- Sinônimos de nomes: Céu de Damasco, Céu de Damasco
- Grupo: escalando
- A cor principal da flor: pêssego
- Forma de flor: roseta
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12-14
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: frutado
- Descrição do arbusto: ramificado, espalhando
- Altura do arbusto, cm: 180-250
A belíssima rosa Epricot Skye é uma cultivar italiana da trepadeira, um tipo de rosa trepadeira obtida pelo cruzamento de rosas híbridas de chá e floribunda. A cultura tem outros nomes: Céu de Damasco, Céu de Damasco. A variedade foi cultivada na Itália em 2003, o criador é Enrico Barni.
Descrição da variedade
O arbusto ereto da rosa trepadeira Epricot Sky distingue-se pela ramificação, podendo atingir uma altura de 180 a 250 centímetros. As folhas têm uma tonalidade verde médio fosca tradicional. As flores são grandes, em forma de roseta, com 12 a 14 centímetros de diâmetro. Têm a chamada forma antiga, os estames são visíveis no meio da flor, às vezes são esquartejados. A cor principal é o pêssego, são formados em inflorescências de 3-5 peças, na fase de dissolução completa podem desbotar um pouco. Pertencem a densamente duplicados, o número de pétalas varia de 50 a 55 peças. A cor da rosa é complexa, é uma mistura de tons de damasco e caramelo claro.
Vantagens e desvantagens
A rosa tem muitas vantagens. Por pertencer a escaladores, Epricot Skye tem rebentos bastante fortes. Apesar da espessura, podem ser dobrados em qualquer direção necessária, mas apenas no início do crescimento. A cultura é bastante resistente ao gelo: de acordo com a classificação do USDA, desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, pertence à 6ª zona de resistência ao gelo, suportando temperaturas de -18 ° C a -23 ° C.
E também a variedade apresenta resistência às principais doenças fúngicas e pragas, em particular o oídio e a mancha preta. Esta cultura tem uma resistência à chuva muito boa. As flores se comportam bem com o mau tempo, não molhe. As rosas Epricot Skye apresentam um aroma frutado bastante delicado, caracterizado pela baixa intensidade.
Das deficiências, muitos observam que é difícil colocar a variedade sob cobertura em regiões com invernos gelados, uma vez que é possível quebrar os chicotes. Alguns até cortam os chicotes para evitar o congelamento dos arbustos. E também flores brilhantes podem murchar ao sol, apesar de a cultura adorar o sol e ser recomendado plantá-lo em uma área ensolarada.
Características de floração
Durante a temporada, a intensidade de floração da Epricot Skye é bastante abundante. A variedade pertence às rosas em floração.
Uso em paisagismo
A esperada rosa trepadeira Epricot Skye é utilizada na jardinagem vertical no local, no jardim. Parece ótimo em qualquer tapeçaria em torno de um gazebo ou arco. Essa cultura decorativa perene possui flores em formato clássico e de uma beleza fantástica, que é o que atrai paisagistas. As finas pétalas de cetim damasco formam flores que ficam espetaculares em contraste com a folhagem fosca.
Aterrissagem
Após o preparo do material de plantio da Epricot Sky, ele pode ser armazenado até o plantio em temperaturas de zero a +2 graus Celsius. É melhor plantar uma rosa em locais ensolarados e calmos do local ou jardim. A cultura é exigente na composição do solo: a variedade prefere solos ligeiramente ácidos e férteis, ricos em húmus, argiloso, respirável e absorvente de humidade.
A época ideal para o plantio de rosas Epricot Skye é o final da primavera. Para este evento, um clima estável, confortável e quente deve ser estabelecido.
Crescendo e cuidando
As características de cuidado e cultivo da variedade são simples, pois é despretensiosa, resistente ao inverno e resistente à seca. Uma rosa trepadeira certamente requer um suporte, seja um objeto independente ou apenas uma parede ou cerca. A poda da planta será um cuidado à parte: para um bom crescimento, tanto leve quanto formativa, são necessárias podas higiênicas.