- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Botticelli
- Ano de criação: 2004
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9-10
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: sem cheiro
Existem muitas rosas cor de rosa. Também há muitos inspirados no trabalho de artistas renascentistas. Ainda assim, a floribunda de Botticelli é uma variedade incrível e se destaca entre outras.
História de criação da variedade
A rosa foi criada pela empresa francesa Meilland em 2004. A variedade recebeu inúmeros prêmios de ouro e prata em competições na Holanda, Itália, França, Suíça e Irlanda.
Descrição da variedade
O arbusto não é alto, típico da floribunda - apenas 70-80 cm de altura, às vezes o arbusto pode chegar a 1 m. O arbusto não é muito largo, mas não estreito, quase esférico - até 60-70 cm de diâmetro, bem frondoso. As folhas são escuras ou verde médio, semi-mate - contra seu fundo, as flores parecem especialmente delicadas.
As flores são grandes, com até 10 cm de diâmetro. Flores de cor rosa claro verdadeiro, sem deixar coral ou lilás. Às vezes, um tom leve e quente é lido, em direção ao centro a sombra fica mais espessa, como um rubor. O lado externo das pétalas é mais leve e delicado. Densamente duplo, até 55 pétalas, com um lindo arranjo dançante de pétalas arredondadas. As flores são muito femininas e elásticas. Não há fragrância.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade.
Flor longa e exuberante.
Flores-pompons, cores muito delicadas.
Um arbusto compacto e saudável.
Trabalho árduo e rápido.
Contras da variedade:
Ausência de aroma.
Às vezes, a banalidade das flores é atribuída aos pontos negativos, mas nenhum dos que viram a rosa viva a considera comum. O esplendor, a colocação das pétalas, o arranjo das flores nas inflorescências, a delicada folhagem primaveril e a resistência da planta às intempéries - tudo isto cria uma imagem mais memorável do que a que se pode ver na fotografia ou nas descrições verbais. As flores rosas esféricas e avermelhadas parecem enormes em um pequeno arbusto. No jardim, a roseira Botticelli parece melhor do que peônias, é tão exuberante, mas incomparavelmente mais graciosa.
Características de floração
Floração abundante, muito longa, o arbusto está sempre florido. 1 ramo pode ter de 2 a 15 flores. Boa ramificação, os botões não ficam amontoados, cada broto parece um buquê acabado.
Uso em paisagismo
A variedade Botticelli é versátil. A rosa parece um arbusto único - tem uma forma quase esférica, densamente coberta por flores. A rosa é linda e solene nas bordas. Adequado para crescer com haste e é excelente no corte. Vai bem com rosas brancas, rosa e pêssego, com outras cores prata, branco, rosa, lingonberry ou lilás. Cresce sem problemas em uma cultura recipiente, sofre frequentes transplantes.
Aterrissagem
Para pousar, escolha um local com abundância de luz brilhante, de preferência difusa. A cultivar pode tolerar sombreamento leve. Os pontos nas paredes oeste e leste são bons. O solo deve ser solto, nutritivo, bem secante, mas não vazio - os solos arenosos são abundantemente fertilizados com composto, e os solos argilosos são até mesmo executados em muito arenosos para aumentar a capacidade do solo. Por 1 sq. m 3-5 são plantadas rosas de Botticelli.
A variedade é pouco exigente para as datas de plantio. Mas a melhor época é maio-junho, mas o plantio também é possível no outono - em setembro-outubro. É importante que as rosas tenham tempo para criar raízes antes do início da geada.Rosas com sistema radicular fechado são mais plásticas - são plantadas em qualquer época do ano.
Crescendo e cuidando
A variedade é despretensiosa, pode-se usar a técnica agrícola média para rosas floribunda. Eles adoram regar quando necessário, alimentar e podar regularmente.
Regar e alimentar
Regar para que o solo por baixo da rosa não seque, mas também não se molhe. A frequência normal de rega é de 1 balde de água por arbusto, uma vez por semana. No calor, regado com mais freqüência. Os volumes de água variam dependendo da estação. A água de rosas mais ativamente consumida quando cresce folhagem, coloca e dissolve botões. No final do verão, o volume de água é reduzido, preparando-se gradativamente para o inverno. Pare completamente em setembro. Não se esqueça de que a maioria das rosas de jardim são derivadas de rosas perenes e têm as propriedades das plantas polyanthus. Ou seja, podem crescer e florescer o ano todo em condições adequadas. Com a rega intensiva do outono, as rosas formam muitos rebentos imaturos, que morrem no inverno frio. No final de outubro, a única irrigação abundante é realizada - cobrança de água. Vai saturar os caules e raízes com água, as plantas vão invernar melhor.
Melhor regar em círculos ou ranhuras de irrigação, soltar ou cobrir o solo com cobertura morta. A água para irrigação só deve ser morna.
A aspersão é feita de manhã, à noite rega-se apenas nas ranhuras.
Eles são alimentados 5 vezes por temporada. No início do ano, um verbasco é usado para ganhar massa verde, depois um fertilizante mineral complexo para rosas (por exemplo, Agrícola) de acordo com as instruções. Desde agosto, a aplicação de qualquer fertilizante de nitrogênio foi completamente interrompida, o sal de potássio e o superfosfato foram introduzidos no outono.
Poda
Um arbusto da variedade Botticelli quase pode ser chamado de autoformado. O arbusto cresce lindamente. Mas, como qualquer floribunda, precisa ser podada. O arbusto ficará ainda mais exuberante. A rosa é cortada 3 vezes ao ano: na primeira quinzena de abril, antes que o suco comece a mexer, no verão e no outono.
Na primavera, os brotos de um ano são cortados em 1/3 e 3-5 botões são deixados nas crianças de dois anos. E também corte todos os brotos que crescem feios ou engrossam o arbusto, feridos, danificados ou congelados. No verão, as inflorescências murchas são cortadas em tempo hábil, o que estimula o crescimento de novas flores. No outono, rebentos e folhas danificados são cortados, às vezes os galhos são encurtados para melhor invernar.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa pertence à 6ª zona de resistência à geada. Na faixa do meio, essas rosas são necessariamente cobertas, principalmente nos primeiros anos de vida. Os ramos são podados a baixo, uma espessa camada de cobertura morta é colocada, não inferior a 15 cm. Um abrigo ainda mais confiável será a formação de "casas" (de arcos, tábuas, suportes, arame), sobre as quais o material de cobertura está localizado. Para esconder rosas, você também pode usar ramos de abeto, cria uma boa almofada de ar, um material de cobertura é colocado por cima. Na primavera, as rosas cuidadosamente cobertas devem ser ventiladas.
Doenças e pragas
A rosa é muito resistente a doenças. Para prevenção, pode-se processar periodicamente os arbustos com "Fitosporina", mas, via de regra, a rosa não sofre doenças. Medidas preventivas gerais suficientes: bons cuidados, escolha de um local adequado, limpeza cuidadosa do jardim no outono.
Visão geral da revisão
A variedade recebeu as notas mais altas dos floristas. Cresce com rapidez e boa vontade, muito trabalhadora, em flores até ao frio intenso. Tolera o mau tempo, as flores não sofrem com o sol, a chuva ou o vento. Um arbusto muito saudável, é perceptível até visualmente, é forte, bem frondoso, a folhagem é linda. A variedade tende a se mostrar rapidamente - importante para quem não quer esperar vários anos para ver todo o potencial da variedade. Rosa Botticelli, com muito carinho, já no 1º ano vai demonstrar pincéis muito exuberantes. A variedade é apreciada até por quem não gosta do grupo floribunda, a cor das flores é delicada. E as flores em si são lindas, as pétalas estão empilhadas uma a uma. Às vezes, há comentários sobre a robustez insuficiente de inverno da flor, mas em outros floricultores, mesmo de regiões frias, como a região de Leningrado, uma planta madura invernos bem.
Não foi à toa que Rosa Botticelli recebeu seus prêmios, uma variedade excelente que pode conquistar a todos.