- Autores: Hans Jürgen Evers
- Sinônimos de nomes: Vendela, Vendella
- Ano de criação: 1999
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: centro alto
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: sutil emocionante
Uma incrível variedade alemã chamada Wendella ganhou popularidade em muitos países, incluindo a Rússia. Esta é uma rosa de elite que pertence ao grupo do chá híbrido. A delicada cor das flores é considerada a personificação da pureza, da ternura e do amor sincero. Agora, esta espécie é cultivada ativamente no Equador, de onde as flores são entregues a diferentes países para venda.
Descrição da variedade
A rosa do chá híbrida pode ser cultivada para corte. Além disso, a variedade é perfeita para plantações em grupo e individuais. A cor dos botões é branca, com ligeiro tom amarelo (marfim). Após a abertura, as pétalas tornam-se cremosas, enquanto a cor principal da flor permanece branca. A cor é clara. A forma dos botões é ovóide e pontiaguda, ligeiramente alongada. O centro da flor é alto. Os tamanhos são grandes, o diâmetro é de 10 centímetros. O número de pétalas varia de 30 a 35. O tipo de rosas é médio-duplo. Uma borda verde é freqüentemente visível nas bordas das pétalas.
As flores estão localizadas uma a uma, apenas um botão cresce em cada haste. O cheiro é fraco, mas agradável e sensual.
Os arbustos são eretos, atingindo uma altura de 65 a 90 centímetros. Eles crescem até 80 centímetros de largura. Os arbustos são considerados compactos. Apesar do seu aspecto frágil, os rebentos da rosa são bastante fortes e duráveis, com um número mínimo de espinhos.
Vantagens e desvantagens
As principais qualidades positivas da variedade Wendella são as seguintes:
- floração abundante e repetida;
- excelentes qualidades decorativas de botões e flores abertas;
- um pequeno número de espinhos, o que facilita o cuidado da planta;
- a possibilidade de usar este tipo para paisagismo ou corte.
Como desvantagens, jardineiros experientes notam a resistência insuficiente da rosa a fortes precipitações e infecções fúngicas.
Características de floração
Os arbustos começam a florir a partir dos primeiros dias de julho e esse processo continua até setembro. Com os devidos cuidados e cultivo em condições adequadas, a intensidade será abundante. Floração repetida. Os botões em flor mantêm sua aparência encantadora por 2,5-3 semanas, após as quais eles murcham. A duração da floração também depende das condições climáticas da região.
Uso em paisagismo
Devido às suas altas qualidades decorativas, a variedade Wendella encontrou sua aplicação em paisagismo. Botões de cores agradáveis costumam decorar corredores para ocasiões especiais. Os designers profissionais escolhem rosas de marfim ao fazer buquês de noiva e outros arranjos florais.
Como uma única plantação ou em combinação com outras variedades, esta espécie parecerá vantajosa. Uma cor agradável será eficaz contra um fundo de rosas vermelhas ou bordô. As flores de corte conservam calmamente o seu encanto por até duas semanas, deliciando-se não só com a sua cor delicada e forma expressiva, mas também com um aroma agradável.
Aterrissagem
Antes de plantar esta variedade, você deve selecionar um local adequado. A saúde dos arbustos e sua aparência depende disso. O principal requisito é que a área seja bem iluminada. Muitas rosas, incluindo a variedade Wendell, adoram a luz solar natural.O local deve ser protegido de forma confiável contra correntes de ar e ventos fortes.
Você também deve prestar atenção à reação ácido-base. O melhor indicador é a reação neutra. O solo deve ser solto, leve e nutritivo. Para melhorar as condições do solo, ele é alimentado com nutrientes, inclusive matéria orgânica. Antes do plantio, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo de cada cova.
A época recomendada para o plantio de roseiras é a segunda década de maio. Nesta época do ano, as geadas diminuem completamente e o clima quente estável se instala. Além disso, em maio, o solo estará aquecido o suficiente. A segunda data adequada é de agosto a novembro.
Crescendo e cuidando
A rosa holandesa Wendella não tem requisitos especiais para o solo, mas esta variedade cresce melhor em solo argiloso com acidez neutra a baixa. Se a reação ácido-base for alta, os arbustos não serão capazes de crescer, se desenvolver e florescer normalmente. Essas terras são mais freqüentemente encontradas em pântanos. A umidade estagnada é prejudicial ao sistema radicular das plantas. Um alto valor de pH afeta negativamente a capacidade das rosas de absorver componentes benéficos.
Solo rochoso ou arenoso não funciona para uma rosa. Ao cultivar flores em vasos ou canteiros de flores, você pode usar uma mistura de solo pronta, que é vendida em qualquer loja de jardinagem. Para enriquecer o solo pesado, turfa, estrume, composto podre ou excrementos de pássaros são misturados nele.
Cuidar da variedade acima praticamente não difere da tecnologia agrícola padrão usada no cultivo de rosas de chá híbridas. Aproximadamente uma vez a cada 7 dias, o plantio é cuidadosamente verificado em busca de doenças e vestígios de ataques de insetos nocivos. As rosas são regadas regularmente, mas com moderação, duas vezes por semana é o suficiente. A intensidade da irrigação é alterada levando-se em consideração as condições climáticas e a precipitação.
Antes da rega, o local é escavado para que a água seja absorvida mais rapidamente. O solo ao redor do arbusto é coberto com palha de freixo de madeira. As plantas daninhas do local são removidas imediatamente, evitando que cresçam. Além disso, as rosas são podadas periodicamente para se livrar dos brotos danificados e dar ao arbusto uma forma atraente.
Poda
Para preservar as altas qualidades decorativas da planta, é realizada uma poda cosmética. Via de regra, o trabalho é feito no verão. Na primavera e no outono, a poda também é realizada, mas agora é higiênica. Nessas estações, eles se livram de brotos secos, doentes, quebrados e congelados. Na primavera, é importante ter tempo para podar antes que os primeiros botões se abram. Durante o trabalho, uma ferramenta afiada e desinfetada deve ser usada para evitar contaminação.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade da Holland Wendella é resistente à geada e é capaz de suportar geadas prolongadas de até -23 graus Celsius. Em muitas regiões da Rússia, com a chegada do inverno, as colunas dos termômetros ficam abaixo dessa marca, por isso o plantio deve ser protegido de geadas. Os arbustos são cobertos de turfa, sobre a qual é colocado um tecido não tecido. Zona de resistência à geada rosa - 6.