- Autores: Kordes
- Sinônimos de nomes: Gartnerfreude, KORstegli, KORstesgli, Lancashire, Toscana, Toscana Vigorosa, Gardener's Pleasure
- Ano de criação: 1999
- Grupo: cobertura do solo, esfrega
- A cor principal da flor: vermelho
- Tamanho da flor: pequena
- Diâmetro, cm: 2-3
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: largo, ramificado
- Altura do arbusto, cm: 50-60
Gartenfreude é uma rosa trazida para nós da Alemanha. Esta variedade pertence à cobertura do solo, fica bem em canteiros de flores e jardins de rosas, não requer cuidados especiais.
História de criação da variedade
O ano de seleção foi 1999, foi então que os jardineiros domésticos tiveram a oportunidade de cultivar Gartenfreude em seus lotes. A rosa dessa variedade tem muitos sinônimos de nomes, inclusive é conhecida como Toscana.
Descrição da variedade
Gartenfreude tem uma excelente cor vermelho morango. A cor é saturada, atrai com sua tonalidade incomum.
As flores são pequenas, geralmente não mais do que 3 cm de diâmetro. A rosa de Gartenfreude é densamente dupla, até 75 pétalas aparecem em um botão. Todas as flores estão localizadas em inflorescências, em uma haste pode haver até 10 delas.
O aroma de Gartenfreude é fraco, mas perceptível.
As roseiras desta variedade são largas e ramificadas. A altura do arbusto pode chegar a 600 mm, o diâmetro geralmente não é superior a 700 mm em Gartenfreude.
A folhagem é formada nos arbustos de tom verde escuro, pequeno. O brilho é excelente na superfície.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens da variedade de rosa Gartenfreude, pode-se destacar sua alta resistência à seca e alta umidade. Este arbusto não murcha ao sol.
O Gartenfreude não tem lacunas, apenas se nota a ausência de um aroma forte, mas aqui cada um tem o seu.
Características de floração
A rosa Gartenfreude floresce durante toda a temporada, com bastante abundância. Esta variedade pertence ao tipo de re-floração.
Uso em paisagismo
Gartenfreude é frequentemente cultivado para corte. Esta variedade parece boa na forma padrão. Da flor obtêm-se atraentes sebes, criam magníficos arcos, gazebos. Parece Gartenfreude em pousos individuais.
Aterrissagem
Para o plantio de Gartenfreude, é melhor escolher um local ensolarado, sem corrente de ar. O solo para esta planta deve ser solto e rico em nutrientes. Densidade de plantio 5 unidades por metro quadrado.
A rosa de Gartenfreude pode ser plantada como arbustos individuais, especialmente em pequenos jardins, e sebes podem ser criadas, enquanto a distância entre os arbustos deve ser de 0,6-1,5 m. Desejando criar uma plantação densa, este número é reduzido para 0,4-0, 6 m.
Antes de plantar Gartenfreude, é bom deixar as raízes das rosas na água por 3-4 horas e, em seguida, começar a plantar.
No plantio no outono, o sistema radicular pode ser aparado para que seu comprimento seja de 20-25 cm. Se o procedimento for realizado na primavera, retiramos apenas as raízes quebradas ou danificadas.
Colocamos os arbustos em um buraco de plantio previamente preparado para que as raízes se encaixem nele livremente e o local do enxerto fique 3-5 cm abaixo da superfície do solo. O solo ao redor do tronco principal é bem compactado e abundantemente regado.
No outono, ao redor das rosas Gartenfreude plantadas, limpamos o solo com uma pá de 20-25 cm para protegê-lo da geada. Antes do inverno (em novembro), as roseiras podem ser cobertas por galhos de coníferas.
Crescendo e cuidando
A cobertura morta do solo, por exemplo, com casca, que restringe o crescimento de ervas daninhas, evita a perda de umidade e o ressecamento da terra, é muito benéfica para o crescimento e a floração das rosas Gartenfreude.
Esta variedade cresce bem em solos ligeiramente ácidos (pH 5,5-6,5), mas também se dá bem em solos alcalinos (pH acima de 7).
Não se deve plantar rosas Gartenfreude no lado sul, pois as altas temperaturas do verão favorecem o aparecimento de ácaros. Rosas dessa variedade também se sentem mal nas imediações de grandes árvores e arbustos. A necessidade de competir por nutrientes e água leva ao fato de que os brotos crescem e florescem mal.
Regar e alimentar
Fertilizamos as roseiras de Gartenfreude apenas até meados de julho, usando fertilização mineral ou matéria orgânica na forma de estrume podre, composto, farinha de ossos.
Se houver necessidade de regar as rosas Gartenfreude, humedecemos os arbustos por baixo, sem molhar as folhas e flores, de preferência a cada 3-4 dias, com bastante água (20 l / m2).
Poda
Se estamos falando sobre a poda de rosas de Gartenfroyde, os procedimentos cosméticos nesse aspecto se limitam à remoção regular de brotos mortos e doentes que crescem abaixo do local do enxerto. Isso é necessário para evitar o crescimento descontrolado do arbusto, já que na rosa não aparecerão flores e os nutrientes irão para o desenvolvimento da folhagem.
A poda no outono torna a planta mais suscetível ao frio no inverno, por isso é melhor não fazer isso. Em meados de abril, são cortados os brotos mortos e lignificados, bem como os que causam muito espessamento do mato de Gartenfreude. Quando se trata de técnicas de poda, corte sempre na diagonal a uma altura de cerca de 1 cm acima das gemas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa Gartenfreude tem um alto grau de resistência à geada. Esta flor pertence à zona 6, por isso pode suportar até -23 graus Celsius.
Doenças e pragas
Gartenfreude tem imunidade geneticamente excelente a muitas doenças inerentes às rosas. O arbusto é imune ao oídio e à mancha preta.
A prevenção é a base de uma proteção eficaz. Portanto, tentamos remover e destruir as folhas e brotos afetados dos arbustos Gartenfreude.
O procedimento de pulverização é realizado em clima calmo, de manhã cedo ou à noite - antes ou depois do voo das abelhas. A pulverização contra doenças fúngicas é realizada no dia 15 de agosto. O processamento em uma data posterior limitará o desenvolvimento de doenças na próxima safra.
Você pode usar detergente líquido, sabão para prevenção. Para pulgões e outros insetos prejudiciais, é melhor usar uma solução de permanganato de potássio ou borrifar óleo de nim na primavera.
Reprodução
Existem muitas maneiras de propagar rosas Gartenfreude. O método da semente é o menos usado e há uma razão especial para isso - é quase impossível preservar as características da planta-mãe.
Jardineiros experientes dividem os arbustos Gartenfreude, mas o fazem com muito cuidado, porque para não matar um arbusto, mas para fazer dois dele, é preciso primeiro verificar se o sistema radicular está suficientemente desenvolvido. Os arbustos são separados no outono, mas poucos meses antes do início do frio, para que a rosa Gartenfreude possa começar e se adaptar em um novo lugar.
E você também pode cortar as mudas e preservá-las para a primavera, ou pode plantá-las no solo sob as margens ou em casa em vasos. Quando as três primeiras folhas aparecem nelas, as plantas envasadas são levadas para o solo com o início da primavera, e as que estavam sob o jarro são simplesmente abertas.