- Autores: Lex Voorn
- Sinônimos de nomes: Vida bela
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: branco, rosa
- Forma de flor: taça
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 14
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: gentil, delicado e agradável
- Descrição do arbusto: em linha reta
Rose Bella Vita é amada por muitos jardineiros não apenas por suas flores incrivelmente belas e grandes. Esta variedade é resistente ao gelo, não tem medo de mudanças bruscas de temperatura. E, portanto, é ideal não apenas para regiões quentes do sul, mas também para as condições climáticas do centro da Rússia. Hoje é uma das variedades de chá híbrido mais famosas.
História de criação da variedade
A rosa foi lançada no início do novo milênio, em 2000. Foi criado pelo criador holandês Lex Wum. Bella Vita é o resultado da junção de uma rosa Dolce Vita e uma muda de uma variedade desconhecida. Esse fato explica a beleza das flores: não são uniformemente coloridas, são bicolores.
Descrição da variedade
Variedade de Bush. É um arbusto baixo com até 1 metro de altura e 80 cm de largura, com caules eretos, formando uma copa densa e ramificada voltada para cima. Ramos com muitos rebentos laterais.
O tipo de sistema radicular é fundamental. As raízes das plantas velhas crescem fortemente, ramificam-se, ficam no solo a uma grande profundidade, até 0,5 m.
O caule da planta é verde claro, com poucos espinhos. As folhas são ovais, verde-escuras, densas, não brilhantes, sem lascas, no centro com finas nervuras amareladas. As folhas não ficam amarelas e não caem por muito tempo, antes do início da geada.
Os botões são rosa-esbranquiçados, em forma de tigela, bastante grandes, 10-12 cm de diâmetro, mas podem crescer até 13-14 cm. As pétalas são fofas, médio-duplo. Geralmente, há uma flor em um galho, então a planta nunca cede com o peso das flores durante o período de floração. Às vezes, há 3-5 flores em um galho, mas os caules são fortes, eles podem lidar com essa carga.
O perfume da rosa é muito agradável, mas fraco. Só pode ser sentido próximo a um arbusto, o cheiro não se espalha muito.
Vantagens e desvantagens
A variedade tem muitas vantagens, pois já conquistou diversos prêmios em exposições. Isso inclui essas propriedades.
Resistência à geada. A rosa não tem medo de geadas, portanto pode suportar temperaturas muito baixas, de até -23 graus Celsius.
O pequeno tamanho do arbusto.
Cuidados simples que não requerem conhecimentos e habilidades especiais.
Não atrai pragas e doenças.
A beleza das flores.
Existem poucas desvantagens da variedade, elas não são muito significativas.
Não tolera a secura do ar e da terra, por isso precisa de regas frequentes, principalmente no verão.
Não gosta de sombra, para uma boa floração a rosa precisa de luz solar.
A planta é considerada despretensiosa, por isso é frequentemente usada não só para casa, mas também para terrenos abertos.
Características de floração
A planta é perene, portanto floresce todos os anos. Período de floração: meados de junho a final de outubro. Os botões aparecem em maio, quando o tempo está quente. A rosa pode florescer em dois estágios: de junho a meados de agosto, então, quando os botões caem, novamente, de agosto ao início do frio do outono.
Uso em paisagismo
A rainha das flores é caprichosa e não suporta qualquer tipo de vizinhança. Isso sempre foi levado em consideração, e floristas experientes aconselham seguir a mesma regra para essa variedade.Plantar uma rosa Bella Vita com outras rosas não é recomendado, caso contrário, ela simplesmente se perderá no canteiro de flores ao lado dos vizinhos mais brilhantes da faixa vermelho-laranja.
Ideal: vizinhos verdes, como coníferas ou arbustos de tamanhos menores. A rosa deve ser plantada em primeiro plano, caso contrário, ela simplesmente não será visível. A variedade fica bem tanto em potes quanto em potes na varanda ou em casa.
A variedade Bella Vita vai encantar os olhos por muito tempo se você seguir todas as recomendações de plantio e cuidados necessárias.
Aterrissagem
A planta é plantada no outono ou na primavera, quando a cobertura de neve derrete completamente. Eles estão se preparando para o plantio com antecedência, o local deve ser desenterrado e fertilizado. O solo para o plantio não deve ser denso, mas solto, macio.
Primeiro, você precisa cavar um buraco de 60-70 cm de profundidade, que não vale menos, pois as raízes podem não caber. Também não é necessário mais profundo, uma vez que a água subterrânea pode prejudicar uma planta jovem. Mais para dentro do poço, coloque uma camada de drenagem com 20-30 cm de espessura e polvilhe com terra. Em seguida, coloque a muda no buraco, endireite as raízes para que fiquem livremente. Em seguida, polvilhe com terra e calque para que a muda fique nivelada, não caia ou dobre, regue. A planta não precisa ser plantada em áreas sombreadas onde há pouca luz solar, caso contrário, a rosa florescerá mal.
Crescendo e cuidando
A variedade precisa de muita rega para que o arbusto não fique em solo seco. Na primavera e no outono, a rosa é regada uma vez por semana, no verão - a cada 2-3 dias.
A rosa deve ser alimentada adequadamente. Na primavera, ela precisa de fertilizantes contendo nitrogênio, pois eles contribuem para o crescimento e fortalecimento da planta. Durante a formação dos botões, para uma floração abundante, é necessário fertilizar com compostos de potássio-fósforo. A última cobertura acontece no outono, para que o arbusto hiberne com sucesso.
Da primavera ao outono, o solo ao redor da planta deve ser solto. Isso é feito 1-2 vezes por mês, a profundidade de afrouxamento é de 8-10 cm. É assim que a planta respira, o ar entra nas raízes.
A poda dos ramos é necessária 2 vezes por ano: na primavera e no outono. Na primavera, estimulam assim o surgimento de novos brotos, já que a madeira velha e grosseira é cortada. No outono, as folhas velhas e os botões são removidos por poda.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças e pragas. Normalmente, a rosa não é perturbada por todos os tipos de infortúnios, se você seguir as regras de plantio e prestar os devidos cuidados em tempo hábil. Mas os sinais da doença podem ser reconhecidos imediatamente e salvar o arbusto da morte.
Mancha negra. Manchas escuras aparecem na parte externa das folhas. Esta doença fúngica ocorre quando uma planta é plantada em solo com água estagnada. Neste caso, o arbusto deve ser cortado e pulverizado com preparações contendo cobre. Desenterre a rosa e transplante para um local mais seco.
Aphid. Uma flor branca aparece nas folhas e brotos. Eles se livram dessa praga com a ajuda de "Lepidocida".
Thrips. Manchas amarelas aparecem nas pétalas, os botões murcham e caem. A droga "Aktara" vai ajudar aqui.
O ácaro-aranha trai sua presença na forma de uma teia de aranha nas folhas. A planta fica amarela. A droga "Fufanon" ajuda com o carrapato.
Agora, a indústria produz muitos tipos diferentes de medicamentos para pragas e doenças. O principal é observar a dosagem do agente, que está indicada nas instruções de uso ou no frasco.