- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Bailando
- Ano de criação: 2008
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: roseta para quadrado
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: Não
As rosas arbustivas, que florescem abundantemente e por muito tempo, parecem muito atraentes esteticamente em canteiros de flores e jardins frontais. Uma das mais procuradas e populares é a variedade rosa Baylando, que veio da Alemanha. Não é difícil cultivar arbustos com belas flores se você se familiarizar com os meandros do plantio e outras tecnologias agrícolas.
História de criação da variedade
Rose Baylando, que representa a classe floribunda, foi criada por criadores alemães com base no viveiro europeu Tantau em 2008. Graças à sua boa adaptação às diferentes condições climáticas, a roseira-brava é cultivada em quase todas as regiões da Rússia. Além disso, a variedade alemã ganhou popularidade entre os jardineiros da Ucrânia e da Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A variedade rosa é um arbusto vigoroso com rebentos eretos. Num ambiente favorável, a roseira atinge uma altura de 70-90 cm. A planta é caracterizada por boa ramificação, rebentos fortes, folhagem abundante, folhas pequenas alongadas verdes brilhantes, bem como um rizoma desenvolvido que penetra profundamente no solo .
As características distintivas da planta são consideradas um brilho pronunciado de folhagem, sua densidade, bem como uma ligeira espiga nos brotos, o que facilita o procedimento de cuidado e corte. Em cada haste, 8-10 flores são formadas, coletadas em inflorescências. Devido ao rápido crescimento dos rebentos laterais, a planta parece volumétrica - o diâmetro é de 60-70 cm.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade rosa é famosa não só pela sua beleza, mas também por muitas outras vantagens: resistência ao gelo (a planta tolera geadas até -29 ... 23 graus), um forte sistema imunológico, que evita a ocorrência de infecções fúngicas e outras , floração abundante, contínua e longa (até 5 meses), boa tolerância à penumbra.
As desvantagens da variedade incluem a fraca resistência à chuva, em que os botões podem não florescer, a ausência de aroma pronunciado e a formação de queimaduras nas pétalas das rosas que crescem sob o sol escaldante.
Características de floração
A rosa alemã Bailando é famosa por sua floração abundante e longa. O período de floração ativa dura de 4 a 5 meses - de junho a outubro. Os botões do cálice, coletados em inflorescências com várias flores, são uniformemente cor-de-rosa. Uma rosa dupla totalmente desenvolvida assume uma forma de roseta ou quadrada, uma estrutura densa que consiste em 50-60 pétalas. Uma flor totalmente aberta não parece muito volumosa - o diâmetro é de 6 a 8 cm, as pétalas são finas, com um pouco opaco e bordas onduladas pronunciadas. Praticamente não há aroma brilhante de rosas, apenas leves notas frutadas são ouvidas. Não apenas a floração abundante e as numerosas rosas nos arbustos, mas também a sua cor incrivelmente bela - o tom rosa diluído com a tonalidade salmão chama a atenção. Muitos jardineiros e jardineiros encontram a semelhança externa das rosas Baylando com as dálias-pompom.
Uso em paisagismo
Rosas arbustivas de cores irregulares são muito populares no paisagismo. A variedade pode ser plantada isoladamente, em conjunto com outras flores e plantas.Esta flor pode se tornar a base de um canteiro de flores ou jardim frontal, bem como decorar um mixborder. Além disso, a rosa pode ser cultivada em recipientes e também para corte. As flores cortadas podem ficar em um vaso por muito tempo, mantendo o frescor e a beleza externa.
Aterrissagem
A plantação de um arbusto rosa é geralmente realizada em abril-maio, quando o solo e o ar estão suficientemente aquecidos. Só é possível plantar rosa no outono nas regiões do sul. O plantio é realizado 3-4 semanas antes de geadas estáveis. Solos férteis, fofos e permeáveis ao ar com um bom sistema de drenagem são adequados para rosas. É importante notar que solo muito ácido e encharcado não é adequado para flores. Além disso, a ocorrência de água subterrânea deve ser de pelo menos 100-150 cm, uma vez que os rizomas da planta penetram fundo no solo.
O local é selecionado nivelado, livre de ervas daninhas e protegido de correntes de ar. Recomenda-se escolher um local onde haja muito calor e luz. É mais confortável para os arbustos crescerem em um canteiro de flores, onde faz sol pela manhã e à noite, e sombra na hora do almoço. Sob o sol constante, as rosas desbotam e queimam rapidamente. Você não pode planejar plantar roseiras em terras baixas, onde água e ar frio se acumulam.
Crescendo e cuidando
Para cultivar belas roseiras, é necessário preparar ou comprar mudas saudáveis, bem como preparar covas de 50-60 cm de profundidade. Em cada buraco é colocada uma drenagem de pedra triturada ou cascalho, bem como uma camada (8-10 cm ) que consiste em fertilizantes e solo de jardim. Antes do plantio, os rizomas são tratados com um estimulante de crescimento. Após o plantio, a rega é feita com água morna e o solo é compactado. Ao planejar um canteiro de flores, é recomendável respeitar a densidade de colocação das plantas - de 3 a 5 unidades por 1 m2.
Os arbustos não requerem cuidados especiais, bastando realizar procedimentos básicos: regar, fertilizar, soltar o solo após regar, capinar espaçamentos entre linhas, poda sanitária de arbustos, cobertura morta, medidas preventivas para prevenir a ocorrência de infecções fúngicas. Além disso, não se esqueça do abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
Apesar de a variedade ser resistente à seca, necessita de regas regulares. Em média, 15-20 litros de água decantada são consumidos por 1 arbusto. Em condições normais, uma rega por semana é suficiente. Durante os períodos de seca, 2 regas são necessárias.
Os fertilizantes são aplicados duas vezes por temporada - complexos contendo nitrogênio na primavera e misturas de fósforo-potássio no verão. A cobertura estimula o crescimento, o desenvolvimento e a floração abundante dos arbustos.
Poda
A poda é realizada regularmente. Os ramos congelados são cortados na primavera e os ramos são encurtados. No outono, é realizada a poda sanitária, na qual os arbustos são desbastados e os brotos secos e danificados são removidos. Durante o período de floração, você precisa remover todos os botões murchas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As rosas que crescem nas partes centro e norte do país, onde os invernos são frios, por vezes com pouca neve, precisam de abrigo. Cobrindo plantações após o início de um regime de temperatura estável de -7 ... 8 graus. Os arbustos são preliminarmente cortados e inclinados em direção ao solo. Para isolamento, é instalada uma moldura na qual o material de cobertura e o filme são esticados. No início da primavera, a ventilação diária obrigatória é necessária, removendo parcialmente o abrigo.
Nas regiões do sul, a cobertura morta é muito boa com ramos de abeto, que são colocados entre as plantações, bem como em cima de roseiras.
Doenças e pragas
A planta tem uma alta imunidade, então roseiras raramente são expostas a doenças fúngicas. As rosas têm uma resistência absoluta ao oídio e à mancha preta. Ataques de pragas (ácaros, rolinhos de folha) são extremamente raros. As roseiras só adoecem em condições de alta umidade e outros fatores desfavoráveis.
Reprodução
A rosa Baylando é propagada por estacas. Você pode prepará-los sozinho. Os arbustos de rosa jovens e fortes são selecionados para a colheita. Recomenda-se que as estacas sejam selecionadas após a primeira onda de arbustos floridos.