- Sinônimos de nomes: Baccara Preto
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 7-8
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: compacto, vertical
- Altura do arbusto, cm: 80-100
- Período de floração: de junho a setembro
Para a maioria dos produtores de rosas, é uma questão de honra ter uma rosa Black Baccara (sinônimo - Black Baccara) em sua coleção. A variedade tem um tom castanho avermelhado tão profundo e aveludado que por fora parece quase preto. Considerando que as tentativas de trazer à tona uma rosa de cor preta real já duram mais de uma década e ninguém conseguiu chegar a 100% do resultado, podemos dizer que esta variedade é a mais próxima do desejado.
História de criação da variedade
O Black Baccarat foi criado na França e o trabalho continuou por muito tempo: os criadores da Casa de Meilland os iniciaram em meados do século passado. As variedades de rosas escuras Carte Noire e Celica foram usadas como variedades parentais. A rosa recebeu reconhecimento oficial em 2004.
Descrição da variedade
A variedade pertence ao grupo dos chás híbridos, caracterizada por arbusto ereto de até 1 metro de altura e diâmetro médio de 70 cm, brotos retos com pequeno número de espinhos e recobertos por folhagem brilhante e muito lustrosa. As folhas são coloridas de verde escuro com um leve tom avermelhado.
Cada haste produz um único botão de cálice de tons pretos e vermelhos que se transformam em ricos tons de marrom durante a floração. Uma flor de tamanho médio (7-8, às vezes até 12 cm) na cor não tem variegação nem bicolor. Flores densamente duplas e simples em forma de taça contêm de 40 a 45 pétalas de forma clássica e têm um aroma sutil.
Vantagens e desvantagens
Graças ao conjunto genético das plantas-mãe, a variedade tem excelentes qualidades como:
- botões apertados;
- abundância de floração;
- textura aveludada das pétalas;
- floração repetida e prolongada;
- forma perfeita de pétalas e flores;
- hastes retas e regulares, adequadas para a criação de arranjos de buquê.
A atratividade externa dos arbustos está além do elogio - esta é uma verdadeira extravagância de beleza viva. O bacará preto tem boa resistência ao calor, mas resiste fracamente à chuva.
Características de floração
Se falarmos sobre as características varietais da rosa, então sua floração ocorre no primeiro mês de verão e continua até setembro devido à capacidade do Bacará Preto de abrir o botão por um longo tempo, e então segurar a flor por tanto tempo (de 10 a 20 dias). A cobertura abundante de pedúnculos também é facilitada pelo fato de que se no início do verão apenas um botão aparece em cada haste do Bacará Preto, então na época de re-floração o ramo dos brotos dá um maior número de inflorescências (2- 3).
Uso em paisagismo
A variedade mostra 100% de adequação para projetos paisagísticos. A rosa é boa como solista e nas plantações em grupo, mostra perfeitamente as suas qualidades visuais e decorativas no contexto de castas brancas.
Regiões em crescimento
A variedade é caracterizada como uma subespécie de alta resistência à geada. A rosa é capaz de suportar temperaturas de -23-29 graus. A variedade é adaptada para as regiões sul e centro da Rússia, mas esta última exige a organização de um abrigo para o inverno.
Aterrissagem
A época de plantio ideal para o Bacará Preto é a estação do outono. Tal regime é justificado pelas características genéticas da cultura. Como a maioria das variedades rosadas, esta prefere invernos amenos e uma longa entrada na estação de crescimento.Uma rosa plantada no outono, depois de apenas 10 dias, já aumenta a massa de raízes finas. Na primavera, todos eles darão brotos, o que significa que um arbusto denso se formará rapidamente.
Depois do inverno, a rosa, junto com todos, entrará na hora do despertar e da formação da massa verde. O plantio de primavera é justificado apenas em regiões com invernos rigorosos, haverá um atraso perceptível no desenvolvimento da mata na primeira temporada. A profundidade da fossa é de 50x50 cm. É necessária uma camada de drenagem no fundo. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica, esterco ou húmus, superfosfato e fertilizantes minerais complexos são adicionados.
Crescendo e cuidando
A variedade prefere crescer em sombra parcial. A rosa cresce bem em solos soltos, respiráveis e bem drenados. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, fertilizantes minerais e ter um nível de acidez médio (pH - 4,6-6,5).
Após o plantio, cuidar de uma rosa consiste em regar, arrancar ervas daninhas, soltar ou aplicar cobertura morta, alimentar, podar e preparar o período de inverno.
- Rega. Realizado regularmente nos primeiros meses após o plantio nas primeiras horas da manhã ou da noite. Para um arbusto adulto, a rega torna-se moderada; em um verão chuvoso, não é realizada de forma alguma. A irrigação é feita pela raiz, evitando que caia nas folhas.
- Afrouxamento. Essa técnica ajuda a evitar a formação de uma crosta terrestre, satura a terra com oxigênio e quebra as raízes finas das ervas daninhas. O evento pode ser substituído por cobertura morta, usando turfa ou grama recém-cortada para isso.
- A remoção de ervas daninhas ajuda a cultura a sobreviver à competição por nutrientes.
- Top dress. A rosa adora estrume, por isso a cobertura ideal é regá-la com infusão de verbasco. No início da primavera, ela precisará de nitrogênio para estimular a formação de massa vegetativa. Em julho, as plantas precisam de fertilizantes de fósforo e potássio, em setembro, compostos de potássio são aplicados em cada arbusto.
- Poda. Na primavera, fazem um saneamento, retirando os rebentos velhos e doentes e cortando os talos até 4 botões. O outono é a época de poda máxima. Os brotos de verão são encurtados para 40 cm, os do ano passado são cortados.
Zona de robustez do Bacará preto do USDA - 5. Isso significa que a planta é capaz de resistir a geadas de até -29 graus. Nessas temperaturas de inverno, os arbustos são cobertos com ramos de abeto e fibra agrícola.
Doenças e pragas
A variedade é moderadamente resistente a algumas doenças fúngicas como o oídio, ferrugem e mancha preta. Em condições de tempo chuvoso prolongado e alagamento constante, a imunidade da planta diminui. Para fins de prevenção, a cultura é tratada com sulfato de cobre ou agentes protetores especiais para rosas. Na luta contra pulgões, cigarrinhas e tripes, são usados inseticidas.
Reprodução
O bacará preto é propagado, como a maioria das outras variedades e híbridos, de duas maneiras:
- vegetativo (estacas);
- dividindo um arbusto adulto e bem crescido.
Este último método é menos popular, pois as plantas com pelo menos 5 anos são adequadas para ele, o que os incapacita por muito tempo. A rosa está sob forte estresse, após o qual leva muito tempo para se recuperar. Durante a divisão, o arbusto é dividido em 2 partes. Um número maior de divisões não é recomendado: todas as peças podem morrer.
Os rebentos da época atual, crescidos e resistentes, são adequados para mudas. O talo não deve ser cortado do topo macio e flexível. O tronco deve estar bem amadurecido e forte. O comprimento do corte é de 10-20 cm, o corte inferior é oblíquo, o corte superior é feito em linha reta, em um ângulo de 90 graus em relação ao broto. As folhas são cortadas em um terço, evitando a evaporação excessiva da umidade. As estacas são mantidas em solução de estimulante da formação de raízes ou as rodelas são pulverizadas com ele. As estacas são plantadas em solo neutro, consistindo de uma mistura de areia de rio descontaminada de grão grosso, vermiculita ou turfa.As plantações são cobertas com agrofibra ou filme plástico, regularmente ventiladas e umedecidas.