- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Barkarole, TANelorak, Taboo, Grand Chateau
- Ano de criação: 1988
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: clássico, taça
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 7-8
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: prazeroso
A popular variedade de rosas chamada Barcarole conquista fãs com sua aparência elegante - flores cor de vinho em pernas longas. A variedade foi criada na Alemanha em 1988.
Descrição da variedade
A variedade de rosa Barcarole, que pertence ao grupo dos chás híbridos, também é conhecida por outros nomes: Barkarole, Taboo, Grand Château e TANelorak. A altura de um arbusto compacto de tamanho médio com uma haste preta e vermelha ereta é de cerca de 70 centímetros em climas frios e 80-100 centímetros em regiões quentes e estufas, e a largura não excede 60-80 centímetros. A planta se forma bastante vigorosa, mas não se espalha. Os ramos são cobertos por folhas grandes e densas que mudam de cor de vermelho para verde escuro.
O diâmetro dos botões abertos é de 7 a 8 centímetros. Flores densamente duplas têm um formato de cálice gracioso e suas pétalas longas e aveludadas são pintadas de vermelho escuro, quase preto. Eles podem crescer sozinhos e em inflorescências. A presença de rebentos longos sobre os quais assentam os botões torna a cultivar ideal para o corte, mas tenha em atenção que o aroma da Barcarola não é particularmente brilhante, mas muito delicado.
Vantagens e desvantagens
A variedade Barcarole possui boa imunidade, o que confere à planta proteção contra doenças comuns: mancha preta, oídio e fungos diversos. A rosa praticamente não tem espinhos, os botões não murcham ao sol e aderem bem aos caules. As flores mantêm o seu efeito decorativo ao longo da estação. Também é necessário mencionar o fato de que permanecem por muito tempo após o corte. A desvantagem da cultura pode ser chamada de resistência média à geada, que permite que ela resista a ondas de frio apenas até -18 ... 23 graus.
Em condições mais severas, a planta definitivamente precisará ser coberta. Também deve ser mencionado que o arbusto às vezes tem forma irregular, ou mesmo apenas torta, por isso tem que ser cultivado não para decorar o local, mas apenas para o corte. Rose Barcarole também responde mal à umidade estagnada no solo.
Características de floração
A Rosa Barcarola está em re-floração, ou seja, sua floração ocorre em várias etapas com pequenos intervalos. Começa no verão e continua até o outono. A intensidade de floração desta variedade é muito abundante. Vale ressaltar também que em climas mais frios, a rosa apresenta uma cor mais viva.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar rosas Barcarole em uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar. Nas regiões sul, o local deve ser escolhido de forma que a planta fique na sombra à tarde. Caso contrário, podem ocorrer queimaduras nas pétalas. O solo da cultura requer fértil, permeável ao ar e à água, bem como com boa drenagem. Margas ligeiramente ácidas enriquecidas com húmus são ideais para a planta.
Não devemos esquecer que as rosas reagem mal à estagnação do ar e da água. Em nenhum caso devem ser plantadas em canteiros com ocorrência próxima de lençóis freáticos, bem como nas proximidades de plantas afetadas pelo oídio. As argilas pesadas são melhoradas preliminarmente com a adição de húmus, turfa, areia ou composto. A acidez ótima da terra é de 5,6-6,5 pH.
A barcarola deve ser plantada na primavera - em abril ou maio. Em princípio, é possível organizar o plantio no outono, mas em pouco tempo, para que as plantas tenham tempo de criar raízes. Aproximadamente uma ou duas semanas antes do procedimento, o solo é desenterrado junto com o húmus e um complexo mineral contendo nitrogênio, fósforo e potássio é aplicado no local. Para cada planta, é cavado um buraco de até 60 centímetros de profundidade. No fundo, forma-se uma camada de drenagem com 10 centímetros de espessura, e sobre ela é introduzida matéria orgânica - esterco ou composto apodrecido, formando uma camada da mesma espessura.
No topo é formado um pequeno montículo, sobre o qual é instalada uma muda, previamente envelhecida por 24 horas em um estimulador de crescimento. As raízes são suavemente esticadas, os vazios são preenchidos com terra e a superfície é compactada. Após o plantio, o canteiro é abundantemente irrigado e coberto com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Rosas barcarolas prosperam em climas temperados. A cultura não tem medo de calor ou chuva e, em geral, requer uma manutenção bastante simples. A rega deve ser regular, pois a umidade suficiente do solo é garantia de rápido desenvolvimento da cultura, mas ainda moderada. A intensidade da rega aumenta durante a floração, diminui no outono e pára completamente em meados de setembro.
É comum alimentar a rosa 3-4 vezes por temporada. Para este efeito, é melhor usar complexos minerais prontos diluídos em água de acordo com as instruções. Na primavera, a planta requer formulações com predomínio de nitrogênio e, antes da formação dos botões e durante a floração, as misturas fósforo-potássio. No outono, a cultura deve ser fertilizada com medicamentos, nos quais o fósforo desempenha o papel principal. Durante a brotação, você pode organizar a alimentação foliar com magnésio, boro e manganês. Não só as lâminas das folhas devem ser pulverizadas, mas também a formação de botões.
Para manter a estética do arbusto ao longo da temporada, é necessário cortar os botões desbotados em tempo hábil. O solo sob o arbusto deve ser capinado regularmente e solto com muito cuidado. Durante a temporada, os brotos que engrossam o arbusto são cortados.