- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Aspirina Rosa
- Ano de criação: 1997
- Grupo: cobertura do solo
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: levemente perfumado
Esta rosa recebeu este nome quando o ingrediente ativo da aspirina da Bayer AG completou 100 anos. Esta robusta e saudável rosa de cobertura do solo adornará não apenas canteiros e bordas de jardim, mas também grandes vasos e recipientes, gazebos, varandas e terraços. Ela surpreende pela riqueza de suas flores.
História de criação da variedade
Rose Aspirin foi criado em 1989 na Alemanha por Hans Jürgen Evers. Ele era um criador de rosas renomado que começou a trabalhar para Rosen Tantau no início dos anos 1960 e depois assumiu a empresa em 1985 e a gerenciou até seu falecimento em 2007. A aspirina rosa foi criada cruzando a rosa Fairy com uma PT 83-350 sem nome. O resultado é uma rosa branca simples, mas muito bonita, com delicados tons de rosa nas bordas das pétalas.
Descrição da variedade
A Aspirina de Rosa é adequada para todas as plantações - é uma flor expressiva e charmosa. Variedade de floração muito abundante com flores grandes e exuberantes de cor branca em dias de sol e rosa claro em climas mais frios, com boas propriedades autolimpantes. O arbusto é viçoso, denso e bem coberto por uma folhagem verde-clara e saudável, que às vezes nem é visível devido ao esplendor das flores. Suas flores grandes e folhagem densa fazem desta variedade um objeto ideal para uso em terraços e fica bem em vasos grandes. É plantada em todo o mundo e é muito popular há muitos anos.
O número de flores no caule não excede 10-15 unidades, os tamanhos das flores variam entre 6-8 centímetros. A altura do arbusto pode chegar a 60-80 centímetros, bem como em largura. O aroma desta flor está praticamente ausente.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da Aspirina Rosa incluem a sua resistência ao gelo - esta variedade está incluída na lista das variedades decorativas mais persistentes. Muito fácil de cuidar e totalmente despretensioso. Floresce magnificamente durante todo o verão. A variedade Aspirina rosa é resistente às doenças típicas das rosas, portanto, a mancha preta e o oídio não são nada comparados a ela. E também a flor é capaz de se autolimpante - quando chega a hora, as pétalas se desfazem sozinhas, o que evita o escurecimento das flores.
A única desvantagem pode ser atribuída à falta de aroma, mas nem para todos será uma desvantagem significativa.
Características de floração
As principais características da floração da Aspirina são que ela é uma variedade de rosas de floração contínua - suas flores são densamente duplas, de tamanho médio, o número de pétalas brancas como a neve em um botão é de cerca de 50-60 pedaços. A variedade floresce em junho, floresce profusamente ao longo da temporada de verão, antes do início das ondas de frio de outubro.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, a rosa branca da variedade Aspirina é usada para formar bordas e becos de flores. A flor complementa harmoniosamente outras plantas ornamentais, não parece menos impressionante em plantações isoladas. O tamanho em miniatura permite que a aspirina seja cultivada em recipientes e potes. De acordo com as avaliações dos jardineiros, a Aspirina rosa provou ser boa no corte. As composições de bouquet com esta flor são carregadas de ternura, e as flores duplas encantam os seus proprietários, enchendo os dias de semana e feriados com o calor, o conforto e a harmonia do sol.
Aterrissagem
Plantar uma rosa de aspirina é bastante fácil, então mesmo os iniciantes no campo de jardinagem podem facilmente lidar com isso. Caso a muda já tenha sido adquirida em vasilhame, os passos para o plantio serão as seguintes: vale cavar um buraco com aproximadamente o dobro do diâmetro do próprio vasilhame e da mesma profundidade. Se as flores foram compradas sem recipiente, primeiro você precisa mergulhar as raízes em água morna por um dia. O buraco deve ser tão largo quanto o comprimento das raízes mais longas da planta, e a profundidade deve corresponder ao tamanho da planta para que a rosa se encaixe. Em seguida, coloque as flores em um buraco e enterre-as ao meio, depois umedeça-as bem com água e cubra-as com terra até o fim. Depois disso, você precisa regar bem o solo novamente. Você não precisa compactá-lo.
Crescendo e cuidando
Provavelmente, a parte mais difícil sobre o cultivo de rosas será escolher onde cultivá-las. Tudo o mais que se segue ao plantio será mais fácil do que nunca, mesmo para quem está pela primeira vez na floricultura.
As rosas precisam de muita luz solar para crescer bem e esta variedade não é exceção. Vale a pena escolher um local onde o sol brilha pelo menos 6 a 8 horas por dia. O solo deve ser bem drenado. Há também um grande número de misturas para vasos disponíveis no mercado comercial atualmente, muitas das quais são projetadas especificamente para rosas. Esta é uma parte importante do cultivo de rosas, e escolher o meio de cultivo correto o ajudará a obter o máximo de sua variedade de aspirina.
Cuidar de uma rosa de aspirina também não é muito difícil. Você precisará garantir que as rosas recebam água e nutrientes suficientes. Para a maioria dos climas, isso é aproximadamente uma rega profunda por semana. Se o clima for quente, é melhor verificar as rosas a cada 4 dias.
Poda
A poda das rosas com aspirina é melhor planejada no início da primavera, depois que o clima fica mais quente, mas antes das flores desabrocharem, o que tornará a poda muito mais fácil. É melhor começar removendo as partes mortas. A próxima etapa é aparar quaisquer hastes sobrepostas laterais, pois elas podem bloquear a luz do sol depois que todas as flores florescerem. Finalmente, os caules restantes precisam ser cortados cerca de um terço de sua altura atual para estimular um novo crescimento.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Como você já sabe, a rosa de aspirina é bastante resistente à geada e pode sobreviver ao inverno mesmo sob uma capa fina. Para começar a preparar rosas para o inverno, vale a pena começar com uma diminuição gradual da umidade do solo. Em geral, as rosas são resistentes e o abrigo só é necessário em invernos muito frios.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar rosas de aspirina.
Estacas. A vantagem será que, desta forma, você pode propagar a rosa em qualquer época do ano. Para fazer isso, você precisa cortar os maiores brotos, pois eles serão mais fortes do que o resto. Em seguida, eles precisam ser cortados em estacas, onde haverá 3-4 botões. Depois disso, eles precisam ser enraizados e, depois que as raízes aparecem, segue-se o transplante em solo permanente.
Camadas. Desta forma, arbustos apenas com rebentos poderosos se reproduzem. O broto é inclinado e colocado em um pequeno orifício sob uma fina camada de terra, após o qual deve ser constantemente umedecido. Além disso, como com o enxerto, após as primeiras raízes, você pode transplantar para o local principal.
Divisão do mato. Este método de propagação ocorre apenas na primavera e é adequado para plantas suficientemente maduras.