- Autores: Kordes
- Sinônimos de nomes: Berolina
- Ano de criação: 1984
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: amarelo
- Forma de flor: concha, centro alto
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-11
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: frutado
Rose tornou-se há muito tempo a rainha das flores, mas, apesar disso, existem variedades em seu reino que atraem atenção especial de jardineiros, floristas e paisagistas. A lista delas inclui uma linda rosa Berolina com uma longa história, que até um iniciante, que está familiarizado com os meandros do plantio e do cuidado, pode cultivar.
História de criação da variedade
A variedade rosa Berolina é fruto da imaginação de criadores alemães, que apareceu em 1984. A autoria da cultura pertence a Reimer Cordes, que deu ao mundo muitas variedades de rosas. A flor é cultivada em quase todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A rosa chá híbrida Berolina é uma planta forte e ereta. A roseira é caracterizada por abundante ramificação, caules flexíveis, longos e fortes com alguns espinhos pontiagudos, boa folhagem com folhas verdes escuras de tamanho médio e superfície mate brilhante, bem como um rizoma desenvolvido que penetra profundamente no solo.
Em um ambiente favorável, o arbusto se estende até 90-100 cm de altura.Nas regiões do sul, às vezes os arbustos crescem até 2-2,5 metros de altura. Devido ao crescimento moderado dos brotos laterais, os arbustos são compactos - até 50 cm de diâmetro. Até 5 flores grandes são formadas nas hastes.
Vantagens e desvantagens
A rosa alemã atrai o jardineiro não só pela sua aparência, mas também por outras inúmeras vantagens: elevada resistência ao gelo, excelente tolerância à chuva, em que as pétalas de rosa não aderem, floração abundante e prolongada, aroma pronunciado, bem como boa imunidade que protege contra muitas infecções virais. Entre as desvantagens da cultura, vale destacar a resistência média à seca, bem como a suscetibilidade ao sol, em que as pétalas se queimam.
Características de floração
Rosa Berolina é famosa por sua floração abundante. O período de formação de botões e florescimento de flores cai em junho-setembro. É característico que as rosas desabrochem em ondas, o que permite desfrutar da sua beleza quase continuamente durante 4 meses. Os botões altos, que lembram um vidro afiado, firmemente fixados nos galhos, são pintados de amarelo claro.
Tendo florescido, uma rosa em forma de xícara semi-dupla é caracterizada por uma estrutura densa que consiste em 30-35 pétalas distribuídas uniformemente. Uma flor grande chama a atenção com uma forma e volume graciosos - diâmetro de 10-11 cm. A cor de uma rosa é muito desafiadora - amarelo limão, às vezes se dilui com uma tonalidade avermelhada.
Uso em paisagismo
Este tipo de rosas é adequado para plantações individuais e para plantações em grupo. Eles geralmente são plantados em canteiros de flores, em jardins frontais, em pequenos jardins de rosas. Além disso, a variedade é ideal para cultivo em corte, pois as flores mantêm o frescor e o aroma por muito tempo. Devido ao seu apelo visual e preservação do frescor a longo prazo, a variedade rosa amarelo-âmbar é muito apreciada pelos floristas.
Aterrissagem
A flor é plantada na primavera - do final de março a meados de maio, e o plantio no outono também é possível do final de agosto a meados de outubro. No outono, as flores são plantadas nas regiões sul. Para o plantio, escolha uma área nivelada, protegida do vento e das correntes de ar. O local ideal será um lugar com calor e luz, onde não há um sol escaldante constante, do qual as pétalas das flores desaparecem.Também vale a pena considerar o fluxo de água subterrânea, que deve ser profundo.
É confortável cultivar arbustos em solos fofos, leves, férteis e enriquecidos com orgânicos. Além disso, o solo deve ter um bom sistema de drenagem e baixo índice de acidez. Via de regra, são loams leves.
Crescendo e cuidando
Antes do plantio, são preparadas covas com uma profundidade de 30-50 cm, onde se deposita a drenagem do cascalho e uma camada de fertilizantes misturados ao solo do jardim. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 50-60 cm, às vezes um metro é necessário. Após o plantio, as mudas são regadas abundantemente com água morna e o solo é compactado.
Os cuidados com as plantas incluem: regar com água sedimentada, afrouxar e sachar o solo, aplicar cobertura, poda higiênica de arbustos, prevenção de infecções fúngicas, abrigo para o inverno. Além disso, às vezes é necessária uma liga para arbustos maduros.
Regar e alimentar
Regar as roseiras é recomendado todas as semanas, e duas vezes mais durante os períodos de seca. Para irrigação, é necessária água parada ou morna. A cobertura é aplicada duas vezes durante a estação de crescimento - misturas contendo nitrogênio são necessárias no início da primavera e misturas de fósforo-potássio durante o verão. É preciso lembrar que os fertilizantes nitrogenados são aplicados a partir do terceiro ano de vida do arbusto.
Poda
A poda é realizada três vezes. Os brotos congelados são removidos na primavera e os ramos são encurtados. No outono, a poda sanitária é realizada, se necessário, desbaste dos arbustos. Os botões murchados são removidos durante o verão.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar de sua resistência à geada, as roseiras precisam de isolamento para o inverno. Na região sul, há montes e cobertura morta suficientes. Em regiões com invernos rigorosos, as roseiras são podadas e cobertas com serapilheira ou fibra agrícola.
Doenças e pragas
A imunidade forte fornece proteção contra doenças fúngicas. Se a tecnologia agrícola for violada, as flores podem adoecer com ferrugem, oídio, mancha preta, cercospora e murcha viral. Além disso, os arbustos às vezes são atacados por moscas-serras, vermes da folha, pulgões e babadores.