- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Bonica, MEIdomonac, Bonica 82, Bonica Meidiland, Demon
- Ano de criação: 1985
- Grupo: cobertura do solo
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 5-7
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: doce
A variedade de rosa Bonika é convencionalmente considerada jovem. Esta rosa é caprichosa, não é particularmente resistente a doenças, mas tudo isso é mais do que compensado pelo seu alto efeito decorativo. Estas são algumas das plantas mais delicadas e românticas que podem transformar um terreno humilde em uma imagem de um cartão postal inglês vintage.
Descrição da variedade
Bonika apareceu em 1985 no canil Meilland, França. A planta tem nomes sinônimos: Bonica, MEIdomonac, e também Bonica 82, Bonica Meidiland e Demon. A planta pertence ao grupo de cobertura do solo. Este é um arbusto extenso que pode crescer até 80 cm, talvez até 120 cm. Se você fizer uma poda precoce quase a metade da altura, isso garante a maciez do arbusto. Portanto, o arbusto acabará sendo bastante redondo. As folhas de Bonika são verde-escuras, brilhantes, não muito grandes e densas.
A cor dos botões da variedade é rosa brilhante, a cor da flor vai do rosa pálido ao pérola, a cor principal é o rosa. O botão de Bonika é pontiagudo, a flor tem formato de taça, é de tamanho médio, o diâmetro é de 6 a 7 cm. A rosa é considerada densamente dupla, terá cinquenta ou um pouco mais de pétalas. As flores são dispostas em inflorescências. Um caule pode ter até duas dúzias de flores. O aroma de Bonika é doce, mas não pode ser chamado de forte, persistente. Está mal expresso.
Não tem medo de chuva, não tolera muito bem o calor. Mas pode resistir ativamente a doenças, embora também fique doente e seja afetado por pragas. Mas ainda assim, neste ponto, ela é melhor do que muitos de seus "parentes".
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da planta são flores exuberantes, delicadas e de uma beleza imaculada. O arbusto que se espalha parece convincente no site, não importa o tamanho do último. A maneira como a rosa floresce também é conveniente: em um galho haverá vários, até 10 botões de uma vez, e a renovação será gradual, imperceptível. Um ovário será substituído por outro e assim por diante até setembro.
Também é conveniente para o que Boniku é chamado de tapete de flores. Como uma cultura de cobertura do solo, ela é realmente plantada com um tipo de carpete (mais precisamente, pode ser feito dessa forma, mas pode ser feito de forma diferente), portanto, é freqüentemente usada para o projeto de parques.
As vantagens da planta são a resistência ao gelo, a resistência a doenças e também a versatilidade - ela é cultivada tanto em parques quanto em chalés de verão, também em contêineres.
Mas não foi sem falhas: a variedade é vulnerável à mancha preta, devido ao burnout, a flor pode perder o brilho (e muitas vezes é o caso), o aroma é fraco e as flores são pequenas. Mas o último menos é condicional, porque Bonika leva quantidade.
Características de floração
Infelizmente, o botão aberto desta rosa desvanece-se rapidamente ao sol, o que torna o centro desbotado, como as pétalas extremas. Eles também têm um formato ondulado incomum, o que é muito adequado para esta planta. E quando as flores caem, frutos, laranja ou vermelho escuro, aparecem em seu lugar, e duram até a primavera. Isso, aliás, também é excelente do ponto de vista decorativo, embora seja caro para um arbusto, vai exigir muito esforço manter esses frutos. Em geral, Bonika floresce lindamente, por muito tempo (de maio a novembro) e abundantemente.
Aterrissagem
Ao escolher uma muda para plantar, é preciso dar uma boa olhada nela.Deve ter raízes nuas, três hastes (idealmente três, mas com duas você pode tirar), um colo de raiz de até 10 mm de diâmetro, um sistema radicular desenvolvido. Aliás, as raízes devem ficar em um recipiente com terra ou ser embrulhadas em polietileno ou papel.
Com o plantio coletivo de Bonika, o esquema é de 70 por 95, com plantio normal - com passo de 65 cm. Os poços devem ser cavados com antecedência, preenchidos com água. O solo é necessário da seguinte forma: a terra é misturada em proporções iguais com composto e turfa, fertilizantes universais para rosas também são usados lá. O fundo do poço é drenado, o solo pronto vai para a drenagem. Se o solo for arenoso, você pode fazer sem drenagem.
Se a muda tiver raízes longas (mais de 30 cm), elas podem ser podadas. Uma muda comprada em um recipiente deve ser retirada de lá junto com a terra. Decidiu-se cortar os rebentos, só restam 3 dos mais fortes, são cortados em 3 botões. O arbusto acabado vai para o buraco, as raízes são endireitadas e polvilhadas com terra por cima. O solo deve ser socado, a muda deve ser levantada um pouco para que o solo não deixe vazios. O arbusto é batido e regado. Se a muda tiver enxerto, ela é enterrada 5 cm.
Crescendo e cuidando
Bonika é higrófila, para que ela cresça normalmente, ela deve receber 10 litros de água toda semana. Quando os botões apareceram, a floração começou, a taxa foi aumentada e, se estava quente, em vez de uma vez por semana, a planta foi regada duas vezes. No outono, ao contrário, a rega é reduzida para 5 litros debaixo do arbusto. E a irrigação é ótima à tarde. É melhor regar com água sedimentada, e apenas na raiz.
Fertilize Bonika de acordo com o esquema: a primeira vez após a poda no início da primavera, a segunda - até que os botões se abram, mas no verão, e a terceira - no final do verão para fortalecer a planta (compostos de potássio serão necessários). Nas primeiras duas vezes deve haver um molho especial para rosas.
Após cada rega, a rosa é solta, caso contrário, a crosta formada impedirá a troca de ar. As ervas daninhas precisam ser removidas em tempo hábil e, para mexer menos com isso, o solo ao redor do arbusto pode ser coberto com cobertura morta. A cobertura morta mantém a umidade no solo e ainda impede que as pragas cheguem às raízes. Você pode fazer cobertura morta com feno, turfa, serragem, folhas secas.
Poda
A poda é necessária para manter a forma do arbusto e manter sua densidade. Todos os anos, na primavera, Bonika é podada forte ou moderadamente. Se cortar com força, o início da floração vai atrasar, se for médio - pelo contrário, vai acelerar. A poda é principalmente boa como meio de desenvolvimento uniforme dos rebentos. A poda média, que é escolhida com mais frequência, envolve a remoção de 5 a 6 olhos. E se Bonik precisar ser rejuvenescido, isso será realizado no outono. Qualquer que seja o tipo de poda, ramos secos, congelados e deformados devem ser removidos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade é considerada resistente ao gelo, podendo até sobreviver a temperaturas de até -30 (segundo algumas fontes, até -40), mas a preparação para o inverno ainda é necessária. Isso é necessário para que depois do frio a rosa se recupere mais rapidamente. A preparação inclui a poda dos botões, o encurtamento dos brotos e o corte de toda a folhagem no comprimento que resta. Em seguida, o arbusto é regado e batido muito bem. Em seguida, os brotos são gentilmente pressionados ao solo, cobertos com folhas ou ramos de abeto e, por cima, com material não tecido. Tudo isso é feito após a última onda de floração, podendo se arrastar até novembro.
Doenças e pragas
O oídio ameaça Bonika: uma flor branca aparecerá em suas folhas, nos brotos, que mais tarde ficarão marrons. O arbusto seca diante de nossos olhos. O tratamento fungicida ajudará. E também Boniku é afetado pela ferrugem, isso acontece no final do verão. Como a doença é rápida, os inseticidas devem ser aplicados rapidamente. A mancha cinzenta muitas vezes "visita" o local no final do verão, você precisa inspecionar regularmente as flores.
Entre as pragas, destacam-se os pulgões, curuquerê, ácaros-aranha e cigarra rosa. Se você não violar o esquema de alimentação, bem como o modo de regar, soltar e aplicar cobertura morta, a probabilidade de um ataque de praga é muito baixa. A prevenção é um remédio eficaz contra eles. Se já apareceram, são usados inseticidas.