- Autores: Svejda
- Sinônimos de nomes: Henry Kelsey
- Ano de criação: 1984
- Grupo: escalada, canadense, scrub, bush
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: tigela plana
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: apimentado
As variedades de rosas canadenses se distinguem por cores interessantes, flores exuberantes e aromas picantes. Rose Henry Kelsey apaixonou-se por muitos veranistas pela facilidade de cuidado, floração abundante e possibilidade de utilização da flor no paisagismo.
História de criação da variedade
Rose Henry Kelsey foi criada em 1984 no Canadá pela companhia de melhoramento Svejda sob a liderança de Isabella Preston. A rosa ganhou este nome em homenagem ao viajante mercante Henry Kelsey, que foi da Grã-Bretanha ao Canadá com o objetivo de explorar novos territórios ricos em recursos.
A cultura pertence ao grupo das trepadeiras. Adequado para a criação de sebes, parece harmonioso em plantações individuais ou em grupo.
Descrição da variedade
Os arbustos são vigorosos, com rebentos potentes e grossos, atingem os 200-250 cm, a copa é semi-espalhada, até 150 cm de largura, as folhas são médias lanceoladas. A superfície da lâmina foliar é verde, brilhante, com pequenos entalhes ao longo da borda. Pequenos espinhos pontiagudos estão presentes nos brotos.
As flores são de tamanho médio, com 6 a 8 cm de diâmetro, a roseta do botão é ovóide e a forma da flor geralmente é plana. A tonalidade principal das flores é vermelha. A cor do botão pode ser vermelho escuro com um subtom framboesa, e a cor das pétalas dentro é geralmente rosa escuro, com estames amarelos brilhantes. Em termos de saturação, a cor é intensa, não há variegação.
O tipo de flor é moderadamente duplo. O número de pétalas é 25-28. Todos os botões estão localizados em inflorescências com várias flores, 5-15 peças por haste. O aroma das flores é de média intensidade, existem notas de especiarias no perfume.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens, destacam a floração abundante, que ocorre em várias ondas. Com plantio adequado e bons cuidados, a planta praticamente não fica exposta a doenças e ataques de insetos. A variedade possui alta resistência a baixas temperaturas, portanto, a cultura pode ser cultivada em quase qualquer território da Rússia.
Entre as desvantagens, está o crescimento muito rápido dos brotos. Portanto, o suporte é importante para a planta para que os caules não se espalhem no solo com o próprio peso. Para que uma cultura cresça bem, é necessário não só escolher o local certo para o plantio, mas também conhecer a composição do solo.
Características de floração
Rose Henry Kelsey é uma planta em floração com período de floração de junho a setembro. Isso ocorre em várias ondas. A primeira onda, que ocorre em junho, é considerada a mais abundante e intensa. As ondas subsequentes serão menos volumosas e mais curtas.
Para que a formação de botões ocorra mais rapidamente, os botões desbotados devem ser cortados imediatamente.
Uso em paisagismo
Uma vez que a cultura é tanto árida quanto escalada, há um número ilimitado de ideias para projetos paisagísticos. A rosa pode ser usada para criar sebes plantando ao longo dos caminhos do parque ou no local. A planta é plantada ao lado de arcos e gazebos. Nesse caso, não há necessidade de selecionar um suporte para os brotos, enquanto a planta não ficará sob a luz solar direta.
A rosa é adequada tanto para camas de solteiro quanto para plantações em grupo. Você pode criar composições com outras rosas ou flores, bem como com mixborders.
Aterrissagem
A variedade não é rara, por isso é fácil obtê-la em um viveiro ou loja especializada. Mas antes de comprar é preciso inspecionar a muda. A rosa deve ter 1,5-2 anos. Deve-se escolher uma planta com sistema radicular bem desenvolvido e vários brotos grossos e rígidos devem estar presentes no arbusto. Os rins devem estar dormentes e sem danos. O colar da raiz deve ter cerca de 8 mm.
A melhor época para plantar uma rosa é de abril a setembro. O local escolhido deve ser bem iluminado pelo sol. Recomenda-se plantar a planta ao sul de qualquer estrutura (caramanchão ou arco). Isso é necessário para que na hora do sol o arbusto tenha uma pequena proteção em forma de sombra, então as pétalas com folhas não serão queimadas.
O solo deve ser argiloso. Esse solo retém a umidade um pouco mais, mas ao mesmo tempo não cria muita estagnação. A acidez não deve ser superior a 5-6,5 pH. Se a acidez for mais baixa, adiciona-se turfa ao solo e, se for mais alta, adiciona-se farinha de dolomita ou casca de ovo.
É necessário cavar um buraco de 50 cm de diâmetro, sua profundidade deve ser igual à altura do sistema radicular mais 15 cm.Se a rosa foi vendida em vaso de turfa, então a muda é plantada com ela. No fundo do furo, recomenda-se fazer a drenagem de seixos ou tijolos quebrados de 8 cm de altura, compactando-se a terra ao redor do arbusto e derramando água em abundância.
Crescendo e cuidando
Você pode plantar uma rosa não apenas com mudas, mas também com sementes germinadas. Este método é complicado e é praticado apenas nas regiões do sul. Mas se você seguir todas as medidas necessárias corretamente, poderá cultivar uma rosa Henry Kelsey usando o método de sementes.
O algoritmo de crescimento de sementes é o seguinte.
- Todas as sementes precisam ser estratificadas primeiro, especialmente aquelas que foram colhidas manualmente. O material é colocado na geladeira por um dia.
- Em seguida, tudo é desinfetado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- O próximo passo é colocar todas as sementes separadas por 2 cm em recipientes de turfa e derramar bastante água.
- Assim que surgirem os primeiros brotos, será necessário observar o regime de irrigação. Não umedeça muito o solo. A temperatura ideal para a germinação é de + 18-20 graus.
- Quando os arbustos crescem até 8 cm, eles mergulham.
O acompanhamento da cultura deve incluir:
- rega;
- curativo superior;
- afrouxando o solo;
- inspeção preventiva de arbustos e pulverização;
- podar e modelar o arbusto;
- preparação para o inverno.
Doenças e pragas
O cultivar Henry Kelsey é freqüentemente atacado por oídio ou mancha preta. Para combatê-los, eles optam por pulverizar com fungicidas com intervalos entre procedimentos de 2 semanas. Para a prevenção de doenças recorrentes, "Fitosporin" é usado.