- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Botero
- Ano de criação: 2003
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12-13
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: Damasco rosa com notas de groselha e frutas
Juntamente com inúmeras novidades e variedades exóticas de rosas, existe uma categoria de variedades clássicas que estão sempre em demanda e são apreciadas. Entre eles está a rainha das rosas Botero, uma seleção francesa, caracterizada por uma tecnologia agrícola simples e altas qualidades adaptativas.
História de criação da variedade
As rosas botero, que representam a classe das variedades de chás híbridos, surgiram graças ao trabalho de criadores franceses em 2003. Hoje a rosa faz parte da coleção "Fragrâncias da Provença". O autor da cultura é o famoso cientista Meilland. A rosa tem o nome do escultor colombiano F. Botero. As flores são cultivadas em diferentes regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A rosa francesa é um arbusto compacto com rebentos fortes e eretos, esparsamente coberto de espinhos pontiagudos. O arbusto tem folhagem abundante com grandes folhas verdes escuras com nervuras e uma opacidade perceptível. É característico que as folhas cresçam uniformemente, ao longo de todo o comprimento dos brotos.
O sistema radicular de uma planta do tipo bastonete penetra fundo no solo. O arbusto mede até 100-120 cm de altura e cresce em largura até 60-70 cm. Os botões são formados isoladamente nas hastes e em inflorescências de flores pequenas, onde podem ser coletadas até 5 rosas.
Vantagens e desvantagens
Rosa Botero é famosa não apenas por sua bela forma e cor viva, mas também por muitas outras vantagens:
- resistência à geada moderada (a planta tolera quedas de temperatura de -18-23 graus);
- floração abundante por 3-4 meses;
- excelente tolerância a fortes chuvas;
- aroma brilhante e intenso;
- imunidade suficiente, capaz de proteger contra infecções fúngicas com tecnologia agrícola adequada.
As desvantagens incluem uma segunda floração curta, o aparecimento de queimaduras nas pétalas ao sol forte, bem como a morosidade na escolha da área de cultivo.
Características de floração
A clássica casta Botero é conhecida pela longa floração, que vai desde o início do verão e termina no final de setembro. Os botões de cálice localizados em hastes suculentas são dotados de uma cor vermelha escura.
Ao florescer, o botão transforma-se numa flor exuberante, densamente duplicada, com um diâmetro de cerca de 13 cm, com uma estrutura densa, composta por um grande número de pétalas aveludadas - 100-120 unidades. A cor da rosa é vermelho-morango ou vermelho-framboesa. Devido às bordas onduladas das pétalas e seu leve enrolamento para fora, a rosa em flor parece especialmente elegante e bonita. Além do apelo visual, a flor emite um delicioso aroma com notas de mix de groselha e frutas.
Uso em paisagismo
Freqüentemente, arbustos rosados são plantados no centro de um canteiro de flores, jardim ou jardim de flores. A rosa fica harmoniosa em plantações individuais, bem como em conjunto com outras plantas. Os paisagistas recomendam plantar uma rosa de Botero em uma empresa com pequenas flores roxas, azuis ou brancas.
Além disso, a flor fica muito bem com abetos. Ao plantar muitas roseiras em uma fileira, você pode obter uma sebe baixa. Alguns produtores plantaram uma variedade francesa para o corte, já que as flores podem ficar muito tempo em um vaso sem perder o frescor e o aroma.
Aterrissagem
As rosas são geralmente plantadas na primeira semana de maio, quando o solo e o ar estão suficientemente quentes. Para o plantio, é selecionada uma área nivelada, onde há muita luz e calor, e também há uma barreira de proteção contra correntes de ar. Não é recomendável plantar arbustos em terras baixas, onde se acumulam água e ar frio. O melhor lugar será um lugar onde faz sol pela manhã e à noite, e durante o dia - sombra parcial.
O solo para a rosa deve ser leve, fofo, fértil, com bom sistema de drenagem, respirável e não ácido. Vale lembrar que a raiz da planta é profundamente aprofundada, por isso a água subterrânea deve passar profundamente - 120-200 cm.
Crescendo e cuidando
As flores são cultivadas por meio de estacas, cujos rizomas são pré-tratados com estimulantes de crescimento. Para o plantio, são preparados covas com profundidade de 50-60 cm, onde é feita a drenagem de cascalho, pedrinha ou brita, bem como uma camada de fertilizantes orgânicos de até 10 cm de espessura. Em seguida, os fertilizantes são borrifados com solo de jardim e uma muda rosa é plantada.
É importante que o colar da raiz da estaca esteja localizado 3-4 cm abaixo da superfície da terra. Após a conclusão, as plantações rosadas são regadas abundantemente com água morna ou sedimentada, e o solo é cuidadosamente calcado. Recomenda-se colocar até 4 plantas por 1 m2.
Cuidar dos arbustos rosados é fácil, basta regar, fertilizar, capinar, soltar e cobrir o solo, prevenir doenças e também cobrir para o inverno. Além disso, no primeiro ano, é necessário retirar os botões até o final de agosto, o que garantirá uma floração abundante na próxima temporada.
Regar e alimentar
Regue os arbustos todas as semanas. Uma planta requer 15-20 litros de água sedimentada (nascente). Em um período muito seco e quente, se aparecer uma crosta no solo, a rega pode ser aumentada até duas vezes por semana. A cobertura morta ajudará a manter a umidade no solo.
Para um bom desenvolvimento, as plantas requerem duas alimentações. Complexos contendo nitrogênio são introduzidos na primavera e fertilizantes de fósforo-potássio no verão. A melhor época para fertilizar é quando os botões se formam e voltam a florescer.
Poda
A poda é feita duas vezes. Os galhos congelados são removidos no início da primavera e os brotos são encurtados. No outono, é realizada a poda sanitária, na qual o arbusto é limpo de galhos secos e doentes, e também desbastado. Durante o período de floração, os botões murchados devem ser cortados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Cultivando rosas na faixa sul da Rússia, você pode passar pela cobertura morta dos arbustos para o inverno usando ramos de abeto. Em outras regiões, o abrigo dos arbustos é obrigatório. É realizado em temperaturas estáveis de -7-8 graus, não antes. Uma moldura sólida é instalada sobre as roseiras cortadas (altura 30-40 cm acima das plantas) e a estopa, a fibra é puxada e uma camada de filme por cima. Em março-abril, a aeração deve ser iniciada, afastando o material por 20-30 minutos diários.
Doenças e pragas
A imunidade da variedade é média, capaz de proteger contra muitas infecções fúngicas - oídio, ferrugem, mancha preta. É extremamente raro que as plantações rosadas sejam atacadas por insetos - pulgão-rosa verde, ácaro-aranha, curuquerê e cochonilhas. Isso acontece em condições de aumento de umidade, umidade estagnada, chuvas prolongadas, bem como em violação das regras básicas da tecnologia agrícola.