é feita no início ou no meio do verão. No outono, toda alimentação é interrompida, pois estimulam o crescimento de novos brotos.
Poda
As rosas verano devem ser podadas regularmente para remover os brotos doentes.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta variedade deve ser coberta para o inverno. A temperatura máxima que o Verano pode suportar é 23 graus abaixo de zero.
Doenças e pragas
As rosas da variedade descrita têm boa imunidade a doenças e pragas, que são mais freqüentemente encontradas nas rosas. Verano não é afetado pelo oídio, mas sofre de outra doença - mancha preta, portanto, é necessário tratamento com fungicida.
Reprodução
Você pode propagar uma rosa dessa variedade de várias maneiras. A divisão do mato é feita às vésperas do inverno. O arbusto é cortado em vários pedaços. Cada um deve ter um bom sistema de raiz.
Mas, na maioria das vezes, os jardineiros usam o método de estacas. As estacas são cortadas após o início da floração dos arbustos. O broto deve ter cerca de 1 cm de espessura, 8 cm de comprimento, e o corte superior é feito diretamente sob o botão. Tal corte deve ter pelo menos 2 botões e 2 folhas. As mudas são colocadas em campo aberto, sob uma jarra de vidro ou em potes em casa.
O método da semente não é considerado uma boa solução porque não retém as características da planta-mãe.