- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Belvedere, TAN96205, Rick Stein, Rikita
- Ano de criação: 2001
- Grupo: esfrega, arbusto
- A cor principal da flor: laranja
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: azedo
A roseira arbustiva Belvedere há muito se tornou uma fonte de orgulho para aqueles que a plantaram em seus terrenos. Uma planta despretensiosa cultivada em um viveiro conhecido por jardineiros de todo o mundo, que cria raízes notavelmente, mesmo em áreas frias.
História de criação da variedade
Belvedere se traduz como "vista maravilhosa". Esta bela rosa foi criada no viveiro alemão Rosen Tantau. Hans Jürgen Evers esteve envolvido na seleção. A planta foi cultivada em 1996, mas se espalhou desde cerca de 2001.
Descrição da variedade
O grupo ao qual pertence o Belvedere são os arbustos ou rosas pulverizadas. Arbustos vigorosos parecem muito bonitos, eles decoram o local maravilhosamente. Eles têm uma altura média de 100-120 centímetros, mas em climas quentes podem se estender até um metro e meio. Os brotos fortes e eretos não precisam de suporte, são perfeitamente capazes de formar flores sobre si mesmos. A folhagem brilhante não se diferencia em grandes dimensões, é pintada em tons de verde escuro.
Os botões laranja-escuros brilham à medida que florescem, tornando-se laranja-pêssego. As cores são muito brilhantes, suculentas, saturadas. O botão não aberto tem uma forma redonda, mas a flor será em forma de taça ou em forma de roseta. As rosas são grandes, podem ter 10-12 centímetros de diâmetro, algumas têm 13 cm. As flores são densamente duplicadas, contêm um número recorde de pétalas - de 80 a 95. As inflorescências têm poucas flores, podem aparecer no máximo três flores o caule, mas mais frequentemente é 1-2 ... O perfume de rosas sai de uma torta, especiarias orientais são claramente adivinhadas nela. A intensidade do perfume é média.
Vantagens e desvantagens
Scrub rose Belvedere tem as seguintes vantagens:
não precisa de cuidados constantes, é extremamente despretensioso;
floresce já no início do período de verão;
tem um aroma incomum, que é difícil de confundir com os outros;
pode suportar frio de até -30 graus Celsius;
na maioria dos casos, cria raízes fácil e rapidamente, mesmo em condições não muito favoráveis.
Mas também existem desvantagens. Portanto, o principal deles é o rápido desgaste das pétalas. Se a rosa está constantemente sob os raios escaldantes, o florescimento não agradará com o brilho das cores. Além disso, a rosa é moderadamente resistente à chuva. Algumas flores podem ser danificadas por ele. A última nuance não é a melhor resistência a algumas doenças fúngicas.
Características de floração
O Belvedere forma suas primeiras flores no início do verão. A floração inicial é especialmente abundante, então as flores começam a encolher, ficam menores, a cor não é mais tão brilhante. Os períodos de dormência são quase impossíveis de notar, a rosa substitui rapidamente os espécimes desbotados por novos. Em média, o final da floração pode ser esperado em outubro.
Uso em paisagismo
O objetivo original da rosa Belvedere é plantar em pequenos grupos. Mas essa não é a única maneira de usá-lo. A rosa parece ótima como uma tênia, esta plantação é ideal para um pequeno jardim. Mesmo um único arbusto vai decorar um pequeno espaço. A subespécie de matagal é frequentemente plantada ao lado de abetos, thujas. Este bairro parece muito harmonioso. Além disso, Belvedere se sente muito bem em um recipiente.Podem ser colocados recipientes com rosas no terraço, junto à entrada da casa, para decorar a entrada do terreno.
Regiões em crescimento
Rose Belvedere está disponível para cultivo em todo o país. É perfeitamente possível cultivá-lo nas regiões norte e sul. O principal é prestar atenção ao inverno.
Aterrissagem
A roseira-brava requer solo drenado rico em matéria orgânica. Para obter uma floração excelente, cave e fertilize o solo vários meses antes de plantar. É impossível colocar arbustos em locais úmidos e pantanosos.
O autor recomenda áreas ensolaradas, mas na verdade, a rosa deve ser colocada onde ficará parcialmente sombreada em determinados momentos do dia. Caso contrário, as pétalas não só queimarão, mas também se queimarão. As correntes de ar não são particularmente assustadoras, até mesmo benéficas, contribuindo para a secagem rápida de gotas individuais que caíram na folhagem e nas flores.
As covas de plantio devem ser preenchidas com uma camada de drenagem de 10 cm. O solo ideal consiste em areia (3 partes), húmus, turfa e composto (uma parte). Mas, da prática, segue-se que tudo, exceto areia, pode ser substituído por vermicomposto. Ele promove uma adaptação precoce. A muda é plantada de forma que o local do enxerto penetre alguns centímetros no substrato. O fim do plantio é a irrigação.
Crescendo e cuidando
Para as rosas desta variedade, a poda é de grande importância. Quando esquentar, deve-se fazer esse procedimento, deixando cerca de cinco brotos, os mais fortes e desenvolvidos. Cada broto deve conter aproximadamente 8 botões. Galhos fracos são completamente removidos. Se a planta cresceu acima de 100 centímetros, 40 deles devem ser removidos. Antes do inverno, eles fazem um corte mínimo de cabelo. Recomenda-se cortar um terço dos rebentos, uma vez que não sobreviverão à geada.
As plantas são moderadamente tolerantes à seca, por isso é importante monitorar a umidade do solo. Se estiver seco, é hora de fazer irrigação, é melhor escolher uma noite para isso. A água é despejada nas raízes, sem cair na folhagem e mais ainda nas flores. Após 2-3 horas, você pode afrouxar cuidadosamente o substrato e verificar se há ervas daninhas.
Assim que esquenta, os arbustos do Belvedere são tratados com sulfato de cobre. Ele se tornará um suplemento valioso e também ajudará a proteger contra doenças. Antes do verão, o nitrogênio pode ser adicionado, com a ajuda dele a planta crescerá e ganhará a quantidade necessária de folhagem. Com a chegada de junho, as rosas verdes são fertilizadas com compostos de fósforo, boro e potássio. Fertilizantes totalmente preparados para plantações de flores estão disponíveis em lojas especializadas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar de sua excelente resistência à geada, o Belvedere precisará de um abrigo obrigatório. O primeiro passo é limpar completamente a terra de ervas daninhas, afofá-la. Definitivamente, vale a pena realizar a irrigação com carregamento de água. Os caules das rosas são curvados até o chão, sobre os quais ramos de abeto são colocados com antecedência. Em seguida, é feito o amontoado dos arbustos, o melhor é tirar turfa. O último momento é o alongamento do filme nos arcos do quadro.
Doenças e pragas
Rosa Belvedere pode ser afetada por doenças, aqui em primeiro lugar haverá doenças fúngicas. Principalmente a rosa é afetada por oídio, mas a mancha preta não é incomum. Sulfato de cobre, líquido Bordeaux ou outros fungicidas ajudarão a prevenir problemas.
A praga mais problemática para esta variedade são os pulgões. Mas livrar-se dele é fácil, mesmo com uma simples pressão de água. O carrapato vai trazer mais problemas, ele é removido com inseticidas. As moscas e os rolos de folhas iniciam com menos frequência, mas se já apareceram, a química também terá de ser aplicada aqui.
Reprodução
Qualquer método vegetativo é aceitável para o Belvedere. O mais popular são as estacas, o material de propagação é obtido no final do período de verão. Além disso, existe a opção de reprodução por estratificação, enxertia. Mas o melhoramento de sementes é um caso extremo.
Visão geral da revisão
As opiniões dos jardineiros sobre a rosa do Belvedere são diferentes. Absolutamente todo mundo gosta da suculenta cor laranja das pétalas, muitos gostariam de ter uma rosa assim, mas o material de plantio não é tão fácil de adquirir e, além disso, é caro. Também existem problemas com o cultivo.Alguns jardineiros cultivam um arbusto, dando-lhe o mínimo de cuidado, enquanto outros não conseguem se adaptar e florescer de forma alguma. O último grupo de jardineiros afirma que as rosas estão constantemente infectadas com fungos, que passam mal no inverno e que só começam a crescer normalmente depois de crescer.