- Autores: Terra Nigra
- Sinônimos de nomes: Boeing
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: Branco
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: quase sem peso
- Descrição do arbusto: bastante extenso
- Altura do arbusto, cm: 80-90
Entre as variedades híbridas de chá de rosas, as brancas como a neve parecem especialmente espetaculares, e a variedade Boeing é a mais brilhante representante dessa categoria. Uma maravilhosa variedade de corte, que impressiona com sua floração magnífica, forma de pétala clássica requintada e flores de grande porte. Esta é uma safra de qualidade com taxas de resistência bastante altas.
História de criação da variedade
A origem da variedade pertence aos criadores da empresa Terra Nigra da Holanda.
Descrição da variedade
O nome original Boeing é um pouco justificado pelo aparecimento dos botões, cuja forma alongada contra o fundo de folhagem verde-escura lembra velozes aviões de linha branca como a neve. Arbustos vigorosos, que se espalham pela metade, atingem uma altura de 80-90 cm e até 120 cm e 70-90 cm de diâmetro. Os brotos retos e perfeitamente retos são cobertos por folhagem verde-escura brilhante, mosqueada ao longo das bordas com pequenos entalhes. As nervuras centrais e laterais são claramente visíveis na lâmina foliar, o lado seamy é ligeiramente mais claro que o frontal.
As flores duplas grandes (até 12 cm) densas são brancas como a neve. Mais perto do centro, aparecem tons de creme, enfatizando graficamente a forma de pétalas ligeiramente pontiagudas. O número de inflorescências nas hastes não passa de um, as flores distinguem-se por um aroma delicado e sutil. O número de pétalas chega a 55, os botões são densos.
Vantagens e desvantagens
Como todas as outras variedades de rosas, a Boeing tem muitas qualidades positivas, mas não sem suas desvantagens.
Vantagens da variedade:
despretensão;
imunidade forte;
boa resistência à geada;
tendência a florescer novamente;
brotos retos são ideais para o corte;
uma ampla gama de aplicações paisagísticas;
a duração da preservação do frescor dos botões no corte;
a possibilidade de crescer na faixa do meio e sul da Sibéria;
altas qualidades decorativas e aparência atraente.
Entre as desvantagens, está a diminuição da imunidade durante uma onda de frio prolongada com alta umidade. O mau tempo afeta negativamente a floração e a qualidade das flores. A seca e o calor extremo podem danificar a superfície e o formato das pétalas. Existem espinhos nas hastes.
Características de floração
A rosa floresce por muito tempo, de junho a novembro, nas regiões quentes. Isso é facilitado pela longa retenção de botões e inflorescências no caule, bem como pela tendência ao reflorescimento. Se em junho a floração ainda é fraca, como se a planta estivesse ganhando força, então no final do verão ela atinge a potência total e continua continuamente até o final da estação vegetativa.
Uso em paisagismo
O grupo chá-híbrido é projetado para criar composições de bouquet, para uso na decoração do espaço envolvente. A decoratividade da Boeing torna-a altamente exigida nessa direção. Os arbustos são plantados como elementos de meio-fio, usados em grupos e plantios individuais em áreas públicas e privadas. A variedade é popular para paisagismo urbano em parques e praças, em praças e territórios adjacentes de prédios administrativos e centros comerciais e de entretenimento. A Boeing é plantada ao longo de becos, solista em canteiros de flores e jardins de rosas.A cultura é boa para zonear áreas de lazer isoladas: gazebos, terraços, varandas, solários abertos. Grandes flores brancas como a neve são combinadas de maneira ideal com qualquer cor da paisagem circundante, mas as companheiras ideais são vermelhos, pretos e azuis puros e ricos.
Regiões em crescimento
A zona de resistência à geada da Boeing é o USDA 5, onde a temperatura no inverno cai para menos 23-29ºC. Rose se adapta bem em climas temperados, é comum na faixa do meio, sem falar nas regiões mais quentes. Com o tempo, a variedade dominou o sul e o sudoeste da Sibéria.
Aterrissagem
Nas regiões ao sul para a Boeing, você deve escolher locais com sombra parcial. Isso se deve ao fato de que as inflorescências não toleram a exposição prolongada ao sol quente. Em climas mais temperados, os espaços abertos com boa iluminação são preferidos para a cultivar.
Rose prefere solos férteis de chernozem, ricos em húmus e matéria orgânica. Nesse caso, o solo deve ter uma estrutura solta com bom grau de permeabilidade ao ar e drenagem. O nível de acidez ideal é neutro ou levemente ácido.
O esquema ideal em plantações em grupo: a distância entre os buracos é de 1-1,5 m. A matéria orgânica (húmus, composto, estrume) é adicionada a cada buraco, turfa, areia de rio de granulação grossa, fertilizantes minerais complexos para rosas e superfosfato são adicionados . Ao plantar, o local de vacinação é deixado 2-3 cm abaixo da superfície.
As mudas são plantadas na primavera e no outono. A última opção é mais preferível, uma vez que a rosa tem um longo período de entrada na estação de crescimento. As plantas plantadas no outono começam a desenvolver pequenas raízes rapidamente, formando ativamente um sistema radicular. Na primavera, essa muda, junto com todas as outras, entrará em pleno desenvolvimento e este ano crescerá um poderoso arbusto denso.
O plantio de abril é garantido para fornecer um atraso significativo no desenvolvimento cultural de pelo menos 2 semanas. A muda vai precisar de tempo para se adaptar, construir raízes, e só então começa a formar arbusto e brotos. No entanto, não há nada para se preocupar se o plantio de outono for impossível por algum motivo. No ano que vem, um arbusto Boeing completo exibirá no jardim.
Crescendo e cuidando
Após o plantio, o chá híbrido Boeing é cuidado com o uso de técnicas agrícolas convencionais, que incluem irrigação e remoção de ervas daninhas, soltura e cobertura morta, alimentação e poda, além da preparação para o inverno. A remoção de ervas daninhas dos competidores em busca de nutrientes e a cobertura morta ajudam a prevenir a evaporação da umidade e inibem o crescimento das ervas daninhas.
Regar e alimentar
As plantas jovens precisam de irrigação regular e a irrigação por gotejamento é ideal. As folhas de rosa não toleram o contato com a água, portanto, a rega é realizada pela raiz em horas calmas de manhã ou à noite. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar o nível de umidade do solo - a cultura adora umidade moderada e não tolera bem a água estagnada. Em tempo chuvoso, a rega é cancelada.
A cobertura é realizada em várias etapas:
fertilizantes de nitrogênio são aplicados no início da primavera;
no verão, a cultura precisa de compostos de potássio-fósforo;
no outono, fertilizantes de potássio são aplicados e os troncos são cobertos de húmus.
Além desse complexo, a rosa é alimentada várias vezes por temporada com infusão de verbasco.
Poda
As estacas são utilizadas de dois tipos: conformadoras e sanitárias. Os primeiros são projetados para dar ao arbusto um contorno limpo e atraente. Os caules que são muito longos e se projetam além do contorno geral são removidos, a parte superior dos brotos fortes é encurtada em 10-15 cm, os brotos basais tardios são cortados no outono. Durante a poda sanitária, são cortados caules velhos e doentes, bem como caules secos e danificados.
Durante a preparação para o inverno, a rosa é cortada quase até a base, um abrigo de ar é organizado acima dela, e ramos de abeto são colocados em cima dela e cobertos com fibras agrícolas. Essa técnica permitirá que você evite o amortecimento e, para uma rosa, como você sabe, é muito mais perigoso do que o gelo.