- Autores: Bentall
- Sinônimos de nomes: Bailarina
- Ano de criação: 1937
- Grupo: cobertura do solo
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: plano
- Tamanho da flor: pequena
- Diâmetro, cm: 4-5
- Tipo de flor por número de pétalas: simples
- Aroma: com notas de almíscar
A variedade de rosas Ballerina, criada em 1937 na Alemanha, foi o resultado das atividades de seleção dos cônjuges Bentall. Atrai jardineiros de todo o mundo pela sua longa floração, forte imunidade e versatilidade de utilização.
Descrição da variedade
A variedade de rosa bailarina, também conhecida como bailarina, é um híbrido de variedades de almíscar pertencentes ao grupo da cobertura do solo. Em altura, a bucha atinge 70-90 centímetros e em diâmetro não ultrapassa 0,8-1,4 metros. Rebentos eretos com folhas médias são cobertos por grandes espinhos. As lâminas alongadas das folhas de cor esmeralda têm uma superfície brilhante e pontas afiadas. Uma característica da variedade Ballerina é que, sem poda, a planta adquire um formato esférico, ideal para fazer sebe ou enfeitar bordaduras.
Durante o período de floração, a roseira é coberta por pequenas flores de centro e pétalas brancas, cuja tonalidade muda do rosa escuro para o rosa claro e depois para o branco. Os estames também “recolorem” de amarelo para marrom. Os botões, quando abertos, com até 5 centímetros de diâmetro, formam inflorescências racemosas do tipo hortênsia. Após a floração, seu lugar é ocupado por frutas laranja em miniatura ou vermelho vivo.
Vantagens e desvantagens
O híbrido Ballerina tem vantagens suficientes. É resistente à geada e pode suportar geadas de inverno, chegando a -34 ... 29 graus. Uma planta despretensiosa pode viver tanto ao sol como à sombra parcial, sendo a segunda opção considerada mais preferível. Para uma cultura de floração exuberante, leva apenas 4 horas por dia sob sol forte. A forte imunidade fornece à rosa proteção contra insetos e pragas e também permite que ela tolere a precipitação sem consequências. Em cada haste de um arbusto compacto costumam aparecer muitas flores, que deliciam o jardineiro, até o outono.
A principal desvantagem da variedade Ballerina pode ser chamada de cheiro almiscarado muito fraco nas flores que se abrem. Além disso, as pétalas dos botões murcham rapidamente. As próprias flores murcham logo.
Características de floração
A bailarina tem uma floração característica que dura quase sem interrupção desde o final de maio até meados de outubro ou mesmo início de novembro. Os especialistas distinguem três ondas. O primeiro - do final da primavera ao início do verão, é abundante. A segunda onda, que vem no verão, é caracterizada por floração moderada, e a terceira onda, outono, novamente agrada com arbustos exuberantes.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar rosas bailarinas com estacas para preservar todas as características básicas da cultura. O procedimento é organizado na primavera e no outono. Na primavera, o material que já soltou as raízes deve ser plantado antes que os botões se abram - então a rosa vai enraizar com sucesso e crescer mais forte durante o verão, o que lhe dará a oportunidade de suportar o inverno. O plantio de outono é realizado cerca de um mês antes da geada. O site da rosa requer solto e nutritivo, enriquecido com húmus e matéria orgânica. É melhor dar preferência a solos franco ou arenoso fertilizados com húmus ou composto.
Para evitar que as pétalas desbotem rapidamente, é melhor escolher uma pequena sombra parcial para a bailarina. Terras baixas com solo alagado e acúmulo de ar frio são categoricamente inadequadas para cultivo.Áreas com lençol freático e pântanos próximos também são proibidas.
Antes do plantio, são cavados buracos com profundidade e diâmetro de 50 centímetros para o material. É importante que não haja mais de 3 plantas por metro quadrado. No fundo dos poços, é formada uma camada de drenagem, sobre a qual é despejada uma mistura de solo de jardim e fertilizantes minerais. Finalmente, um monte é formado a partir do solo nutriente, no topo do qual uma muda com raízes está localizada. O espaço livre dos buracos é preenchido com os restos de terra, que são compactados. As rosas são irrigadas imediatamente, devendo ser usados pelo menos 5 litros de água em cada instância. A superfície também é necessariamente coberta com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
A Rose Ballerina não reage bem ao alagamento do solo e, portanto, deve ser irrigada raramente e em quantidade moderada. Em princípio, um arbusto é capaz de sobreviver mesmo a uma seca prolongada sem quaisquer consequências especiais. Enquanto a planta cresce massa verde, estrume podre precisará ser embutido em sua zona de raiz. Durante o período de floração, a cultura necessita de fertilizantes minerais, que devem ser aplicados com intervalo de 2 semanas. A rosa percebe os minerais apenas na forma líquida e, portanto, cada colher de sopa da mistura deverá ser diluída em um balde de água. A última vez que a bailarina fertiliza no final de agosto.
Na primavera, a roseira deve ser higienizada com poda, removendo todos os galhos quebrados, secos e congelados. Será o suficiente para encurtar os caules saudáveis em 3 a 5 centímetros. Durante a estação, é recomendável liberar a rosa dos botões desbotados em tempo hábil, para que novos apareçam em seu lugar. No outono, todas as folhas e flores secas são cortadas da rosa. A preparação para o inverno também é um procedimento de cuidado importante para uma cultura. Para fazer isso, na junção de agosto e setembro, uma mistura líquida de superfosfato e sulfato de potássio é despejada sob cada arbusto. O último é preparado a partir de um balde de água e 20 gramas de cada uma das preparações. A planta, que vive em uma região com invernos frios e sem cobertura de neve, é protegida adicionalmente por ramos de abeto.