- Sinônimos de nomes: Bajazzo
- Ano de criação: 2001
- Grupo: escalando
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: grande concha
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 7-9
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Descrição do arbusto: alto, poderoso o suficiente
- Altura do arbusto, cm: 220
As rosas trepadeiras ocupam um lugar especial entre os residentes de verão. Rosa Bayazzo é despretensiosa no cuidado, tem floração abundante e também sempre vai bem com outras plantas ou flores.
Descrição da variedade
A variedade foi criada por criadores alemães em 2001. Outro nome para essa cultura é Bajazzo. A planta pertence ao grupo de escalada. Ideal para sebes, plantações de rosas em grupo ou escorregas alpinos.
O arbusto é formado grande. Os rebentos são altos, 220 cm de altura, poderosos, espalhados. Com o tempo, eles ficam mais entorpecidos. A circunferência do arbusto é de 100 cm e as folhas são médias e grandes. São de cor verde, lisos e brilhantes, com o bordo serrilhado.
As flores são grandes, o diâmetro varia de 7 a 9 cm e a forma é larga em taça. A cor principal é rosa. Tons adicionais podem estar presentes nos botões: rosa profundo com dorso prateado, enquanto o centro tem pétalas amarelas. Com o tempo, tudo desbota gradualmente ao sol, adquirindo um tom rosa claro.
A variedade pertence ao tipo semi-duplo, a flor é formada por um pequeno número de pétalas. Em média, são 9 a 16 deles. O número de flores no caule é 3-5. Eles têm um cheiro fraco e sutil.
Vantagens e desvantagens
A rosa de Bayazzo tem uma boa imunidade a várias doenças fúngicas, razão pela qual esta variedade é tão popular entre os residentes de verão novatos. Como a rosa está subindo, ela pode ser facilmente removida para o inverno coberta, apenas os brotos devem ser cortados um pouco antes. A floração abundante também é uma característica positiva.
Dentre as desvantagens, pode-se destacar que, com cuidados inadequados, a floração pode atrasar ou não atrasar. O arbusto precisa de uma boa nutrição e, se não for o suficiente do solo, é melhor alimentá-lo com um complexo de minerais.
Características de floração
A cultura é denominada re-floração, portanto, a formação dos botões ocorre em vários estágios.
A primeira e abundante floração ocorre em junho. Então, depois que as flores murchas foram removidas, a segunda onda de floração começa, mas será um pouco mais modesta. Em regiões quentes, uma terceira onda também é possível, já que há um longo verão quente. Em média, o período de floração vai de junho a setembro.
Uso em paisagismo
Rosa Bayazzo é ideal para decorar sebes, arcos e gazebos. E você também pode usar um arbusto para plantações individuais e em grupo. A flor ficará perfeita em uma composição com outras rosas ou coníferas. Esse visual não é muito adequado para a criação de buquês.
Regiões em crescimento
Como a resistência à geada da cultura é média, é recomendável cultivar uma rosa na Rússia central e no sul.
Aterrissagem
Você deve primeiro preparar um local para o plantio. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e permitir que a umidade passe bem. É melhor escolher um local ensolarado, mas não totalmente aberto. Caso contrário, a folhagem e as pétalas podem se queimar devido à longa exposição ao sol.
A cova deve ter proporções de 50x50 cm, a distância das árvores de grande porte deve ser de pelo menos 50-60 cm.
No fundo do furo, a drenagem é feita com uma altura de 8 a 10 cm.Para isso, tijolos quebrados, seixos, pequenas pedras ou argila expandida são adequados. Também vale a pena conhecer a composição do solo: deve ser ligeiramente ácido e não muito argiloso. Se houver muita argila, deve-se misturá-la com areia para que a umidade não se prolongue por muito tempo. Uma mistura de terra e composto é colocada na drenagem e uma pequena lâmina é formada.
Neste momento, a muda está sendo preparada. Suas raízes são examinadas em busca de fungos. Se tudo estiver em ordem, as raízes podem ser mergulhadas por um tempo em uma solução fraca com estimulantes de crescimento. A cova é amplamente eliminada antes do plantio, espere até que a umidade seja absorvida e só então a muda é baixada. É necessário garantir que as raízes não se partam e corrigi-las com cuidado.
Depois que tudo é coberto com terra, o solo é novamente abundantemente derramado com água e compactado um pouco.
Crescendo e cuidando
O cuidado agrotécnico com a rosa Bayazzo não causa dificuldades. Mesmo um jardineiro novato pode lidar com essa variedade. Os procedimentos de atendimento incluem:
- rega (1-2 vezes por semana);
- curativo superior (duas vezes por temporada);
- soltando o solo e removendo ervas daninhas:
- cobertura morta;
- formando e aparando;
- preparação para o inverno;
- trabalho preventivo.
Poda
A poda é feita na primavera e no outono. Na primavera é feita a poda sanitária, no outono os brotos principais são encurtados em 10-15 cm, e os laterais são podados para 5 botões por haste.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Embora os criadores tenham afirmado que a resistência à geada da variedade é alta (até -23 ° graus), um abrigo ainda é recomendado. Para isso, ramos de abeto são adequados, você também precisa de cobertura morta. A área ao redor do arbusto é coberta com cobertura morta. Os rebentos são dobrados sobre ela e, por cima, tudo é coberto primeiro com ramos de abeto e depois com um revestimento de cobertura não tecido. Serragem ou palha são adequadas para cobertura morta. A camada deve ter pelo menos 15 cm de altura.