- Sinônimos de nomes: Peguei vocês
- Ano de criação: 1995
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: framboesa
- Forma de flor: taça clássica
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: frutado, doce
- Altura do arbusto, cm: 120
Muitas rosas e Gotcha vieram da Holanda para a Rússia - uma daquelas variedades que os jardineiros russos gostam há muito. Não há nada difícil em cuidar desta planta, só é importante dar à flor a quantidade necessária de oligoelementos para manter a floração, regar a tempo e cobrir durante o inverno para que os rebentos não congelem.
História de criação da variedade
Desde 1995, a rosa Gotch foi introduzida na cultura. A variedade é classificada como espécie híbrida de chá. É usado principalmente para flores de corte e raramente é plantado em jardins ou parques.
Descrição da variedade
Uma das características surpreendentes desta flor é a intensa cor fúcsia. A tonalidade é muito clara, quando o botão se abre, torna-se carmesim, sempre se destaca no buquê.
As flores têm um formato clássico de taça, bastante grande, algumas atingem 12 cm de diâmetro. Esta variedade de rosas é densamente dupla, tem um aroma frutado adocicado, mas não é muito forte.
Depois de cortadas, as flores de Gotch podem ficar em um vaso por 18 dias.
Os arbustos desta variedade atingem 120 cm de altura e até 600 mm de diâmetro.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da variedade de rosas descrita é a tonalidade e o aroma. Não há desvantagens, a única coisa que raramente se pode encontrar a rosa Gotch em plantações em massa em canteiros de flores.
Características de floração
A rosa Gotcha floresce de junho a outubro. É uma variedade com re-florescimento.
Aterrissagem
Rosas Gotch são plantadas melhor em outubro, embora isso possa ser feito na primavera, em abril. Se se decidir pelo outono, os arbustos terão tempo de criar raízes antes do inverno e na primavera começarão a crescer e a dar rebentos. No entanto, deve-se lembrar de proteger a rosa Gotch de baixas temperaturas. A geada é perigosa para raízes jovens e seu congelamento leva à morte.
Um lugar para rosas Gotch pode ser escolhido com bastante sol, mas sem uma corrente de ar. O solo é leve e fértil, pois somente isso garantirá um excelente resultado. Antes de plantar as rosas de Gotch no solo, você deve cavar a área até uma profundidade de cerca de 30 cm. A drenagem é colocada no fundo, depois uma camada fértil e um pouco polvilhada com terra. Só então as raízes são colocadas na cova de plantio.
Antes de plantar, você pode mergulhar as raízes em água, que deve primeiro ser enriquecida com um agente fungicida. O sistema radicular deve ser examinado, processos danificados e muito longos são removidos. Se plantarmos rosas Gotch no outono, não corte os brotos. Eles só precisam ser cortados quando os arbustos são plantados na primavera.
Crescendo e cuidando
Para garantir que suas plantas sejam bem cuidadas, você precisa remover regularmente as ervas daninhas ao redor do tronco da árvore. Palha ajuda muito nisso. Seu papel pode ser desempenhado tanto pela simples palha quanto pela casca das coníferas.
Regar e alimentar
As rosas Gotch precisam de rega sistemática em tenra idade. Um dos princípios básicos é que é melhor regar de manhã cedo ou à noite para que a água penetre profundamente no solo e não evapore sob a luz solar direta.
Ao regar as rosas Gotch, deve-se ter cuidado para não encharcar as folhas, pois a umidade em sua superfície freqüentemente leva ao desenvolvimento de fungos. Um sistema de irrigação por gotejamento é ideal para regar esses arbustos.
A alimentação das rosas Gotch começa apenas no segundo ano após o plantio, para que as plantas tenham tempo de se aclimatar em um novo local. É melhor fertilizar o local para o plantio no outono ou um ano antes do plantio de rosas.No segundo ano, é introduzida matéria orgânica, embora atue mais lentamente do que os aditivos minerais, mas não agride e não salga o solo.
Para alimentar as rosas de Gotch, recomenda-se o uso de esterco e composto, além de vermicomposto. Um excelente fertilizante orgânico é o esterco, mas ele deve estar podre, pois o esterco fresco pode queimar as raízes das plantas. O estrume seco pode ser aplicado uma vez por estação (na primavera - março ou no outono - outubro-novembro), cobrir a superfície com ele e misturar com a camada superior do solo.
A fonte de nutrientes de fácil digestão para as rosas Gotch é o composto. É mais fraco que o estrume, pode ser usado duas ou mais vezes por temporada e até no inverno.
Na estação, as rosas de Gotch podem ser regadas com infusão de urtiga a cada 2-3 semanas, mas somente após diluição preliminar com água (1:10).
Vermicomposto é o mais suave dos fertilizantes orgânicos, então você pode usá-lo durante todo o período de cultivo, regando os arbustos a cada 3-4 semanas. É permitido adicionar borra de café de vez em quando ao substrato em que crescem as rosas, misturando-o com a camada superior do solo.
Um bom fertilizante feito de fermento de padeiro, que tem um bom efeito no crescimento e desenvolvimento do sistema radicular das rosas Gotch.
Poda
Prune Gotch roses no início da primavera. A higienização envolve a remoção de brotos velhos e doentes.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A zona de resistência à geada das rosas Gotch 6. Elas podem crescer em uma área ensolarada ou parcialmente sombreada, mas no inverno é melhor cobrir as plantações jovens com serapilheira ou cobrir com palha.
Doenças e pragas
Fungicidas e inseticidas industriais são usados contra doenças e pragas. As preparações são diluídas na primavera de acordo com as instruções do fabricante. A prevenção atempada garante a preservação dos arbustos do oídio e da mancha negra.
Reprodução
Rosas Gotch podem ser propagadas por camadas. Os rebentos longos são inclinados ao solo e cobertos com terra até que apareça um sistema radicular. Um ano depois, você pode cortar o corte jovem enraizado da planta-mãe e transplantá-lo para um novo local.
A propagação por estacas desta variedade realiza-se no final do verão. Os cortes de madeira são cortados em setembro ou outubro. O material deve ter 10-15 cm de comprimento, as folhas e os espinhos são retirados das estacas no fundo. As pontas dos brotos devem ser cortadas em ângulo. Antes do plantio, os caules são imersos por 15 minutos em uma solução fungicida, por exemplo Topsin M 500 SC (4-6 ml / l água).
As estacas são plantadas em ranhuras cavadas com 20 cm de profundidade, de preferência num local isolado e sombreado se o plantio for feito em terreno aberto. Ao plantar rosas Gotch em um vaso, você precisa usar uma mistura especial: turfa misturada com casca e areia na proporção de 3: 2: 1.