- Autores: W. Kordes 'Söhne
- Sinônimos de nomes: Bordéus
- Ano de criação: 2014
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-10
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: denso, com rebentos eretos
As rosas Floribunda são muito populares entre os residentes de verão e os produtores de flores. Um representante marcante do grupo é a variedade Bordeaux, que impressiona por sua beleza, floração abundante e tratamento totalmente fácil.
História de criação da variedade
As rosas bordeaux surgiram graças ao trabalho dos criadores alemães do viveiro Kordes em 2014. A autoria da cultura pertence ao famoso cientista W. Kordes Sohne, que apresentou muitas variedades de rosas que conquistaram o amor dos floricultores em todo o mundo. É possível cultivar arbustos de flores tanto em terreno aberto como em estruturas de estufa. Rosas alemãs são cultivadas em todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
Bordéus é um arbusto limpo com rebentos eretos, crescendo até uma altura de 70-90 cm. A planta é caracterizada por rebentos fortes e flexíveis, boa ramificação, espessamento moderado de grandes folhas verdes escuras com um brilho pronunciado e venação clara, bem como um poderoso rizoma do tipo bastonete. Existem poucos espinhos nos rebentos, são alongados e pontiagudos.
Devido ao crescimento dos rebentos laterais, a roseira apresenta-se volumosa e magnífica, atingindo um diâmetro de 50-60 cm. Nos arbustos formam-se grandes botões, recolhidos em inflorescências de 3-5 unidades. Muitas vezes formam-se flores únicas.
Vantagens e desvantagens
As rosas alemãs têm muitas vantagens, incluindo alta resistência à geada, boa tolerância à chuva e à seca, forte imunidade que protege contra uma série de infecções fúngicas, floração abundante, repetida e prolongada (a rosa floresce por cerca de 3-4 meses). As desvantagens incluem a fraca intensidade do aroma e o cumprimento estrito das regras da tecnologia agrícola.
Características de floração
A rosa de Bordéus é especialmente bela durante o período de floração abundante. A variedade pertence à classe das flores de floração longa. Os botões desabrocham aos poucos, em uma leve onda, por isso o mato fica sempre lindo durante todo o verão. A floração começa em junho e termina em setembro. O botão, orgulhosamente empoleirado em ramos flexíveis, tem uma forma arredondada e uma cor vermelho escuro uniforme.
Quando aberto, transforma-se numa grande flor dupla com uma estrutura densa, composta por 35-60 pétalas aveludadas. O volume de cada rosa chega a 8-10 cm, a cor da flor é linda - tons de vermelho vinho, às vezes framboesa e bordô estão presentes. Quando a rosa em taça é totalmente aberta, o estame dourado dentro torna-se perceptível. O aroma das rosas é discreto, leve, não interrompendo o perfume de outras flores que crescem nas proximidades.
Uso em paisagismo
As roseiras alemãs podem ser plantadas individualmente ou em combinação com outras flores. Este tipo é ideal para criar uma sebe baixa, zonear um jardim frontal, decorar um prado festivo. Bordéus é adequado para cultivo em corte porque as flores podem permanecer muito tempo em um vaso, mantendo sua beleza e frescor. Devido à compactação dos arbustos, a variedade pode ser cultivada em grandes recipientes.
Aterrissagem
O plantio de mudas rosa é realizado em abril-maio, quando a temperatura se estabiliza a um nível de + 12 ... 14 graus Celsius. O local é escolhido nivelado, limpo, protegido de correntes de ar.As rosas crescem confortavelmente em um local ensolarado, leve e quente, apesar de a variedade ser tolerante à sombra. Devido ao acamamento profundo das raízes dos arbustos, o escoamento das águas subterrâneas deve estar a um nível de 150-200 cm.A roseira não gosta das terras baixas, onde se acumulam água e ar frio.
Um solo fértil e solto com um bom sistema de drenagem, enriquecido com complexos orgânicos, é adequado para o plantio. É importante que o solo não seja muito ácido e pesado.
Crescendo e cuidando
As estacas preparadas são plantadas em buracos de 40-60 cm de profundidade, a distância entre as plantas é de pelo menos 50-60 cm. Os buracos devem ter drenagem de entulho ou cascalho e uma camada de fertilizante misturada com solo de jardim. Uma muda é plantada com uma inclinação de 30 graus. Após o plantio, as mudas são regadas abundantemente com água morna e o solo também é compactado levemente. Recomenda-se não colocar mais de 4-5 plantas por 1 m2. Você não deve plantar uma rosa perto de árvores frutíferas e arbustos altos para que a sombra constante não se forme.
O cuidado das flores consiste em medidas básicas: regar com água sedimentada, fertilizar, soltar, capinar, podar ramos, cobertura morta, prevenção de doenças e abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
A rosa tem boa resistência à seca, mas precisa de rega regular. Via de regra, o arbusto é regado todas as semanas. Em períodos muito quentes, a rega pode ser aumentada e, em agosto, parar completamente.
Recomenda-se aplicar fertilizantes 4 vezes por temporada. A primeira alimentação é realizada em maio, saturando a planta com componentes contendo nitrogênio. Os próximos 2 curativos são feitos no verão, quando os arbustos precisam de fósforo e potássio para uma floração abundante. Os últimos fertilizantes são aplicados no final do verão - início do outono. Se o verão for muito chuvoso, a quantidade de curativo pode ser aumentada.
Poda
São realizadas três podas por safra. No início da primavera, é necessário remover os galhos congelados, bem como encurtar os brotos centrais. No outono, apenas os ramos secos e doentes são colhidos. Recomenda-se cortar as flores murchas durante a floração. Se o arbusto crescer muito, você pode desbastá-lo um pouco.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Devido à sua boa resistência ao frio, a planta praticamente não precisa de abrigo para o inverno se crescer no centro ou sul do país. Para roseiras, a cobertura morta de alta qualidade com ramos de abeto e turfa é suficiente. Em regiões com pouca neve e invernos muito gelados, as roseiras podem ser cobertas com serapilheira, sem esquecer de arejar no início da primavera. As plantas são geralmente cobertas durante o período em que a temperatura é mantida no nível de -7 ... 8 graus, não antes.
Doenças e pragas
Esta variedade rosa tem boa imunidade, o que protege contra uma série de infecções - oídio, mancha preta, ferrugem, bolor cinza. Em condições desfavoráveis, os arbustos de rosa podem atacar pragas, por exemplo, ácaros, rolos de folha, insetos cochonilhas e pulgões.