- Autores: Tom Carruth
- Sinônimos de nomes: Blue Eden, Wild Blue Yonder
- Ano de criação: 2004
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: roxa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-11
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: cítrico com notas de especiarias
As rosas roxas sempre despertam maior interesse tanto entre os residentes de verão quanto entre os compradores. Essa cor é menos comum do que os tons clássicos de branco, vermelho e rosa. As variedades roxas podem ser cultivadas independentemente, decorando jardins e parcelas com elas de forma eficaz. Por exemplo, você pode escolher a variedade Blue Eden para criar um contraste com outras culturas.
História de criação da variedade
A variedade Blue Eden apareceu na América, o cientista Tom Carruth estava empenhado em sua seleção. A rosa chá híbrida foi criada em 2004, mas apresentada à comunidade apenas em 2006. A variedade possui vários sinônimos para o nome: Blue Eden, Wild Blue Yonder. Curiosamente, a variedade resultante foi a primeira rosa roxa a ser apreciada e reconhecida pela American Rose Society.
Descrição da variedade
Os arbustos de tamanho médio com ramos retos têm uma altura de 100-140 centímetros e atingem quase um metro de largura. As plantas são abundantemente cobertas por uma grande folhagem verde-esmeralda.
Os botões do cálice têm uma cor púrpura escura-bordô, e as flores já desabrochando tornam-se roxas com uma borda bordô. O centro da flor é pintado em tom branco-creme, os estames são amarelos. A cor desta rosa é muito rica, brilhante e extraordinária. No entanto, as flores em taça não diferem em variedade.
A variedade tem flores grandes, o diâmetro padrão das rosas é de 8-11 centímetros. Pelo número de pétalas, as rosas são moderadamente duplas, cada uma contendo 25-30 rosas. As rosas crescem em inflorescências de flores baixas compactas, 3-5 flores podem aparecer no caule. As pétalas emitem um aroma intenso, que é uma mistura de frutas cítricas com um leve toque de especiarias.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do Blue Eden é, obviamente, a cor extraordinária das pétalas. É muito raro e sempre se torna um assunto de interesse. Rosários com esta flor são muito impressionantes, e como a rosa tem um curto período de descanso entre a floração, você pode apreciar a beleza dos arbustos quase constantemente. A planta não sente desconforto com o calor e pode tolerar geadas. Raramente é exposto a doenças.
As únicas desvantagens do Blue Eden são a dificuldade em encontrar material de plantio e a resistência média à chuva.
Características de floração
Aqueles que escolheram esta rosa para seu jardim podem esperar a floração em maio. Desvanecendo-se, a variedade entra em um curto período de dormência, alguns residentes de verão podem nem perceber. A floração ondulada continua até outubro, e nas regiões quentes até novembro, enquanto os arbustos florescem abundantemente até o último momento, sem reduzir o número de inflorescências.
Uso em paisagismo
Os arbustos Blue Eden são bastante grandes, eles crescem bem, então será interessante olhar em um único plantio em algum lugar de destaque. Aqueles que formam plantações inteiras de rosas são aconselhados a plantar esta variedade em um grupo de vários arbustos. Se você quiser criar um contraste, rosas roxas podem ser combinadas com variedades brancas ou amarelas. O desembarque também é realizado em canteiros de flores, próximo ao meio-fio. No corte, essas flores não são menos boas, pois duram muito tempo.
Regiões em crescimento
Blue Eden gosta de um clima quente e seco com um mínimo de chuva. Portanto, é comum o cultivo dessa rosa no sul do país.Eles estão tentando cultivar em áreas frescas, por exemplo, nos Urais. No entanto, para áreas com verões chuvosos, embora quentes, a variedade não é recomendada.
Aterrissagem
As rosas podem ser plantadas em áreas totalmente iluminadas e semi-iluminadas. Em uma área ligeiramente sombreada, eles serão ainda mais brilhantes. Recomenda-se plantar em uma área com solo preto, mas solo argiloso também será confortável para a planta. Mas terá que ser preparado com antecedência, na safra anterior, enriquecendo-o com matéria orgânica. A melhor acidez para o Blue Eden é de 6 pH.
O plantio de uma muda é feito da maneira clássica. As plantas são colocadas em buracos cavados em algumas semanas, cuidadosamente cobertas com terra ao longo das bordas, que deve ser constantemente socada. O local de inoculação é colocado alguns cm abaixo do nível do solo. A planta regada deve ser protegida da exposição direta ao sol durante os primeiros 10-14 dias.
Crescendo e cuidando
As rosas azuis do Éden não precisam de cuidados específicos. Para manter as pétalas sempre brilhantes, você precisará regá-las algumas vezes por semana. À noite, após o pôr do sol, você pode polvilhar os arbustos. Na manhã do dia seguinte, afrouxe levemente o solo próximo às plantas. A remoção de ervas daninhas é reduzida ao mínimo com palha seca ou serragem.
Em abril-maio, o Blue Eden é alimentado com matéria orgânica líquida diluída ou uma solução de ureia. Com o início do verão, a alimentação com superfosfato e cinza de madeira torna-se mais aceitável. Você também pode comprar misturas prontas para rosas.
A floração no primeiro ano pode ser permitida, mas é melhor limitá-la para que a rosa possa ganhar força para a próxima estação. A poda no início da primavera é obrigatória, deixando brotos fortes e saudáveis nos arbustos. De junho a setembro, as inflorescências secas são arrancadas e, em outubro, podados os ramos, que se tornaram muito fracos ou secos durante a estação.
A lista de cuidados com a cultura também inclui a organização de um abrigo para o período de ondas de frio. O Blue Eden, cultivado no sul, será capaz de sobreviver à geada se for coberto com húmus e ramos de abeto. Em latitudes mais ao norte, um abrigo com estrutura de plástico está sendo preparado. Se a temperatura no inverno não cair abaixo de -7, então os arbustos não precisam de nenhuma medida de preparação. Em geral, seu limite de temperatura é 18-23 graus abaixo de zero.
Doenças e pragas
A genética da casta é muito boa, é ela quem lhe confere imunidade quase total às doenças típicas destas flores. Os residentes de verão raramente realizam a profilaxia, geralmente os arbustos não precisam dela. No entanto, podem ocorrer casos de infestações de insetos. Se você examinar cuidadosamente os arbustos, poderá notar imediatamente a presença de pulgões, lagartas e ácaros. Um pequeno número de parasitas permite o uso de remédios populares. E também os jardineiros notam que a variedade é apreciada por caracóis e lesmas. Polvilhar com cascas de ovo raladas deve afastá-los do local.
Reprodução
Uma técnica aceitável aqui seria criar cortes. As variedades não se propagam com sementes de rosa, por se tratar de um processo muito longo que não garante a preservação das características varietais. Dividir um arbusto é estressante e também deve ser deixado para o prazo. As estacas são obtidas de arbustos jovens no final do verão, enraizadas em substrato úmido e aguardam adaptação. Você pode tentar multiplicar por camadas, mas o método nem sempre funciona.
Visão geral da revisão
O Blue Eden, de acordo com as marcas dos moradores de verão, está crescendo rapidamente. Os arbustos plantados enraízam-se bem em solos férteis, têm folhagem grande e brilhante e flores de cor invulgar com um centro contrastante. Os jardineiros adoram a aparência dessa variedade no design do site. Buquês deslumbrantes saem de rosas. A maioria dos residentes de verão observou que não houve casos de oídio e outros fungos.
E, no entanto, nem todo mundo gosta do formato da flor.Muitas pessoas preferem opções mais interessantes, mesmo apesar da cor das pétalas. O rápido crescimento da cultura para alguns tornou-se um ponto negativo: os moradores de verão não têm tempo para podar, o mato cresce, ocupa muito espaço. Parece um quadril, o que também se torna uma desvantagem para os produtores individuais.