- Autores: Hans Jürgen Evers
- Sinônimos de nomes: Ballade, Kotiliesi, TANedallab
- Ano de criação: 1991
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-10
- Aroma: frutado
- Descrição do arbusto: compacto e bem ramificado, com brotos inclinados flexíveis
A variedade de rosas Ballada se tornará uma decoração indispensável para qualquer canteiro de flores. Trazido da Alemanha, começou a ser plantado ativamente por melhoristas domésticos há várias décadas. Esta é uma boa opção para um roseiral, pode ser utilizado em plantios avulsos, desde que os arbustos fiquem decentes com os devidos cuidados.
História de criação da variedade
Desde 1991, os jardineiros russos podem desfrutar da Balada Rosa. A flor pertence ao tipo floribundo. Pode ser cultivada como planta padrão.
Descrição da variedade
A Balada agrada com um delicado tom rosa de flores. Os botões são formados nas hastes do clássico formato em forma de concha. As flores são grandes, pelo que esta variedade é valorizada nas plantações em grupo. O diâmetro de um às vezes chega a 100 mm. De 3 a 5 botões são formados em uma haste.
Quanto ao aroma, a balada rosa tem notas frutadas. Não é muito brilhante, é delicado e ligeiramente perceptível.
Atenção especial aos arbustos Ballad. A altura desta planta raramente atinge mais de 700 mm, a mesma quantidade de rosa cresce em largura. Esta variedade ramifica-se bem, os rebentos são bastante flexíveis, agarrando-se ao solo. A folhagem da balada é verde claro.
Vantagens e desvantagens
Das vantagens da variedade descrita, deve-se observar:
flores grandes;
Resistência à umidade;
floração abundante.
Já a variedade balada rosa não resiste bem à seca, portanto, requer regas regulares.
Características de floração
Os primeiros botões nos arbustos desta variedade começam a florescer em junho. Para deliciar com a sua beleza um roseiral com estas flores até ao início do outono. A balada é uma rosa que floresce, os botões se abrem gradualmente.
Uso em paisagismo
Freqüentemente, a balada é usada em paisagismo. A flor fica especialmente bem no formulário padrão. Pode ser cultivado para corte.
Aterrissagem
Para fazer a Balada se sentir bem no local e se deliciar com uma abundância de flores, você deve escolher um local ensolarado para ela. O solo deve ser adequadamente umedecido e fertilizado. Recomenda-se plantar uma rosa em março ou no final do verão, início do outono.
O solo deve conter areia, turfa e argila. O estado futuro de uma rosa plantada depende da qualidade do solo. Não se deve plantar a Balada em um lugar antigo onde outras rosas já tenham crescido antes, pois o solo ali pode estar contaminado.
A camada de solo no local de pouso precisará ser removida até uma profundidade de 50-70 cm e preenchida com solo fresco com esterco e aditivos minerais. A área de pouso também para a Balada deve obedecer a certas regras. Largura 45-50 cm, profundidade não inferior a 70 cm Drenagem e camada fértil são colocados no fundo. Após o plantio, a flor deve ser regada.
Crescendo e cuidando
O principal cuidado para Ballada é o tratamento oportuno contra pragas e doenças, irrigação de alta qualidade, remoção de ervas daninhas, poda e uso de cobertura morta.
A cobertura morta é especialmente necessária para a planta durante o período em que não há chuva suficiente. Não só impede a germinação de ervas daninhas, mas também mantém a água importante para a Rosa Balada nas raízes.
Regar e alimentar
As raízes das rosas baladas penetram profundamente no solo, por isso os sinais de falta de água aparecem apenas em caso de seca prolongada. Em caso de falta de umidade, o crescimento diminui, os brotos tornam-se mais finos. Um arbusto requer cerca de 4-5 litros de água.A rega é melhor à noite, quando menos umidade é perdida por evaporação.
Quanto aos fertilizantes, na queda, a uma distância de 8-10 cm do tronco, até uma profundidade de 35-40 cm, o solo é retirado, e seu local é preenchido com uma mistura (2 baldes de húmus, 0,5 kg de nitrofosfato, 0,5 kg de cinza de madeira, 150 g de cal apagada). Polvilhe tudo em cima com turfa ou serragem.
Poda
A balada é cortada para o inverno, não há necessidade de encurtar muito as gravações, 1/3 é o suficiente. O objetivo da poda é remover os brotos velhos a cada ano e estimular o crescimento jovem e saudável. Deve-se ter em mente: todas as partes danificadas, fracas e congeladas devem ser cortadas em tecido são, e apenas com um instrumento desinfetado.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Ballada rose precisa de abrigo para o inverno. Isso deve ser feito no final do outono, antes que a neve caia e as geadas cheguem. Os arbustos maduros têm boa resistência à geada, mas as plantações jovens podem ser prejudicadas.
A planta suporta uma queda na temperatura do ar para -23 graus Celsius. A variedade pertence à zona 6.
Doenças e pragas
Uma das vantagens da flor descrita é sua alta resistência ao oídio e à mancha preta. Mas isso não significa que a planta não precise ser protegida de pragas e outras doenças. Remédios populares como infusão de alho ou óleo de nim ajudam muito. Os fungicidas para uso industrial ajudam muito na luta contra as doenças.
Reprodução
As rosas baladas podem ser propagadas dividindo o arbusto ou mudas. Se o primeiro método for escolhido, é imperativo lembrar que ambas as plantas individuais devem ter um bom sistema radicular, portanto, esse método só é usado para arbustos com vários anos de idade.
O corte de mudas vale no outono. Eles geralmente são preservados até a primavera, ou podem ser imediatamente submersos no solo - em um vaso ou na área sob uma lata.