- Autores: Samuel Darragh McGredy IV
- Sinônimos de nomes: Waikiki
- Ano de criação: 1986
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: clássico
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 7-8
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: especiarias
Rosa de Waikiki pertence a dois grupos ao mesmo tempo: floribunda e grandiflora. Esta planta floresce várias vezes por temporada. É baixo, resistente ao calor e, de acordo com inúmeras avaliações de produtores de flores, um dos melhores em termos de despretensão e alta qualidade decorativa.
Descrição da variedade
A vitória da criação, chamada Waikiki, aconteceu em 1986 na Nova Zelândia. O autor da variedade é Samuel McGredy IV. Ele se concentrou em uma cor não muito comum: rosa coral com fundo creme, assim como dentes esculpidos incomuns. A cor é muito rica e brilhante. Como a variedade se destina ao corte, ela justifica plenamente sua funcionalidade: nos buquês, a rosa parece acentuada, macia e brilhante ao mesmo tempo.
Em termos de tamanho, a flor pode ser chamada de média, tem cerca de 8 cm de diâmetro, turva em termos de número de pétalas. As flores estão localizadas em inflorescências. Uma haste cresce de 5 a 10 flores. O aroma do Waikiki é fraco, mas especial: desprende especiarias leves e agradáveis.
O arbusto da planta é forte e ramificado, geralmente de 60 a 70 cm de altura, mas pode crescer até 90 cm e de largura chega a meio metro. As folhas da variedade são verdes escuras. As folhas novas são chamadas de folhas de beterraba e essa associação é exata. Waikiki cresce bem em sombra parcial e ao sol, em solo fértil e drenado.
Vantagens e desvantagens
Você pode começar pelo mérito: a variedade tolera muito bem o calor, mas também resiste à geada. A rosa raramente congela (tolera geadas até -23). E também é altamente resistente à chuva, o que o diferencia de outros irmãos. A resistência da variedade às doenças é chamada de boa, principalmente ao oídio, mancha preta. Waikiki fica perfeito em um canteiro de flores e em um jardim de rosas, em mono-buquês e em buquês compostos após o corte.
Das desvantagens, pode-se notar que a variedade requer abrigo, mas tal exigência dificilmente pode ser chamada de pecado grave. É importante que a área onde a variedade é cultivada seja bem ventilada. O requisito é obrigatório. Não tolera uma subespécie de correntes de ar, isso pode estragar a rosa. Alguém pode atribuir às desvantagens a modesta altura da variedade, mas este também é o seu charme: a rosa parece compacta, magnífica, bonita.
Características de floração
Ela floresce rápida e abundantemente. E pertence às variedades em floração. Muitos botões crescem em um galho, é uma planta prolífica. A atração em Waikiki é que a floração pode ser quase contínua, durante todo o verão. Mas cada flor individualmente não durará muito.
Aterrissagem
A variedade prefere solos ricos, férteis e sempre drenados, pois o sistema radicular das rosas é profundo. É melhor se for um lugar ensolarado e protegido dos ventos. Como as flores são relativamente grandes, você não deve engrossar o plantio. O plantio é melhor feito em maio e, antes do plantio, a muda precisa de um tratamento especial.
Deve ser guardado em local fresco para não secar. Você pode plantar uma muda em um recipiente grande e fundo imediatamente após a compra e, em seguida, enviá-la para o campo aberto por meio de transbordo em maio. Para o inverno, quase qualquer variedade no grupo floribunda precisa de abrigo (e este abrigo pressupõe ventilação adequada). Sem ventilação, a rosa corre o risco de secar.
As mudas geralmente são vendidas com sistema de raiz fechado. As raízes estão no solo, embrulhadas em papel e envoltas em polietileno. E já um saco plástico está em um tubo de papelão com fundo plástico. No tubo normalmente é possível ver a foto de uma flor com uma descrição e um esquema de plantio detalhado: deve ser seguido, esta será a instrução mais precisa. Em qualquer caso, no momento do plantio, retira-se o tubo e o polietileno, mas deve-se deixar o papel. Ele protege a bola do solo da decomposição e evita que as raízes sejam feridas.
Nas mudas, o caule é bem formado, no local da enxertia tem pelo menos meio centímetro de diâmetro. Possui também 2 ou 3 brotos principais e igual número de raízes principais, cada uma com pelo menos 2 cm de comprimento, geralmente recobertos com cera e não podem ser removidos. Não permite que a muda seque e de forma alguma impede que os botões acordem na hora certa.
Um buraco é cavado com antecedência, o fundo é drenado e a planta é enviada para lá para que todas as raízes sejam delicadamente esticadas. O círculo do tronco é compactado e, em seguida, derramado. Depois que o solo diminui, a terra fica cheia. Não deve haver estagnação de umidade no local de plantio, o que significa que um morro é mais adequado para a rosa. É bom se o solo for ligeiramente ácido.
Crescendo e cuidando
A rosa precisa de rega regular, o que não é feito no calor, no sol ativo. Somente de manhã ou à noite. Normalmente, a variedade é regada uma vez por semana, isso é suficiente. Despeje um balde de água sedimentada sob cada arbusto. A água não deve cair no próprio arbusto. Se o calor for intenso, você pode regar Waikiki duas vezes por semana (mas em geral não tem medo do calor).
A planta também precisa de fertilização: na primavera serão compostos do complexo de nitrogênio, em meados de maio e no final de junho - fertilizantes minerais, que, no entanto, alternam bem com a matéria orgânica. E no final de outubro, as formulações com fósforo e potássio serão as mais adequadas. No primeiro ano após a floração de Waikiki, você não pode fertilizar, exceto talvez com uma composição complexa, que é introduzida na cova durante o plantio.
O afrouxamento é necessário para a planta, geralmente após a rega. Não mais de 10 cm de profundidade para não perturbar as raízes. Além disso, o solo deve ser coberto com feno, turfa ou folhagem. Ao se abrigar para o inverno, todas as hastes são cortadas ao meio, a altura da planta desde a base é de 40 cm, e também é preciso retirar todas as folhas e flores. O arbusto é espigado a 20 centímetros, coberto com ramos de abeto, e no topo também com material não tecido.
Poda
Rejuvenesce bem o arbusto e também o forma. O procedimento da mola é considerado o principal. Os caules secos, congelados e feridos devem ser removidos. E os saudáveis são cortados a 15 cm da base. Ou seja, devem permanecer 3-5 brotos fortes e saudáveis com 3-4 botões. A poda de verão é considerada preventiva: é necessário remover botões murchas e fofos, folhas secas e deformadas. No outono, os arbustos também são podados em preparação para o inverno.
Doenças e pragas
É muito importante que o arbusto não tenha medo do oídio - provavelmente o principal infortúnio das rosas. O ponto preto ataca extremamente raramente. A variedade também praticamente não tem medo de pragas. Com os devidos cuidados com sua saúde, você não pode ter medo.
Visão geral da revisão
Os floricultores que conheceram a variedade na prática, notam que Waikiki se torna a "estrela" do local, enobrece o jardim. A rosa é extremamente boa em buquês. Ela quase não adoece, seu atendimento é simples e previsível. Mas também acontece que uma muda é comprada de um vendedor inescrupuloso, por isso também há uma reclassificação e simplesmente um desencontro da planta com as características declaradas. É melhor comprar uma rosa em lugares confiáveis, porque não é barata, a decepção será duplamente ofensiva.
Em geral, a variedade é muito atraente, sendo especialmente famosa por sua delicada cor e formato incomum de pétalas. Sim, e um aroma leve e surpreendente faz você cortar rosas repetidas vezes, para que em casa no bouquet as notas de especiarias pareçam um purificador de ar natural.