- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Blue Parfume, TANfifum, TANifume, TANtifum, Violette Parfum
- Ano de criação: 1977
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: lilás
- Forma de flor: taça
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-11
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: inebriante, com leves notas de morango e framboesa
Contra o fundo de coníferas altas e arbustos ornamentais como bérberis, uma rosa da variedade Perfume Azul ficará linda. E, recentemente, esta flor tem sido ativamente usada como plantio ao longo da cerca, que é entrelaçada com clematis.
História de criação da variedade
A variedade Blue Perfume foi criada no viveiro alemão Tantau no final da década de 70 do século passado. A propósito, agora funciona, os criadores confiam nele e ficam felizes em usar seus serviços. O Blue Perfume (a variedade também é chamada de Blue Parfume, TANfifum, TANifume, assim como TANtifum, Violette Parfum) é uma rosa azul, uma cor impossível no ambiente natural obtida pelos criadores. O fato é que o gene da delfinidina, responsável pela cor azul, a princípio não é encontrado nas rosas. Portanto, apenas um longo caminho de procriação ajudou os especialistas alemães a alcançar um tom suave e romântico. Durante 10 anos, eles foram obter uma cor exclusiva e tiveram a ideia de introduzir o gene da viola no genótipo da rosa, o que aconteceu. É verdade que por trás da ostentação externa ainda não é uma imunidade muito ideal.
Descrição da variedade
A planta pertence ao grupo dos chás híbridos, destinados ao cultivo para corte, podendo ser encontrados tanto em plantios isolados como em grupo. É verdade que em alguns lugares dá para reclamar do tamanho das plantas: o caule não é muito alto, não é ideal para o corte. Mas esta é uma visão subjetiva.
Pode ser cultivado em canteiros e recipientes. A flor é pintada de roxo-lavanda, uma cor bastante complexa. Mas quando ele se abre, ele se ilumina. O interior do botão permanece lilás. A rosa azul e azul é chamada condicionalmente: muitas fotos do catálogo são processadas em editores de fotos, portanto não mostram a cor original.
O botão tem formato alongado, a flor é cálice, grande em tamanho, o diâmetro das pétalas pode chegar a 11 cm. Há 45 pétalas na rosa Perfume Azul, uma, duas ou três flores podem crescer no caule. O aroma da casta é a baga, na sua inebriante composição aromática encontram-se notas de morango e framboesa. O arbusto é compacto, a rosa não ultrapassa os 70 cm, tem até 60 cm de largura, é uma planta fortemente frondosa com folhas verdes escuras.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem é um tom claro e complexo, ou seja, a decoratividade da planta em primeiro plano. A variedade é resistente a geadas severas, o que a torna atraente para o cultivo na Rússia e em regiões com clima não muito ameno. Não é a planta mais exigente com um aroma incomum que pode competir em brilho com cor.
Mas a variedade não possui imunidade persistente, o cultivo exige força e observação da planta, principalmente em clima úmido e chuvoso, que a Rosa Perfume Azul não tolera. Se as chuvas forem frequentes, é muito provável que o botão não se abra, apodreça. Isso significa que a variedade é exigente para regar, a planta só pode ser regada pela raiz.
Características de floração
A rosa floresce de junho a outubro, refere-se ao re-florescimento. A floração será abundante, durando até a geada. Mas para que o apodrecimento não aconteça antes do tempo (devido às mesmas chuvas), pode-se fazer um abrigo para arbustos em períodos desfavoráveis - até mesmo um guarda-chuva comum salva.
As rosas em flor têm uma aparência excepcionalmente elegante, uma onda elegante vai ao longo da borda das pétalas, às vezes parecem rasgadas, mas isso é apenas para o benefício da decoratividade da planta. Uma onda de floração geralmente dura 3 semanas ou um pouco mais e, então, até o final do verão, as rosas aparecerão separadamente.E se agosto for quente, haverá uma segunda onda em setembro. Alguns produtores reclamam que não esperaram pela segunda onda de floração, reclamam do material de plantio defeituoso. Mas, provavelmente, o problema está em condições climáticas não ótimas.
Aterrissagem
As rosas-chá híbridas são mais bem propagadas por estacas, e o Blue Perfume não é exceção. Fazer isso está na linha de chegada da primeira onda de floração. O corte é a parte central de uma haste anual, que tem um comprimento de até 15 cm, sendo que o corte superior será horizontal e o inferior será feito em um ângulo de 45 graus. As folhas são completamente cortadas do terço inferior da estaca, as restantes são encurtadas em dois terços. Um corte oblíquo é polvilhado com um estimulante de formação de raízes.
As mudas são plantadas em um ângulo de 60 graus em uma mistura de perlita, areia ou fibra de coco com lascas de turfa. Profundidade de plantio - 2 cm ou um pouco mais. De cima, a flor precisa ser coberta para criar uma estufa. A rosa vai criar raízes em 3-4 semanas. Se o clima for quente, a planta vai abrir terreno no outono, mas se não houver calor é melhor esperar a primavera. A flor vai crescer bem em sombra parcial em solo preto ou solo ácido.
Crescendo e cuidando
Você não pode chamar a variedade de particularmente caprichosa, mas não pode deixar uma rosa completamente abandonada. Na primeira época, após o plantio e durante a floração, a flor deve ser regada a cada 2-3 dias. Todas as outras vezes - uma vez por semana. O solo deve ter tempo para secar 5 cm para dentro. É necessário regar a flor estritamente na raiz com água mole e não fria. Vale a pena alimentar o Blue Perfume 4 vezes por estação: no início da estação ativa - com matéria orgânica (composto ou húmus), na época da floração e até o final da primeira onda de floração - com curativos complexos. No final do primeiro mês de outono - potássio e fósforo.
Poda
Não é necessário forçar um arbusto, mas a higienização é necessária. Até que o movimento ativo dos sucos comece, é necessário se livrar dos brotos quebrados e congelados. No outono, quando a rosa vai para a cama, os botões desbotados são cortados com uma ferramenta estéril, pois removem os rebentos secos e danificados por uma praga e doenças.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa tolera bem o inverno, mas se as geadas prometem fortes (a partir de -25), será necessário organizar um abrigo para ela. Às vezes, os floricultores simplesmente adicionam húmus à base do arbusto, formando um monte não muito alto de 20 centímetros. Folhas caídas ou ramos de abeto são colocados no topo do monte. Os galhos do arbusto devem ser amarrados, cobertos com uma capa especial, uma caixa de papelão ou material que não deixe o ar passar, em algumas camadas.
Doenças e pragas
Há boas notícias - esta variedade não tem medo de doenças especialmente perigosas. Portanto, a prevenção regular de ataques de pragas pelo Blue Perfume simplesmente não é necessária. É verdade que se o tempo está chuvoso e pode se arrastar, você precisa borrifar o solo sob o arbusto com uma solução fungicida e fazer isso duas vezes por mês. Os ácaros da aranha e os rolos de folha não estão interessados nessas flores, mas os pulgões não são tão exigentes e podem atacar uma rosa. Na maioria das vezes pode ser visto no topo dos brotos, nos botões e nas folhas em flor - suga o suco da flor, levando ao ressecamento dos tecidos afetados.
A propósito, os pulgões são frequentemente atraídos por viburnum, amora, capuchinha e petúnia plantados ao lado da rosa. Não é necessário que uma rosa desta variedade coexista com eles. Esta será a melhor prevenção de ataques de pulgões. E também pode ser pulverizado com espuma de sabão em pó comum, infusão de cinza de madeira ou solução de refrigerante.
Mesmo em seu "círculo" de variedades de chás híbridos, o Blue Perfume se distingue claramente por sua delicada cor pitoresca. E pétalas com bordas pendentes características apenas enfatizam a originalidade da planta e motivam os floricultores a escolher esta variedade entre muitas outras.