- Autores: W. Kordes 'Söhne
- Sinônimos de nomes: Atenas, Atenas
- Ano de criação: 2014
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: clássico
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: fresco
Entre as muitas variedades rosa, existem variedades que são muito populares entre paisagistas e floristas, pois surpreendem pelo seu apelo visual, abundância de flores e facilidade de cultivo. Uma delas é a variedade Atena, que se tornou incrivelmente popular nos últimos anos.
História de criação
Rose Atena, representando um grupo de variedades de chá híbrido, foi criada por um grupo de criadores alemães W. Kordes` Sohne em 2014. A autoria pertence a Herman Cordes. Devido à sua rápida adaptação às características climáticas, a rosa pode ser cultivada em quase qualquer região da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A rosa alemã Atena, parte da coleção Eleganza, é um arbusto vigoroso com rebentos eretos. O arbusto atinge os 100-125 cm de altura, a planta tem folhagem média com grandes folhas verdes escuras de superfície mate, caules poderosos com espinhos pontiagudos raros, bem como um rizoma desenvolvido que se encontra profundamente no solo. 3-5 flores são formadas em cada haste. A roseira parece compacta, arejada e volumosa, com cerca de 100 cm de diâmetro.
Vantagens e desvantagens
O arbusto de flores é dotado de muitas vantagens: resistência à geada, boa tolerância ao calor, floração abundante e longa, alta imunidade, prevenção de doenças, facilidade de cultivo e cuidado. Entre as desvantagens, muitos produtores apontam a tolerância média para chuvas prolongadas, em que as pétalas tendem a ficar grudadas.
Características de floração
Rose Atena floresce de junho a setembro. A variedade pertence às variedades em re-florescimento. As flores são formadas individualmente ou em pequenas inflorescências. Os botões elegantes abrem muito lentamente, o que permite desfrutar da bela flor por muito tempo. Na estrutura, a rosa é densamente dupla, consistindo de 40-45 pétalas. O tamanho da rosa é grande, o diâmetro vai até 11-12 cm. A cor da rosa é incomum, bicolor: a base branca como a neve é complementada por uma borda rosa. A flor em plena floração emite um aroma intenso e refrescante com notas adocicadas.
Uso em paisagismo
Rosas gourmet são cultivadas em canteiros de flores, usadas para zonear os jardins da frente, e arranjos de flores em grupo são feitos com elas. Também é adequado para o cultivo de flores de corte. As rosas Atena cortadas mantêm o frescor por muito tempo quando colocadas em um vaso de água.
Aterrissagem
Para plantar uma rosa alemã, recomenda-se escolher locais ensolarados, onde haja muita luz e calor durante o dia, pois as pétalas não queimam, mesmo que fiquem sob o sol escaldante o dia todo. É importante que o local seja protegido de correntes de ar e ventos frios e rajadas.
Os arbustos são plantados em solos soltos e fertilizados com boa umidade e permeabilidade ao ar. Além disso, você deve prestar atenção ao nível de acidez do solo (a norma é 5,7-7,3 pH). Não é recomendado plantar roseiras em terras baixas, onde o ar frio e a umidade se acumulam.
A rosa é plantada de março a maio, e o plantio de outono também é permitido do final de agosto a outubro (regiões do sul). No local são preparadas fossas de 50-60 cm de profundidade, onde é colocada uma leve drenagem de cascalho e uma camada de fertilizantes, para depois plantar a muda.Ao final do plantio, é realizada uma rega abundante com água morna, batendo suavemente no solo. Recomenda-se plantar não mais do que 4-5 mudas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
O cuidado com as plantas consiste em regar, afrouxar e capinar o solo, adubar, poda sanitária, abrigo para o inverno e prevenção de doenças.
Regar e alimentar
A rosa precisa de uma boa hidratação. Regue o arbusto uma vez por semana, mas com uma seca forte e prolongada, você pode dobrar a quantidade de rega. A água é introduzida na raiz.
Os fertilizantes são aplicados duas vezes por temporada: na primavera e no meio do verão. Na primavera, a planta precisa de fertilizantes contendo nitrogênio e, no verão, fertilizantes com fósforo e potássio.
Poda
Uma roseira precisa de duas podas completas. No início da primavera, os brotos congelados são removidos e também são bem encurtados. No outono, é realizada a poda dos galhos danificados e ressecados. Durante a floração ativa, você precisa arrancar botões murchados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar da resistência à geada, as roseiras precisam de abrigo para o inverno. Sobre os arbustos cortados, é erguida uma moldura forte, sobre a qual é esticada uma película ou fibra agrícola. No início da primavera, o abrigo é removido. Este projeto é adequado para regiões com invernos rigorosos e pouco nevados. Para regiões mais quentes, uma cobertura morta de alta qualidade usando serragem ou ramos de abeto é adequada.
Doenças e pragas
A planta possui boa imunidade, proporcionando média resistência a diversas doenças, como por exemplo, oídio e a mancha preta. As pragas raramente atacam as plantações rosadas.