- Autores: Peter J. James
- Apareceu ao cruzar: Beleza natural x mistura de pólen (vinho de verão x SCRIVbell)
- Sinônimos de nomes: Blue for You, PEJamblu, Pacific Dream, Pejamblu, Honky Tonk Blues, Ellerines Rose
- Ano de criação: 2006
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: roxa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
Das rosas da classe floribunda da seleção inglesa, destaca-se a variedade Blue Fo Yu (a variedade tem uma grande linha sinônima - Blue for You, PEJamblu, Pacific Dream, Pejamblu, bem como Honky Tonk Blues e Ellerines Rose). É uma flor roxa elegante com um aroma frutado intenso.
Descrição da variedade
Pela sua retirada, deve-se agradecer ao britânico Peter James, que conseguiu trazer à tona a rara beleza da rosa em 2006. Ele foi capaz de obter uma flor aromática roxa cruzando a Beleza Natural e uma mistura de pólen (Vinho de Verão x SCRIVbell). E como resultado, ganhei uma rosa adequada para o corte e para o cultivo padrão, para plantio individual e em grupo, para plantio de canteiro.
O botão é roxo com um tom rosado, a flor em si é roxa a azul com traços brancos expressivos. A cor é brilhante e rica. O botão tem formato pontiagudo, a flor é em forma de taça, de tamanho médio, chegando a 8 cm de diâmetro, pelo número de pétalas é considerada semidupla, possui 15 a 18 pétalas, as flores estão localizadas em inflorescências. Um caule pode ter de 3 a 7 flores.
O arbusto desta variedade é vigoroso, a altura do arbusto pode ser de um metro (mas mais frequentemente 80-90 cm). As folhas são verdes, de tamanho médio, com espinhos no caule. Você precisa cultivar uma rosa Blue Fo Yu em um local protegido de ventos frios. É uma variedade bastante resistente a doenças, mas também tem medo de chuva e demonstra a necessidade de abrigo. Mas ele está calmo em relação ao calor e ao gelo.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens são a cor rara da flor, o charme e sofisticação da planta, que em qualquer projeto paisagístico bem cuidado parecerá apropriado e convincente. Ela floresce abundantemente, o que também é uma vantagem, o crescimento do arbusto é avaliado como bom. E, em geral, a variedade é despretensiosa, o que permite que até mesmo os floricultores novatos a cultivem. Entre as desvantagens estão a baixa resistência à chuva e a escolha cuidadosa do local. Mas todos esses momentos podem ser resolvidos, e as vantagens da variedade prevalecem claramente sobre as desvantagens.
Características de floração
A floração abundante torna esta variedade muito competitiva, e o processo de floração também é longo, porque Blue Fo Yu pode definitivamente solo no local. O período de floração começa em junho e vai até setembro. É uma cultivar em re-florescimento com uma abertura lenta do botão. O botão abre-se com as mais delicadas pétalas azul-lilás claras com uma tonalidade lilás, enquanto a base das pétalas é branca.
Vale ressaltar que a rosa desta variedade não floresce por muito tempo, é justamente durante a sua permanência em forma de botão que muitos cultivadores a adoram. E graças às pétalas dobradas, você pode apreciar o quão elegante é a forma da planta. As flores são semi-duplas. O aroma das rosas é forte, expressivamente frutado, mas ao mesmo tempo totalmente discreto.
Uso em paisagismo
Se você quer se concentrar na planta, é melhor se limitar a plantações individuais. Mas uma rosa ficará bem em um jardim de rosas se estiver repleta de uma paleta de tons suaves e românticos. Em um canteiro de flores perto da própria casa, é em estilo bem inglês, fresco e aconchegante. A variedade permite que você crie arranjos de flores originais que irão enfatizar o padrão da paisagem, criar um ornamento de planta viva.Acredita-se que esta variedade demonstra a melhor combinação com rosas-chá híbridas.
Aterrissagem
Você precisa plantar uma rosa na sombra ou na sombra parcial, porque o sol forte simplesmente queimará a planta. A flor também não tolera correntes de ar. Não plante em locais baixos e pantanosos. Uma cova para o plantio é cavada com antecedência para que o solo tenha tempo de se assentar. Se for decidido plantar vários arbustos de uma vez, o intervalo entre eles deve ser de meio metro.
O tamanho da cova deve inicialmente exceder o tamanho do sistema radicular. A profundidade da cova é geralmente de 60 cm. O fundo é drenado e, em seguida, dois terços preenchidos com solo de grama, uréia e cinzas misturadas com areia. Na muda, é preciso espalhar com cuidado o sistema radicular, colocar no centro e polvilhar com terra. No círculo próximo ao tronco, tampe o solo, então é bom lançar a terra.
Uma rosa é plantada em um lugar permanente na primavera, enquanto o solo deve aquecer com segurança até +12. Se a geada retornar, a flor deve ser coberta com material não tecido. É melhor plantar a planta à noite, mas com tempo nublado é possível durante o dia. E por alguns dias a flor precisa ser coberta com algo para evitar queimaduras. Já agora, uma rosa desta variedade plantada em terra argilosa pode perder a cor.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar Blue Fo Yu, deve-se ter em mente que esta cultura não tolera umidade elevada, por isso é regada uma vez por semana. E é melhor se a rega for combinada com fertilizantes, minas ou orgânicos são usados. Mas se o arbusto acaba de ser plantado, não precisa de cobertura (geralmente fertilizantes são aplicados durante o plantio, pois o excesso resultará em um excesso de nutrição que é perigoso para a planta). No futuro, fertilizantes com nitrogênio, fósforo, potássio podem ser aplicados sob o mato.
Poda
É necessário manter a forma do arbusto - cortar e modelar sua copa. No início da primavera, é realizada a poda sanitária, durante a qual todos os brotos danificados são removidos. Mas a poda formativa deve ser feita para remover os ramos que crescem para dentro. Então, o formato da coroa ficará perfeito. No outono, a planta deve ser podada, deixando no máximo 30 cm de broto. E para que as bactérias não "venham correndo" para o local do corte, ele é tratado com verniz de jardim.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Então, quando já está mais perto do inverno, é melhor cobrir o círculo do tronco com uma cobertura morta de ramos de abeto. A planta é considerada resistente à geada, capaz de suportar temperaturas tão baixas quanto -20. Se uma rosa é cultivada em áreas de clima difícil, por exemplo, na Sibéria, antes da onda de frio, uma caixa é adicionalmente instalada na flor e coberta com algo não tecido. E no inverno, a neve é derramada ao lado da rosa para aquecer a planta.
Doenças e pragas
Esta variedade apresenta alta resistência a doenças e pragas. É resistente ao oídio, ferrugem e mancha preta - as principais doenças das rosas. Mas lagartas e pulgões podem muito bem atacar a planta. É necessário o uso de inseticidas de alta qualidade ou remédios populares analógicos, sem esperar o crescimento das escamas da lesão. E é melhor realizar o processamento três vezes - na primavera, depois da floração e na véspera do inverno. E se você plantar ervas aromáticas ao lado de uma rosa, é provável que as pragas não grudem na rosa.
Reprodução
O material de plantio pode ser caro, por isso vale a pena considerar o cultivo de mudas em casa. Você pode fazer isso cortando e dividindo o arbusto. O caule deve ter cerca de 10 cm (não é mais necessário), e há 3 botões vivos nele. Um pedaço de um rebento já lignificado deve ser cortado do arbusto-mãe. Esta é plantada em vasos com solo nutritivo, estabelece-se a rega regular e as raízes aguardam a formação de raízes, o que vai demorar cerca de um mês. Quando vários ramos aparecem no cabo, você pode plantá-lo no solo.
O método de divisão funciona assim: um arbusto-mãe é retirado com não mais de 4 anos, a planta escavada é dividida em partes com uma ferramenta estéril (cada uma com uma raiz).Uma planta separada é plantada no início da primavera ou um mês antes das geadas de outono. Esses arbustos, aliás, florescem mais cedo do que as mudas.