- Autores: Harkness
- Sinônimos de nomes: Baikal
- Ano de criação: 2002
- Grupo: escalando
- A cor principal da flor: vermelho
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: suave
- Descrição do arbusto: crescimento vigoroso, bem ramificado
Os paisagistas adoram usar rosas trepadeiras em seus trabalhos, a partir das quais arcos festivos, colunas são erguidas, sebes são feitas e gazebos são decorados. Uma variedade adequada é a rosa Baikal, que veio do Reino Unido.
História de criação
A bela e brilhante rosa do Baikal é uma criação de criadores ingleses, que surgiu em 2002. A autoria pertence a Harkness. Devido à sua resistência a diferentes condições climáticas, a rosa pode ser cultivada em quase todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A rosa inglesa é uma planta alta que pode chegar a atingir 200 cm de altura, por vezes os arbustos crescem ainda mais - até 220-250 cm. A planta é caracterizada por uma boa ramificação, rebentos flexíveis, nos quais se podem rastrear espinhos pontiagudos, espessamento moderado de grandes folhas verdes escuras com um brilho pronunciado, bem como um poderoso sistema radicular.
Uma característica distintiva da planta é a cor antocianina das folhas jovens. Devido ao rápido crescimento dos rebentos laterais, o arbusto parece bastante volumoso - um diâmetro de 90-100 cm. As flores são formadas em inflorescências.
Vantagens e desvantagens
A Rosa Baikal tem muitas vantagens - boa imunidade que protege a planta dos vírus, resistência às geadas, floração abundante e prolongada, boa resistência às chuvas prolongadas, nas quais as flores não se deterioram. Entre as desvantagens estão a suscetibilidade ao sol forte e baixa intensidade de aroma.
Características de floração
Baikal pertence à classe de re-florescimento. O período de floração da rosa é bastante prolongado - de meados de junho ao final de outubro. A rosa é famosa por sua floração abundante. Botões nobres, coletados em inflorescências bem cuidadas, de tamanho médio e boa densidade. A cor dos botões é uniforme - vermelho profundo, às vezes vermelho rubi.
Rosas duplas médias em floração, consistindo de 30-35 pétalas, parecem bastante luxuriantes e volumosas - até 7-9 cm de diâmetro.A cor das flores em flor é uniforme - vermelho brilhante ou rubi claro. As rosas em floração apresentam um aroma fraco, mas muito agradável, com notas doce-frutadas.
Uso em paisagismo
A rosa inglesa é ideal para decoração de jardins, como gazebos, colunas ou arcos. Além disso, a variedade é adequada para a criação de sebes. Depois de plantar arbustos rosa em uma fileira, você pode zonear o jardim da frente.
Aterrissagem
A rosa é plantada na primavera - abril-maio, bem como no outono (outubro), 3-4 semanas antes da chegada das geadas estáveis. Os plantios de outono são realizados nas regiões sul do país. Para o plantio, são adequadas as áreas onde há sol pela manhã e à tarde, e sombra parcial à tarde. No sol forte, as rosas murcham rapidamente. É importante que o local seja protegido de rajadas de vento e correntes de ar. Não se pode planejar o plantio em terras baixas, onde há estagnação de umidade e ar frio.
Os arbustos crescem confortavelmente em solos respiráveis, férteis, leves e úmidos com acidez neutra. Devido ao fato de as raízes da planta serem profundas, o fluxo de água subterrânea deve ser de pelo menos 150-200 cm.
Crescendo e cuidando
Para o plantio de mudas, serão necessárias covas pré-preparadas com 50-60 cm de profundidade, onde a drenagem e uma camada de fertilizante misturada com o solo do jardim serão colocados. O pouso é realizado em um ângulo de 30 graus.Recomenda-se o pré-tratamento dos rizomas das mudas com um estimulador de crescimento. Após o término do plantio, é regada com água morna e o solo é compactado.
Cuidar de uma roseira é padrão - regar, alimentar, poda higiênica, remover e remover ervas daninhas, cobertura morta, prevenção de doenças e abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
Rose Baikal precisa de rega adequada - 15-20 litros de água quente debaixo de um arbusto semanalmente. Nos verões secos, a rega é realizada 2 vezes por semana.
Para uma floração abundante e bom desenvolvimento, a planta precisa de fertilizantes úteis. No início da primavera, são introduzidos complexos contendo nitrogênio e, no verão, a rosa precisa de fertilizantes de fósforo e potássio.
Poda
A poda é muito importante, especialmente para as rosas trepadeiras. Na primavera, os brotos congelados são removidos e encurtados em 15-20 cm. No outono, ramos secos, doentes e danificados são removidos. Durante o período de floração, é necessário cortar os botões murchados. Além disso, antes do inverno, é realizada a poda sanitária, durante a qual as roseiras são desbastadas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
É necessário cobrir roseiras em regiões com invernos frios e pouco nevados. O abrigo é realizado após o início de geadas estáveis (-7 ... 8 graus). Para fazer isso, você pode construir uma moldura forte e esticar a serapilheira. Antes de se abrigarem, as rosas são dobradas ao solo, sobre as quais é colocada uma base de espuma ou madeira compensada. De março a abril (antes de retirar o material de cobertura), é necessário começar a arejar as plantas. Em regiões com invernos quentes, cobertura morta de alta qualidade é suficiente, usando ramos de abeto ou serragem.
Doenças e pragas
A variedade rosa possui boa imunidade, proporcionando proteção contra muitas infecções fúngicas. A rosa tem resistência média à mancha preta e ao oídio.