- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Augusta Luise
- Ano de criação: 1999
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: doce frutado
Uma rosa com um nome tão aristocrático adorna muitas propriedades de verdadeiros conhecedores de rosas. Esta rosa chá híbrida exala um aroma único e impressionante, e suas flores são impressionantes em seu esplendor e tamanho. A variedade tem botões muito incomuns que brilham dependendo do clima, mudando de cor de rosa claro para champanhe. As flores são adequadas para cortar e arranjar buquês devido aos seus enormes botões nostálgicos. Eles ainda se parecem com rosas de pinturas de artistas medievais, hipnotizando com sua forma única e aroma extraordinário.
História de criação da variedade
A variedade foi cultivada em 1999 para o 250º aniversário de Goethe. Augusta Louise von Stolberg manteve uma correspondência romântica com o famoso poeta. E o criador alemão decidiu chamá-la de uma bela nova variedade da flor real, tão majestosa quanto a Condessa von Stolberg. A variedade de rosas "Count" imediatamente ganhou popularidade entre os produtores de flores. E ao longo dos anos, ganhou vários prêmios em exposições internacionais (grande prêmio para o melhor aroma e primeiro lugar para o melhor híbrido de rosa de chá).
Rosa de Augusta Louise é associada a uma bela jovem condessa que fica vermelha e depois pálida dependendo do clima e do ambiente. A roseira é tão majestosa e aristocrática, mas ao mesmo tempo sedutora e delicada. Portanto, o criador desta variedade a associa a uma jovem condessa apaixonada. Mas, como os aristocratas, apesar de sua fragilidade, a rosa Augusta Louise é muito resistente às duras condições climáticas, doenças e pragas de jardim.
Descrição da variedade
A aparência da roseira Augusta Louise lembra muito uma aristocrata, os rebentos das flores são altos, eretos, com exuberante folhagem verde escuro. Os caules de uma planta adulta atingem 1-1,2 metros de altura, são grossos e fortes, e as folhas e botões são de cor suculenta.
O esquema de cores dos botões é difícil de descrever. A cor da flor muda dependendo do clima, da hora do dia e da idade do arbusto. Ao descrever a cor dos botões, os jardineiros costumam se inclinar para um pêssego ou damasco macio, alguns falam sobre tons de ouro em plantas adultas. Os tons dourados ou respingos de champanhe são especialmente proeminentes ao pôr do sol em uma noite de verão.
O botão deste tipo é um dos maiores em variedades de chá de rosas. Atinge 10-12 cm de diâmetro e pode consistir em 45 pétalas ou mais. O perfume das flores é bastante ativo. Para sentir isso, você nem precisa cheirar especialmente as flores das rosas. O perfume ouve-se a alguns passos de distância, tem uma nota floral-framboesa. As flores são formadas individualmente ou em inflorescências de 3-5 peças. As folhas da espécie são verde-escuras suculentas com nervuras pronunciadas e bordas recortadas. Os rebentos formam arbustos compactos com não mais de 70 cm de largura.
A Rosa Augusta Louise é pouco exigente com o cuidado e aspecto do solo, resistente a doenças, ao contrário de outras variedades populares desta flor. A rosa floresce até o final do outono, e o tamanho dos botões e sua cor dependem inteiramente do cuidado.
Vantagens e desvantagens
Este tipo de rosa gosta muito dos jardineiros, mas com todas as vantagens visíveis, a espécie também tem suas desvantagens.Das vantagens óbvias da variedade Augusta Louise, pode-se destacar:
resistência à geada;
floração abundante e longa;
resistência a doenças e pragas.
A rosa tolera bem as primeiras geadas de outono, quando as temperaturas noturnas caem, ela não para de florescer e as flores cortadas podem deliciar os membros da casa com um aroma agradável por 10-12 dias.
Entre as deficiências são observadas:
intolerância à seca e luz solar direta;
o aroma é revelado com força total apenas em condições favoráveis.
A planta não gosta de períodos de seca, exigindo regas regulares. É melhor plantar essa variedade em áreas sombreadas do jardim, em locais onde a luz solar direta atinge a planta apenas de manhã ou à noite. O aroma e a beleza das flores são totalmente revelados apenas com os devidos cuidados. Com falta de nutrientes e rega, a rosa parece descomplicada e, com os devidos cuidados e alimentação, a cor das flores torna-se mais complexa, brilha na luz e seu aroma se espalha por toda a área.
Características de floração
A floração da rosa Augusta Louise ocorre em três etapas. Os dois primeiros são mais intensos com abundância de flores grandes. E a terceira floração não é tão abundante, mas continua até a geada. Os botões se formam em um racemo em longos brotos. Um pincel com 5 a 7 flores pode se formar em um caule e se parecerá com um ramo inteiro. Para obter botões grandes com cores iridescentes, é importante dar boas condições ao arbusto. A rosa deve receber luz solar suficiente (mas não em excesso), água e nutrientes. Os arbustos não precisam apenas ser regados regularmente, mas também para soltar o solo e remover ervas daninhas; a estagnação da umidade no sistema radicular não deve ser permitida. É necessário cortar os botões desbotados para que a planta não desperdice energia e nutrientes com eles. Essa poda oportuna também estimula o surgimento de novas cores.
Aterrissagem
As rosas desta variedade são pouco extensas, os arbustos atingem apenas 60 cm de largura e podem ser plantadas a uma distância de 40-50 cm entre si. Os arbustos podem ser plantados no início de abril, quando o solo já está suficientemente aquecido. E no outono, isso deve ser feito um mês antes do início das geadas noturnas (final de setembro - início de outubro). Se o inverno vai ser gelado, os arbustos novos podem ser cobertos com feno ou folhas caídas. É necessário escolher um local ligeiramente sombreado para o plantio, pode ser próximo a uma casa, cerca ou outros edifícios para que protejam as delicadas roseiras do sol diurno. O solo é necessário com baixa acidez e alto teor de nutrientes.
Antes do plantio, os arbustos devem ser mantidos em uma solução fraca de permanganato de potássio (raízes). O buraco é cavado a uma profundidade de 60-70 cm. Ao pousar, uma camada de drenagem (pequenas pedras ou sucata de tijolo) é colocada no fundo. E também nos buracos você pode colocar um pouco de húmus ou esterco. Após o plantio, a rosa requer rega abundante e abrigo da luz solar direta. As raízes são aprofundadas 5-10 cm abaixo do local de inoculação.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se alimentar a planta. Quando os primeiros botões aparecem, você pode usar fósforo, potássio ou pó de carvão. Na primavera, você pode usar húmus comum com a adição de fertilizantes de nitrogênio. No outono, próximo ao inverno, a alimentação não é mais necessária.
Você precisa regar a rosa de August Louise 3-4 vezes por semana. Durante os períodos secos de verão, a quantidade de rega deve ser aumentada. Recomenda-se regar debaixo do mato ao final da tarde, altura em que os raios de sol já não incidem sobre a planta. Ao mesmo tempo, certifique-se de que a umidade não estagnou, caso contrário, as raízes podem apodrecer. E livrar-se disso é muito difícil.
Recomenda-se beliscar os rebentos jovens na primavera, após o aparecimento de 5-6 folhas. Isso ajudará na correta formação do arbusto. Durante a estação de crescimento ativa, observe o surgimento de brotos selvagens. Eles se formam a partir das raízes no local do enxerto. Eles precisam ser cortados a tempo e os pontos de corte devem ser processados. Caso contrário, ao crescer, os brotos selvagens tirarão todos os nutrientes do solo e não permitirão que a rosa se desenvolva.
Para prevenção de doenças, recomenda-se que os arbustos sejam tratados com fungicidas ou inseticidas várias vezes na temporada.