- Autores: Tom Carruth
- Sinônimos de nomes: Colina Blueberry
- Ano de criação: 1997
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: lilás
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 7-8
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Aroma: fruta e maçã
- Descrição do arbusto: denso, redondo, ereto, bem ramificado
A rosa floribunda de cor incomum de Blueberry Hill é capaz de se tornar a verdadeira rainha de qualquer jardim. Seu rico aroma e delicada beleza atraem a atenção de colecionadores interessados. A variedade é bastante termofílica, mas enraíza-se bem nas condições russas, tanto em estufas quanto em campo aberto.
História de criação da variedade
Blueberry Hill é uma rosa da seleção americana. Em 1997, foi introduzido pelo hibridizador Tom Carruth. Durante o cruzamento, foi usada a variedade de chá híbrido Cristallin e Playgirl floribunda. Em 2002, em Portland, Blueberry Hill recebeu medalha de ouro em exposição especializada.
Descrição da variedade
Esta rosa forma arbustos arredondados, densos e altamente decorativos. Os rebentos são eretos, bem ramificados. A altura média do arbusto varia de 90 a 130 cm, a largura é de 60 a 90 cm, quase não há espinhos nos brotos. As folhas são grandes, verde-escuras, com placas semibrilhantes.
As flores da rosa Blueberry Hill são grandes, com 7 a 8 cm de diâmetro, coletadas em inflorescências planas ou em forma de taça. A cor principal é o lilás, transformando-se em uma delicada lavanda. As flores são semi-duplas, com 12-15 pétalas. Seu aroma é de média intensidade, com claras notas frutadas de maçã, doçura pronunciada.
Vantagens e desvantagens
Blueberry Hill chama a atenção não só pela cor espetacular das flores. A variedade distingue-se pela muito boa resistência à chuva, as flores não perdem o seu efeito decorativo durante os períodos de precipitação. Outras vantagens da planta incluem resistência à influência de fatores externos, enraizamento rápido, necessidades mínimas de manutenção. A variedade fica bem em buquês e plantações de jardim. Os arbustos são fáceis de podar devido ao número mínimo de espinhos.
Os contras também são óbvios. A desvantagem desta rosa é a curta duração das ondas de floração, a sua heterogeneidade, o lento desenvolvimento do arbusto à sombra.
Características de floração
Os botões dos arbustos formam-se abundantemente, de julho a outubro. A floração é ondulante.
Uso em paisagismo
Blueberry Hill encontra uma ampla variedade de usos em projetos paisagísticos. Ele pode ser usado para formar sebes, bem como casas de madeira e gazebos com elas. Ele se encaixa bem na composição dos slides alpinos. Cercada por um gramado verde com grama exuberante, essa rosa parece muito impressionante mesmo em uma plantação solo, transformando-se em um elemento brilhante de design de jardim.
Regiões em crescimento
É mais bem adaptado ao clima oceânico ameno da costa da Califórnia. Na Rússia, ele se enraíza bem no sul. Pode exigir termorregulação constante em climas temperados, mas também pode ser cultivado ao ar livre.
Aterrissagem
É melhor colocar a Blueberry Hill rose em uma área ensolarada e iluminada durante a maior parte do dia. A variedade enraíza-se bem na plantação de primavera, da 2ª década de maio ao início de junho. No sul, se pratica a transferência da muda para local definitivo no outono, até meados de outubro. O solo dessa rosa precisa ser solto e nutritivo, com adição de turfa, areia, húmus e uma pequena proporção de argila. Uma cova é cavada com 50 × 50 cm de tamanho.
Antes do plantio, será útil preparar as mudas encurtando as raízes para 300 mm e os brotos para 40 cm, depois a planta com sistema radicular aberto é enviada a um estimulador de crescimento por 24 horas. Ao mesmo tempo, o buraco é derramado com água e 2/3 cheio de terra. No dia seguinte, a rosa é plantada, com o local do enxerto colocado 2 cm acima da borda da fossa.
Crescendo e cuidando
A regra básica para cuidar de uma rosa Blueberry Hill é a repetição regular de ações. É importante monitorar sistematicamente a condição do solo na zona da raiz, cortar as corolas desbotadas e remover as folhas caídas.
Regar e alimentar
As rosas desta variedade requerem irrigação regular, em intervalos de 3-7 dias, tendo em conta a precipitação. Não tolera bem a seca. No outono, a rega é reduzida.
A cobertura é especialmente importante na primavera, após o despertar dos botões. Nesse período, uma solução líquida de verbasco é introduzida sob a raiz, com repetição após 14 dias. Com o início da floração, a planta é regularmente fertilizada com misturas de potássio e fósforo.
Poda
A roseira requer poda anual na primavera. Rejuvenesce a rosa, ajuda a cortar ramos inviáveis. Ao mesmo tempo, é realizada a formação do arbusto, o desbaste da copa. A floração longa e abundante será proporcionada por poda média com encurtamento dos brotos para 4-6 olhos, remoção completa dos caules com mais de 2 anos.
No final do outono, outro procedimento é realizado. Antes do início do tempo frio, todos os brotos são encurtados em 40 cm.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta variedade é muito resistente ao gelo, pertence à 5ª zona do USDA para este indicador. Abrigo para o inverno em campo aberto requer principalmente em zonas climáticas frias com temperaturas médias de inverno abaixo de -23 graus Celsius.
Doenças e pragas
Rose Blueberry Hill tem alta imunidade. A mancha preta e o oídio praticamente não são afetados. Se forem detectados sinais de fungos devido ao excesso de irrigação, o tratamento com fungicidas contendo cobre pode ser realizado. Entre as pragas de insetos, o perigo são os ácaros-aranha, pulgões.
Reprodução
As novas mudas são obtidas principalmente de forma vegetativa, por meio de estacas.
Visão geral da revisão
A variedade de rosas Blueberry Hill encontra fãs em todo o mundo, mas nas condições russas é considerada um convidado exótico. De acordo com felizes proprietários, ele se sente melhor em regiões com invernos úmidos e quentes, próximos às condições de sua Califórnia natal. As plantas são muito valorizadas por seu agradável aroma fresco e aparência de corte atraente. De particular interesse é a cor das pétalas, que varia de lilás a quase azul, dependendo da iluminação, das condições climáticas e da presença de sombra.
Os jardineiros observam que a primeira flor é sempre mais brilhante. Períodos repetidos de brotamento são menos exuberantes, os botões podem ser menores.
A principal desvantagem desta rosa é a sua termofilicidade, a necessidade de uma preparação cuidadosa para o inverno. Além disso, sem poda, a floração estará longe de ser exuberante e abundante.