- Autores: Stephens
- Sinônimos de nomes: Big Purple
- Ano de criação: 1985
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: framboesa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: com uma leve nota frutada
Ao escolher rosas de chá híbridas, os jardineiros geralmente preferem opções com flores grandes. Isso é exatamente o que Big Purple será - uma linda rosa dupla da antiga seleção.
História de criação da variedade
Big Purple tem uma história de criação muito interessante. Enquanto outras variedades são cultivadas principalmente por criadores experientes, esta foi criada por uma secretária simples que amava essas lindas flores. Seu nome é Pat Stevens e, na década de 1980, ele fez a papelada em uma comunidade de rosas na Nova Zelândia.
Pat pensou independentemente na imagem da rosa que gostaria de receber. Ele estava procurando uma maneira de criá-lo por um longo tempo, e finalmente ele o fez. Uma linda rosa com pétalas framboesa-púrpura foi apresentada ao mundo, e uma simples secretária na hora ficou famosa, pois a flor parecia tão linda que parecia ter sido criada por um criador com muitos anos de experiência. Rose participou de exposições e ainda recebeu um dos melhores prêmios.
Descrição da variedade
Os arbustos Big Purple vigorosos crescem retos e bastante compactos. Dependendo das condições climáticas externas, podem atingir alturas de 1,2 a 1,75 metros, o perímetro da planta é de 100 centímetros. Os caules verde-castanhos são cobertos por uma folhagem verde-escura de tamanho impressionante e espinhos esparsos. As bordas da folhagem são todas em pequenos entalhes, ligeiramente caídas.
As flores da rosa Big Purple são grandes, em forma de xícara, densamente duplas. Apenas um espécime de flor cresce em cada haste, contendo até 45 pétalas delicadas. A rosa tem uma cor interessante e peculiar. Em climas quentes e sem precipitações, as flores cintilam com tons de framboesa e roxo escuro. À medida que murcham, tornam-se quase roxos. Se você plantar a rosa em um local sombreado, pode esperar botões roxos desde o início. Os botões se abrem bem devagar, como se tentassem prolongar a impressão. Exalam um aroma muito forte e frutado.
Vantagens e desvantagens
Big Purple tem pontos fortes e fracos. Vamos começar com os primeiros:
é uma variedade de flores grandes, perfeita tanto para o corte como para a decoração de jardins;
a tonalidade das pétalas, que muda dependendo da estação e das condições, é admirada por absolutamente todas as pessoas;
a rosa floresce por um longo tempo, lenta e suavemente dissolve as pétalas;
a planta aumenta gradativamente a intensidade do aroma, que ao final da dissolução torna-se rico e frutado;
A rosa roxa grande é relativamente despretensiosa em comparação com outras variedades, não tem medo do verão quente;
o arbusto tem forte resistência a doenças fúngicas.
Vamos listar os pontos negativos:
as flores não abrem na chuva;
o sol quase sempre faz com que as pétalas queimem rapidamente;
no final da floração do mato “calvo”, há pouquíssimos pedúnculos;
toda a beleza das flores só pode ser apreciada com revelação incompleta - quando o botão se abre e fica no mato por alguns dias, rapidamente perde sua aparência decorativa.
Características de floração
Os períodos de floração em Big Purple são ondulados. No final de maio ou início de junho, aparecem as primeiras flores.Após a floração, são substituídos por outros, mas as quebras entre as ondas são muito perceptíveis. No final do verão, aparecem duas a três vezes menos flores, o processo está diminuindo e, finalmente, termina em setembro.
Uso em paisagismo
Em primeiro lugar, as rosas Big Purple são cultivadas para corte. Mas embora eles ainda não tenham sido cortados, o jardim também está muito bem decorado. As roseiras costumam crescer perto de casas, cercas e vários edifícios, podendo ser interessantes para decorar a entrada do gazebo ou do terraço. O Big Purple é frequentemente combinado com coníferas e outras culturas. Esta variedade fica bem ao lado de flores de pêssego, brancas, amarelas e laranja.
Regiões em crescimento
Esta rosa chá híbrida pode ser usada para decorar lotes por residentes de verão da região de Moscou e regiões do sul. Não é recomendado para o plantio em áreas com verões chuvosos e frios.
Aterrissagem
Big Pearl cria raízes melhor se você comprar uma muda com sistema de raiz fechado. Para o plantio, os jardineiros são aconselhados a escolher abril, mas você também pode plantar em março, maio, outono. A muda é plantada em um buraco preenchido com uma camada de drenagem e parte de uma mistura de solo fértil. Após a colocação da amostra, o substrato é vertido, o local da inoculação deve ser aprofundado, 3 centímetros serão suficientes. Depois de alguns dias, quando o solo se assentar, você precisará adicionar outra pequena camada.
Crescendo e cuidando
Big Purple adora climas quentes e secos, lugares ensolarados. Deve haver uma sombra na zona de plantio de rosas ao meio-dia, isso é muito importante. O local deve ser ventilado, mas não deve ser ventilado o tempo todo. As áreas baixas são categoricamente inadequadas, assim como os solos de arenito. O solo no local do plantio das rosas deve ser solto, fertilizado, sem excesso de acidez.
As flores devem ser cuidadas, o que inclui:
rega regular com água aquecida;
cuidar do solo não é apenas capinar, mas também afrouxar constantemente;
fazer curativos;
corte por modo;
pulverização contra doenças e pragas;
construção de um abrigo para o período de inverno.
Regar e alimentar
Basta irrigar as plantas uma vez por semana. Se a seca se estabelecer, você pode aumentá-la em até duas vezes, mas não com mais frequência. No final de agosto, a rega é drasticamente reduzida e, no final de setembro, eles são completamente excluídos do horário de saída.
Será necessário alimentar a variedade várias vezes. Vale ressaltar que Big Purple quase não precisa de nitrogênio, como outras rosas. Mas isso se o solo for fértil e pré-fertilizado com matéria orgânica. No caso de tal substrato, apenas fósforo (primavera) e potássio (verão) podem ser alimentados.
Poda
A primeira floração de uma rosa recém-plantada não pode ser permitida, mas em agosto algumas flores ainda são deixadas para uma floração luxuosa mais tarde. A rosa cresce bastante densa, muitas vezes entrelaçada com outros arbustos, por isso deve ser desbastada. A poda média é realizada para todos os arbustos, deixando 2-4 gemas. Uma forte tosquia é realizada para rejuvenescer as plantas velhas e estimular o crescimento das recém-plantadas. Não se esqueça dos procedimentos sanitários.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Com o advento do frio, a rosa é cortada e batida. Para fazer isso, você pode pegar um solo de jardim simples, bem como húmus, substrato de turfa. Se você quiser fazer sem podar, os brotos terão que ser dobrados até o chão. Os ramos de abeto são colocados no topo dos arbustos.
O Big Purple de acordo com a classificação do USDA é referido como a 6ª zona em termos de resistência ao frio. Snaps a frio de –18 a –23 graus Celsius são permitidos para a variedade.
Doenças e pragas
Para Big Purple, as doenças da rosa não são perigosas: ela simplesmente não é afetada por elas, apesar de ser uma seleção antiga. Mas os insetos gostam muito do cheiro forte das flores. Bronzes, rolos de folhas, pulgões são apenas uma pequena lista de parasitas que podem se tornar uma dor de cabeça para o jardineiro. Portanto, o tratamento preventivo de arbustos deve fazer parte da prática diária de cultivo desta variedade.
Visão geral da revisão
O Big Purple costuma ser bem recebido. Os residentes de verão estão prontos a perdoar muito por flores duplas chiques com um aroma inebriante. Algumas pessoas compram guarda-chuvas especiais para se protegerem do sol. Assim, as rosas florescem ainda mais brilhantes. Note-se que quanto mais velho é o arbusto, mais curtas são as pausas entre a floração de que necessita.Os arbustos se reproduzem bem por meio de estacas; em poucos anos, toda a parcela pode ser plantada. Mas os residentes de verão insistem na necessidade de controle de pragas. Além disso, não são apenas parasitas populares de jardim, mas também gafanhotos que se alimentam de botões.