- Autores: Terra Nigra
- Sinônimos de nomes: Chocolate Branco
- Ano de criação: 2016
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: branco, creme
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: compacto, com brotos verticais
As rosas brancas sempre foram muito populares entre os jardineiros e são consideradas especialmente bonitas. O Chocolate Branco Rosa distingue-se pela sua deliciosa aparência, facilidade de tratamento e capacidade de crescimento em qualquer condição climática. Até mesmo um iniciante é capaz de cultivar um arbusto em seu site.
Descrição da variedade
A variedade foi criada em 2016 pela empresa holandesa Terra Nigra. Os especialistas criaram uma variedade de rosas-chá híbridas cortadas, que não perdem a aparência quando cortadas em 2 a 3 semanas.
Apesar de o Chocolate Branco pertencer às variedades brancas como a neve, na verdade, isso não é inteiramente verdade. A cor principal das pétalas é o branco cremoso, a lembrar o leite cozido, apenas a meio dos botões, devido à alta densidade, a tonalidade torna-se próxima do chocolate branco. A saturação da cor é pálida, não há variação.
O formato dos botões é clássico, em forma de xícara. O tamanho das flores é bastante grande - 10-12 cm de diâmetro. Um grande número (45-55 peças) de pétalas grandes cria uma flor densamente duplicada. Via de regra, 1 botão é formado em uma haste, menos freqüentemente vários nas inflorescências. O aroma da planta é fraco.
Os arbustos tornam-se compactos, com rebentos eretos. Em média, a altura do arbusto é de 100-120 cm e a largura de 50-60 cm Esta variedade é popular não só pela sua bela aparência, mas também pela quase total ausência de espinhos nos brotos.
Vantagens e desvantagens
Vantagens:
altas propriedades decorativas;
resistência a indicadores de baixa temperatura e doenças fúngicas;
floração contínua e longa, até a primeira geada;
resiste perfeitamente tanto a um período seco como a muitas chuvas.
Desvantagens:
a flor praticamente não tem aroma;
os botões nunca se abrem totalmente.
Características de floração
A rosa do Chocolate Branco desabrocha abundantemente, que se prolonga ao longo da temporada, até às primeiras geadas. Os arbustos são cobertos por botões elegantes devido ao reflorescimento.
Aterrissagem
Antes de plantar esta variedade em seu site, você deve escolher cuidadosamente um local para ela. O local deve ser ensolarado e protegido de correntes de ar. Melhor se você plantar uma rosa perto de uma cerca, sebe ou casa. A planta prefere crescer em solos ligeiramente ácidos, com boa permeabilidade ao ar e nutrientes suficientes. E também no plantio, deve-se levar em consideração a distância entre os arbustos, que deve ser de no mínimo 100 cm.
Crescendo e cuidando
A melhor opção para o cultivo de roseiras é plantar mudas. No entanto, o material de plantio também deve ser escolhido corretamente. Então os arbustos criarão raízes bem e não farão mal no futuro. É preferível escolher rosas com sistema radicular fechado. Mas se essas mudas não puderem ser compradas, antes de plantar a planta, ela é deixada por várias horas em água morna.
Por 1 sq. m não tem mais de 4 arbustos. O buraco é feito até 50 cm de profundidade, o volume das raízes é levado em consideração. Uma camada de drenagem, uma mistura nutritiva de solo com fertilizante, é colocada no fundo. O colar da raiz deve estar 3-4 cm abaixo do nível do solo. Depois que a muda é derramada abundantemente com água sedimentada, abalroada e colocada uma camada de cobertura morta.Para que a rosa enraíze melhor, depois do plantio é melhor regá-la com água e uma solução que estimule a formação de raízes.
O cuidado consiste em procedimentos básicos: regar, alimentar, soltar, prevenir doenças, abrigo para o inverno, poda sanitária. No primeiro ano após o plantio, as roseiras não podem florescer, os botões devem ser arrancados para que a planta não desperdice energia na floração.
Regar e alimentar
A rosa é uma cultura que ama a umidade que requer rega regular e abundante, bem como alimentação frequente. A secagem do solo é inaceitável. A planta precisa especialmente de irrigação durante o período de crescimento ativo e floração. Mas você não deve permitir a estagnação de água nas raízes. A rega é regulada de acordo com as condições meteorológicas.
A saúde e abundância da floração dependem em grande parte da cobertura de cobertura aplicada regularmente. No primeiro ano de plantio não é necessário alimento adicional para os arbustos, basta aquele que foi colocado na cova de plantio. No outono, antes do inverno, a planta é alimentada com fertilizantes de potássio.
No segundo ano de crescimento, na primavera, os arbustos são fertilizados com substâncias que contêm nitrogênio. Com o início da floração intensiva no final de junho - início de julho, a rosa deve ser alimentada com um complexo de fósforo-potássio.
Poda
O objetivo principal da poda é a finalidade sanitária e a modelagem dos arbustos, que é realizada na primavera (os brotos congelados são removidos) e no outono (os ramos danificados, verdes e doentes são cortados).
Para formar arbustos, a poda é realizada 3 vezes por temporada. Na primavera, os brotos altos são cortados para 8 botões, subdimensionados para 4. Os brotos nos quais ocorreu a floração são encurtados. No outono, a forma geral do arbusto é corrigida.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar de a variedade ser altamente resistente à geada (a planta pode suportar uma queda na temperatura de –18 ° C para –23 ° C), é necessário abrigo parcial. Para isso, os arbustos são recobertos com fibras de agrofibra ou ramos de abeto.