- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Blanc Meillandecor, MEIcoublan, White Meidiland, White Meilland, Super Swany
- Ano de criação: 1987
- Grupo: cobertura do solo
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: roseta
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: denso, ramificado
Rosas brancas são ideais para a criação de parques no estilo inglês antigo. Variety Blank Meyandekor é adequado para a criação de arranjos de flores em paisagismo, será um grande sotaque. A cultura distingue-se pelo cuidado despretensioso, bela e longa floração.
História de criação da variedade
A variedade foi cultivada na França pela empresa de melhoramento Meilland em 1987. Pertence ao grupo de cobertura do solo. Tem vários nomes:
Blanc Meillandecor;
MEIcoublan;
White Meidiland;
White Meilland;
Super Swany.
Adequado para a criação de arranjos de buquê, crescendo em parques e territórios privados.
Descrição da variedade
O arbusto é denso e muito ramificado, sua altura não é tão grande quando comparada com outras variedades de rosas, apenas 50-60 cm. Em regiões de clima quente e longo verão, os brotos podem estender-se até 90 cm.
A largura da copa espalhadora é de 80 cm Os rebentos do arbusto são grossos, tornando-se gradualmente mais rígidos e apresentam uma coloração verde pálido. Eles também são abundantemente cobertos por numerosos espinhos claros que são bastante afiados. Portanto, é melhor manusear os arbustos com Blank Meyandecor com luvas grossas.
As folhas são grandes, brilhantes, de formato típico, com o bordo serrilhado.
As flores são em forma de roseta. São bastante grandes, com um diâmetro de 10-12 cm, a cor do botão é branca, é pálido na saturação. Não há variação e duas cores.
A flor pertence ao tipo densamente duplo. O número de pétalas em um botão é de 70-80 peças. Em uma haste, de 10 a 15 flores são formadas, todas elas com uma inflorescência multi-florida. O aroma é fraco, quase imperceptível.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da variedade é que ela é resistente ao gelo. Ao mesmo tempo, o arbusto tem boa tolerância à chuva. As pétalas praticamente não sofrem com chuvas fortes.
O brilho das flores chama a atenção. É pela cor branca pura que a cultura costuma ser escolhida nos arranjos de flores.
A variedade tem imunidade relativamente boa a várias doenças fúngicas (mancha preta, oídio).
Entre as desvantagens, destaca-se que será necessário escolher cuidadosamente um local de pouso. A cultura não gosta de áreas muito escuras, mas ao mesmo tempo não pode ficar ao sol por muito tempo.
É necessária uma poda constante, caso contrário podem aparecer insetos ou fungos.
Características de floração
Rosa Blanc Meyandecor é uma representante das culturas com múltiplas flores. O período de floração começa em junho e vai até outubro.
A primeira floração é sempre mais abundante que as repetidas. Devido aos grandes botões, a folhagem do arbusto é praticamente invisível.
O reflorescimento ocorre apenas quando os botões desbotados anteriores foram cortados.
Uso em paisagismo
A variedade é muito utilizada em paisagismo, dando um toque sofisticado a qualquer composição.
As flores podem ser plantadas ao longo de caminhos, em canteiros e em grandes vasos. E também adequado como decoração para slides alpinos.
Nos buquês, além das rosas, costuma-se usar flores que acompanham: íris, sinos, margaridas e galhos de thuja.
Aterrissagem
O local de pouso deve ser escolhido aberto, mas ao mesmo tempo ligeiramente sombreado.Não plante próximo a árvores frutíferas, pois elas criarão muitas sombras.
Evite a exposição direta ao sol no mato. Não apenas as pétalas de rosa sofrerão com isso, mas também as folhas, que podem se queimar e começar a se enrolar em um tubo.
A seleção de mudas também desempenha um papel importante. Seu sistema radicular deve ser ligeiramente ramificado, folhas sem manchas ou escurecimento, e todos os brotos devem ser fortes e densos.
Antes do plantio, a muda é ligeiramente podada, restando apenas 3-5 botões. As raízes podres também são removidas.
Imediatamente na noite anterior ao plantio, a muda é mergulhada em uma solução especial de "Kornevin", mas não mais do que 12 horas. Em seguida, as raízes são embebidas em argila úmida, na qual foi diluído esterco de vaca.
No local selecionado, é necessário cavar um buraco, que tem uma proporção de 60x50x70 cm. É necessário que no máximo 5 plantas caiam em 1 m2.
A drenagem de tijolos quebrados, pequenas pedras, entulho ou seixos é despejada no fundo do buraco. A drenagem é preenchida com solo fértil e uma pequena quantidade de fertilizante.
A cava é preparada com antecedência, cerca de 2 semanas de antecedência.
O plantio deve ser feito com cuidado, é preciso abaixar a muda gradativamente, endireitando todas as raízes. O colo da raiz deve ser aprofundado 4 cm abaixo da camada de solo. Tudo é coberto com terra e cuidadosamente compactado, e então abundantemente derramado com água.
Crescendo e cuidando
Você pode cultivar uma rosa não apenas com mudas, mas também com sementes. A opção pela semente é mais difícil, pois requer não só muito tempo, mas também experiência.
As sementes de rosas são um tanto semelhantes ao trigo sarraceno, marrons e igualmente volumosas.
O material da semente é pré-tratado com peróxido de hidrogênio antes do plantio. As sementes são semeadas em caixas de mudas e germinam a uma altura de 15-20 cm.O novo arbusto deve ter vários brotos e folhas fortes. É necessário transplantar a muda até que os primeiros botões comecem a se amarrar.
Os cuidados subsequentes com o arbusto devem incluir:
rega;
curativo superior;
afrouxando o solo;
poda;
preparação para o inverno;
pulverização preventiva.
Regar e alimentar
A rega é realizada 1-2 vezes por semana, dependendo das condições meteorológicas e da disponibilidade de cobertura morta. E também é necessário selecionar corretamente outras flores no canteiro para que todos tenham um regime de rega igual. A rosa não gosta de solo muito úmido.
A cobertura inclui nitrogênio, potássio, cálcio e fósforo. Você também pode usar cinzas de madeira e solução de esterco de aves.
Poda
A poda é feita estritamente no tempo previsto. Na primavera, todos os brotos quebrados e congelados são removidos. No verão, o arbusto é encurtado, os botões desbotados são cortados e os brotos que começaram a crescer horizontalmente também são removidos. No outono, toda a folhagem, todos os botões são removidos, e os arbustos também são ligeiramente aparados, para que seja mais fácil cobri-los com a agrofibra.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O arbusto pode resistir a geadas de até -40 ° C. Mas é melhor criar condições favoráveis para que o arbusto possa realmente passar o inverno. Para isso, as agulhas de abeto devem ser colocadas na base das hastes. É coberto com uma pequena camada de areia, e ramos de abeto são colocados no topo. Todos os brotos são cuidadosamente removidos dos suportes e colocados em ramos de abeto. Não coloque os brotos em solo descoberto, eles podem congelar e os insetos também podem danificá-los.
Então tudo é coberto com agrofibra e filme.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, a rosa Blanc Meyandecor é atacada pela podridão cinzenta. Em primeiro lugar, afeta os botões, cobrindo-os com uma flor branca. Para combatê-lo, os comprimidos de Glyocladin são escolhidos. Eles devem ser colocados sob a planta no início da safra e no final.
Após a remoção da tampa, um anel vermelho brilhante pode aparecer nos brotos, o que é chamado de queimadura infecciosa. Com o tempo, ele começará a escurecer e o broto morrerá.Para prevenir a propagação da doença, o caule é encurtado para uma parte saudável. O corte deve ser tratado com RanNet.
As pragas mais comuns são:
pulgão;
Forra;
centavo.
Eles são removidos manualmente.