- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Geisha, TANshei
- Ano de criação: 2005
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: laranja
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 5-6
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Aroma: gentil, moderado
- Descrição do arbusto: vigoroso, ramificado
Floribunda Geisha é uma rosa incrivelmente bela que muitos jardineiros sonham em ter. E não é por acaso, porque nos momentos de floração, a rosa está tão abundantemente repleta de flores que a folhagem fica quase totalmente escondida atrás delas.
Descrição da variedade
A gueixa é uma das maiores conquistas do canil alemão Tantau em 2005. A flor única também tem outros nomes, por exemplo, Geisha, TANshei.
Os arbustos densos da subespécie se ramificam abundantemente, apresentam crescimento acelerado, mas ao mesmo tempo são bastante compactos - até 80 centímetros de altura e até 60 cm de largura. Os caules fortes da planta são cobertos por um grande número de pequenos espinhos. A folhagem verde brilhante dá aos arbustos qualidades decorativas adicionais.
Os tamanhos das flores são médios, a cor não difere na variação. As rosas são laranja-abricó, as bordas das pétalas têm uma borda rosa-avermelhada. Inflorescências de flores pequenas em hastes, 3-5 rosas cada. As flores graciosas são do tipo semidupla, o diâmetro não ultrapassa 6 centímetros. O aroma é fraco, muito macio, leve, com delicadas notas florais.
Vantagens e desvantagens
Os prós de uma gueixa são os seguintes:
lindas flores, as mesmas, todas como uma seleção;
cor delicada interessante;
floração muito abundante, pausas curtas para floração;
transições suaves de tons em diferentes épocas de floração;
compactação, graças à qual as rosas podem ser plantadas em vasos de flores.
Um aroma bastante fraco pode ser considerado uma desvantagem relativa, mas aqui cada jardineiro tem suas próprias preferências. Nem todo mundo gosta de odores fortes demais para atrair insetos. Mas as desvantagens mais sérias serão a suscetibilidade a doenças e a resistência não muito boa à chuva. Durante chuvas prolongadas, algumas flores podem ser danificadas.
Características de floração
No final de maio ou início de junho, começa a primeira onda de floração. As rosas florescem muito abundantemente, cobrindo quase completamente o arbusto. Segue-se um período de descanso e inicia-se uma nova etapa. Se os arbustos forem bem cuidados, a floração continuará até o tempo frio. Geralmente são três ondas.
Uso em paisagismo
Floribunda Geisha fica mais bonita na companhia de sua própria espécie. Essas rosas são geralmente plantadas em pequenos grupos para criar um delicado jardim de rosas. No entanto, outras variedades também podem fazer-lhes companhia. Por exemplo, um tom de pêssego claro pode ser diluído com lilás, rosa choque e vermelhos. Além do terreno aberto, as gueixas são cultivadas em contêineres. Você pode decorar o terraço com vasos de flores, por exemplo.
A variedade não é muito adequada para o corte: no final da primeira semana, as rosas perdem o aspecto decorativo.
Regiões em crescimento
Em campo aberto, a geisha rose pode ser cultivada em zonas quentes do país ou em climas temperados. A faixa do meio, o Cáucaso do Norte, não é ruim. Se as condições forem mais severas, então o plantio de verão em recipientes com a possibilidade de trazê-lo para dentro de casa para o inverno é recomendado, ou o cultivo em um jardim de rosas fechado.
Aterrissagem
Uma gueixa precisa de luz, uma área aberta é selecionada para ela, com correntes de ar leves, mas não ventos cortantes.Os arbustos são plantados em terrenos planos, devendo-se evitar colinas e, principalmente, planícies.
É melhor preparar o solo para o plantio com pelo menos 2 semanas de antecedência. Em nenhum caso deve ser muito argiloso e azedo. Se não houver outra terra, ela é diluída com areia e cal. O tamanho do buraco não é superior a 40 cm, a mesma quantidade é cavada na profundidade. O plantio é realizado em dia nublado, em local bem umedecido com antecedência. A distância entre as mudas é de 40 cm, sendo que no caso de plantio em linhas, mantém-se 0,6 metros entre estas.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar uma rosa gueixa em seu site, vale a pena lembrar algumas das características do cuidado com as flores.
A variedade é muito mal tolerada pela vizinhança com ervas daninhas. É suscetível a pragas, portanto, quaisquer ervas daninhas devem ser eliminadas imediatamente.
A gueixa adora regar semanalmente com água suave e estável à temperatura ambiente. Regue os arbustos apenas à medida que o solo seca. A falta de umidade provoca uma gota de flores, excesso - doenças fúngicas.
Para curativos de primavera, uma solução de ureia é adequada. Pode ser inserido várias vezes. Soluções orgânicas também podem substituir essa composição. No meio do verão, o nitrogênio é completamente abandonado, mudando para fertilizantes minerais para as rosas.
A poda inadequada é o primeiro motivo da falta de flores nos arbustos. Os brotos com um ano de idade são cortados em 30% do comprimento original e os perenes são encurtados para que restem cerca de cinco olhos. Se o galho não tiver botões, você pode removê-lo. Não deve ser permitida a floração apenas de uma rosa plantada na temporada atual.
Normalmente, uma gueixa compacta não precisa de suporte. Mas às vezes os arbustos podem começar a se inclinar devido à abundância de flores. Então eles podem ser amarrados, não haverá nenhum dano com isso.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As Floribundas hibernam bem se o treinamento for mínimo. O limite de resistência da cultura é de -23 graus de geada, quando a temperatura chega a -7 graus, você pode começar a cobri-los. O amontoamento dos arbustos é realizado com a ajuda de turfa ou pó de madeira, em seguida, os ramos de abeto são dispostos: tanto perto das rosas como por cima. Armações de arame são colocadas entre os arbustos, cobertas com filme. É possível abrir o abrigo para ventilação em abril, mas é permitido removê-los completamente somente quando forem atingidos +10 graus estáveis.
Doenças e pragas
A gueixa fica doente na maioria das vezes com rega inadequada ou com precipitação prolongada. Nessas condições, as flores são afetadas pelo oídio, mancha preta. Existem várias outras doenças fúngicas, incluindo a podridão. Devido à resistência média da cultura a tais doenças, a prevenção deve ser feita com antecedência. No início da estação de crescimento, as rosas são pulverizadas com Fitosporin, Topázio ou outros fungicidas.
As pragas aparecem principalmente onde há muitas ervas daninhas. O pulgão mais comum. Sawfly e carrapatos também não são incomuns. Todos os insetos devem ser eliminados imediatamente com inseticidas. Se o verão for chuvoso e as lesmas se instalaram entre as rosas, polvilhe o solo com cascas de ovos trituradas, mas não muito finas.
Reprodução
A prática de longo prazo de cultivo de grupos de floribunda, incluindo gueixas, mostra que a propagação por estacas é a melhor opção para esta rosa. As estacas podem ser facilmente obtidas após a poda, mas é melhor colher o material quando os arbustos estiverem quase floridos. Nas condições certas, a muda leva cerca de 20 dias para enraizar e é melhor cobri-la com uma garrafa de plástico durante esse tempo.
Visão geral da revisão
A gueixa apaixonou-se por muitos jardineiros. Ela correspondeu às expectativas em termos de floração, embora quase todos notem que seus pedúnculos são finos e bastante frágeis, eles não interferem no suporte. As flores parecem muito bonitas, a cor do pêssego é discreta, mas ao mesmo tempo decorativa. No entanto, os jardineiros afirmam que ela tem pouca semelhança com as fotos da Internet, processadas em programas.
De acordo com as respostas, a rosa inverte-se bem e cresce rapidamente na primavera. Mas você precisa protegê-lo constantemente de doenças. Outra desvantagem é que as rosas são mal cortadas. Apesar de o viveiro prometer preservar todas as qualidades decorativas por 7 dias ou mais, poucos têm flores que duram pelo menos 5-6 dias.