- Autores: Kordes
- Sinônimos de nomes: Burgund 81, Loving Memory, Red Cedar
- Ano de criação: 1981
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: quando as flores se abrem totalmente, elas perdem sua forma e se transformam em uma massa informe de pétalas
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: muito perfumado
As rosas de chá são clássicos atemporais e atemporais. É impossível imaginar uma coleção de roseiras sem eles. Um dos representantes mais brilhantes dessa coorte é a variedade de chá híbrido Burgund 81 (sinônimos Burgund 81, Loving Memory, Red Cedar), medalhista e premiada em muitas exposições internacionais de flores.
História de criação da variedade
A variedade foi cultivada na Alemanha graças ao trabalho e criatividade dos criadores do famoso canil Kordes Rosen sob o nome comercial KORgund81. Conhecida desde finais do século passado, ou melhor, desde 1981, a Burgundy 81 rapidamente conquistou lugares nas colecções dos roseirais e continua a ser popular até aos dias de hoje.
Descrição da variedade
A variedade possui excelente resistência à chuva e ao sol forte - as flores não perdem as pétalas e não murcham ao sol. Ao mesmo tempo, a capacidade de inverno também está em um nível muito decente: pode suportar temperaturas de até 18-23ºC negativos (6 zona de resistência à geada do USDA).
Arbustos ramificados e eretos atingem uma altura de 110-150 centímetros. Com uma largura de 80 cm, parecem finos e elegantes. Os rebentos são frondosos, verde-escuros na idade adulta e castanho-avermelhados no início da estação de crescimento. Os caules têm espinhos fortes e esparsos.
Os botões cônicos são pintados em tons escuros, quase pretos. A própria flor com um diâmetro de até 10 cm na metade da liberação tem uma cor vermelho-carmesim escura, enfatizada por tons de carmim mais claros nas pétalas internas. Em plena dissolução, ele muda a paleta para tons vermelhos mais claros, também muito brilhantes, saturados e sem variegação. Flores soltas semi-abertas, médio-duplo (30-35 pétalas) têm uma forma clássica e pétalas pontiagudas aveludadas e opacas. Na divulgação completa, a grafia dos contornos se perde, eles se tornam mais disformes. O arbusto exala um aroma sofisticado, mas muito perfumado.
Vantagens e desvantagens
O Burgundy 81 pode apresentar vantagens significativas que lhe conferem vantagens sobre muitas outras variedades:
resistência;
despretensão;
imunidade forte;
resistência ao calor e ao estresse;
aparência atraente e alto efeito decorativo;
uma ampla gama de usos em paisagismo.
Das deficiências, uma grave pode ser chamada de incapacidade da cultura em sobreviver ao inverno rigoroso: os brotos congelam já a uma temperatura de -23ºC. Um abrigo confiável corrigirá a situação, mas nas condições adversas da Sibéria Ocidental, a perene congela. Outra desvantagem é o desarranjo e desordem da flor em plena dissolução.
Características de floração
A intensidade da formação de botões é considerada de moderada a abundante - a rosa mostra uma longa floração de junho a setembro e é classificada como re-floração.
Uso em paisagismo
A este respeito, a variedade tem possibilidades quase ilimitadas, sendo utilizada em plantações individuais e em grupo, em canteiros e como solista em relvados. Os arbustos são adequados para criar áreas românticas para passeios altos. Os vermelhos profundos são perfeitos para paletas brancas, amarelas e azuis.Como companheiros, você pode usar o pântano alto ou a íris japonesa, com seus tons ricos e intensos. Os lírios, os lírios e outras flores não serão menos bons companheiros.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo na região de Moscou e no sul do país.
Aterrissagem
Para o plantio de Burgundy 81, você deve escolher áreas com iluminação moderada. Idealmente, essas áreas devem ser acessíveis aos raios da manhã, mas com sombra à tarde.
As plantas jovens podem ser plantadas no início da primavera e no outono, cerca de 1-1,5 meses antes do início do frio do inverno. Deve-se dar preferência aos períodos de outono, pois os jovens terão tempo para se aclimatar, se adaptar às novas condições e começar a construir o sistema radicular. As plantações invernadas iniciam a estação de crescimento ao mesmo tempo que a natureza. As mudas plantadas na primavera ficam visivelmente atrasadas no desenvolvimento, pois precisam de tempo para se aclimatar e se adaptar. No entanto, no ano que vem eles já serão plantas de pleno direito.
O solo para uma rosa deve ser com pH neutro ou baixo, solto e respirável, fértil, rico em húmus, matéria orgânica e minerais.
O esquema de plantio ideal para composições de grupos: de 1 a 1,5 metros entre covas. A distância pode ser ajustada dependendo dos objetivos do designer. O tamanho do orifício é 60x60x60 cm.
Uma camada de drenagem está disposta na parte inferior. O terreno escavado é enriquecido com matéria orgânica (húmus, estrume, composto), turfa, areia e fertilizantes complexos minerais.
Durante o plantio, o sítio de enxerto deve ser deixado sob a superfície da terra, o círculo do tronco é compactado e regado com água morna.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional com a colheita consiste em técnicas agrotécnicas padrão.
Rega. O evento é realizado regularmente - 2 vezes por semana. A irrigação é realizada com água morna e sedimentada; categoricamente, não é recomendado o uso de água gelada.
A remoção de ervas daninhas, o afrouxamento e a cobertura morta fornecem à cultura um ótimo desenvolvimento, oxigênio e boa nutrição.
A cobertura com infusão de verbasco é realizada durante a estação, fertilizantes de nitrogênio são aplicados na primavera, potássio-fósforo no verão, preparações de potássio no outono.
A poda sanitária é realizada no início da primavera, removendo brotos velhos, doentes e secos. A poda formativa ajuda a manter a forma do arbusto; na primavera, os rebentos adultos são encurtados por vários botões.
A preparação para o inverno consiste em podar todos os rebentos até 40-50 cm, amontoar, cobrindo os arbustos com ramos de abeto e fibras agrícolas.
Doenças e pragas
A forte imunidade proporcionou à variedade boa resistência a doenças fúngicas tradicionais como:
oídio;
mancha negra;
ferrugem e podridão cinzenta.
Tratamentos preventivos de primavera com líquido Bordeaux e outros fungicidas serão úteis.
Das pragas, a planta é visitada por:
pulgão;
bronze;
sawfly;
ácaro-aranha.
O combate é feito tratando as plantações com inseticidas.
Reprodução
A variedade se reproduz de várias maneiras. É vegetativo (estacas), por semente, dividindo o arbusto e enxertando. Os métodos mais eficazes são enxertia e divisão de um arbusto adulto, mas há sempre o risco de perder a planta inteira na divisão. O corte, embora demore muito tempo, garante a herança completa das qualidades parentais das plantas jovens. A colheita e posterior semeadura das sementes nem sempre permitem obter uma colheita com as mesmas características. Para enxertia, você precisa encontrar um enxerto de alta qualidade e ter um estoque adequado em seu jardim. A melhor opção para obter material de plantio é comprar mudas de viveiros bem conhecidos.