- Autores: Rosas entre plantas
- Sinônimos de nomes: Bombástico, Intergoubom
- Ano de criação: 2014
- Grupo: spray
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-7
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: prazeroso
- Altura do arbusto, cm: 60-80
Rose Bombastic é ativamente usado tanto em paisagismo quanto para decorar buquês festivos ou de casamento. Antes de cultivar esta variedade varietal, é necessário familiarizar-se com sua descrição, vantagens e desvantagens, além de conhecer as regras básicas de cuidado.
Descrição da variedade
A variedade botânica da rosa Lady Bombastic é uma variedade de elite altamente popular entre os jardineiros de todo o mundo. Uma planta perene é caracterizada pela compactação, boas propriedades aromáticas e visuais.
A altura média dos brotos eretos varia de 0,6 a 0,8 m. Na maioria dos casos, os arbustos são ligeiramente esplêndidos. O diâmetro da parte caducifólia é de 0,5 m. A folhagem é geralmente pequena com uma tonalidade verde escura.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem desta variedade de rosa é a sua alta resistência a várias doenças, principalmente processos fúngicos. Uma vantagem igualmente importante da planta é a ausência de espinhos no tronco principal, características aromáticas agradáveis e um alto indicador de decoratividade da fruta.
A principal desvantagem observada por muitos jardineiros é a grande demanda por cuidados com a cultura. O não cumprimento de recomendações bastante simples para alimentação, rega, poda e muitos outros aspectos do cultivo afeta negativamente a floração e o crescimento posterior.
Características de floração
Esta variedade varietal é considerada uma cultura em floração. Na maioria dos casos, a floração começa no início de junho, que pára após 1-1,5 meses até a formação de novos botões. Depois disso, a floração recomeça - até os primeiros dias do outono.
As características distintivas da variedade são uma delicada cor creme-rosada das flores e um cheiro bastante agradável e persistente. Os botões também se distinguem pelo alto esplendor e pela cor bege leitosa. O tamanho médio da flor é de 6 a 8 cm, dependendo das condições de crescimento.
Aterrissagem
Para que a planta cresça bem, e também se diferencie na floração de alta qualidade e grande número de botões, a primeira coisa a fazer é escolher o local certo para o plantio. Os especialistas recomendam escolher uma área bem iluminada e sem vento.
O solo deve ser ligeiramente solto e conter muito oxigênio. Para que a semente cresça mais rápido, ela deve ser colocada no compartimento inferior da geladeira por 3-4 dias. Antes do plantio, recomenda-se umedecer as sementes em uma pequena quantidade de água oxigenada e mantê-las em local escuro até o surgimento dos primeiros brotos.
Além disso, as sementes germinadas são colocadas em uma mistura de jardim previamente preparada ou em tabletes de turfa. As mudas são sempre plantadas nos primeiros meses da primavera. Caso contrário, a planta não terá tempo para desenvolver um bom sistema radicular e morrerá rapidamente.
Os especialistas recomendam cavar buracos de plantio, cuja profundidade não exceda 0,4 m. Ao mesmo tempo, qualquer substância de drenagem adequada com uma espessura de 8-10 cm é geralmente colocada no fundo. Como mostra a prática, cascalho ou pedra britada é mais eficaz.
Depois de instalada a muda na mistura de solo, deve-se compactá-la com cuidado. Caso contrário, a planta frequentemente doerá e não será capaz de ficar no buraco por um período de tempo suficiente.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional com esta variedade varietal envolve seguir regras simples que se relacionam com a irrigação e alimentação, preparação para o inverno, poda e transplante. Se você negligenciar essas recomendações, a rosa começará a murchar rapidamente ou exibirá uma floração de baixa qualidade.
Ao contrário de outras variedades populares, esta variedade de rosa é altamente exigente em seu cuidado. A grande maioria dos problemas observados durante o processo de crescimento são causados por cultivo impróprio e não conformidade com as recomendações básicas.
Regar e alimentar
Esta variedade varietal deve ser regada regularmente. É especialmente importante garantir que a mistura de envasamento esteja sempre levemente úmida. A rega é recomendada à noite ou de manhã. Se o líquido for aplicado em um dia de sol, há grande chance de queimaduras e desgaste gradual dos botões.
E também durante o processo de rega, é importante evitar que a umidade entre nos brotos ou na folhagem. Caso contrário, a planta pode morrer. Recomenda-se o uso de água limpa decantada em temperatura ambiente, que é aplicada diretamente no sistema radicular.
A cobertura é geralmente realizada na primavera. Para isso, os especialistas aconselham o uso de fertilizantes à base de nitrogênio - nitrato, ureia e outros componentes semelhantes. O fornecimento de substâncias contendo nitrogênio à rosa contribui para um crescimento e desenvolvimento mais ativos do sistema vegetativo.
No outono, uma pequena quantidade de sulfato de potássio ou superfosfato pode ser adicionada à mistura de envasamento. Esses compostos orgânicos permitem aumentar a resistência da planta ao inverno e restaurar de forma eficaz as reservas de energia dos sistemas radicular e do caule.
Poda
Recomenda-se podar a planta 2-3 vezes por temporada. Isso geralmente é feito nos primeiros meses da primavera - até que o processo de fluxo de seiva comece. A folhagem é podada novamente no meio do outono.
Os especialistas recomendam a poda de rebentos congelados ou velhos na primavera e no outono para realizar a poda preventiva ou sanitária do arbusto. Neste caso, todas as hastes danificadas ou muito fracas são removidas. Se você negligenciar essas dicas, o arbusto ficará feio.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Rosa Bombastic é uma planta resistente ao gelo, mas no inverno ainda precisa de uma cobertura adicional. Este processo é recomendado quando a temperatura cai abaixo de –5 ° C.
Para começar, as roseiras são cobertas por uma pequena camada de folhagem seca. Sobre este material, 2-3 cm de ramos de pinheiro e abeto são colocados. Em seguida, é instalada uma estrutura de metal ou arame, cuja altura não deve exceder 20-25 cm.
No topo da estrutura, um tecido comum é esticado. Em seguida, são feitos pequenos furos nas laterais, com o auxílio dos quais será ventilada a estufa improvisada.