- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Ashram
- Ano de criação: 1998
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: laranja
- Forma de flor: tigela plana
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-11
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: frutado
Os fãs de variedades incomuns de rosa ficarão encantados com a variedade alemã de rosas Ashram, que é famosa por sua beleza deliciosa, cuidado despretensioso e capacidade de crescer em quase todas as condições climáticas. Até mesmo um iniciante no negócio de flores pode cultivar rosas se ele se familiarizar com as nuances do plantio e outras tecnologias agrícolas.
História de criação
Rose Ashram, que representa a categoria de variedades de chá híbrido, foi criado por criadores alemães da empresa de cultivo de rosas Tantau, que é famosa em toda a Europa por suas colheitas decorativas e de flores. A história da variedade rosa começa em 1998. Devido às suas excelentes qualidades, a roseira é cultivada em quase todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
A flor alemã é um arbusto vigoroso e ereto, atingindo uma altura de 75-110 cm. É caracterizada por uma planta fracamente espalhada com rebentos fortes, não muito densamente coberta de espinhos afiados, espessamento abundante de grandes folhas de esmeralda escuras com uma venação pronunciada e brilho da superfície, bem como um sistema radicular desenvolvido, germinando profundamente no solo. Devido ao crescimento ativo e ao aparecimento de rebentos laterais, a roseira tem um aspecto magnífico, atingindo um diâmetro de 50-60 cm. Em cada haste, formam-se de 2 a 5 grandes flores, que muitas vezes são coletadas em inflorescências. Freqüentemente, os botões são formados individualmente nas hastes.
Vantagens e desvantagens
O Ashram encanta os cultivadores de flores não apenas pela sua cor incomum, mas também por muitas outras vantagens - alta resistência à geada, forte imunidade que protege contra a maioria das doenças, floração abundante e contínua (3-4 meses), resistência à chuva, seca e calor prolongado, bem como boas propriedades adaptativas. Entre as deficiências, só se pode destacar a fraca intensidade do aroma.
Características de floração
A rosa alemã é especialmente bonita durante o período de floração abundante. O período de florescimento é bastante longo - de junho a setembro. Em média, uma rosa floresce por 12 a 14 dias. Os botões de cálice de cor cremosa de pêssego têm uma estrutura densa. Durante a floração, você pode observar uma flor terry achatada de tamanho bastante grande com um diâmetro de 8-11 cm, mas às vezes as rosas florescem maiores - até 14 cm. A rosa, consistindo de pétalas largas de 30-40 com bordas onduladas e uma superfície aveludada, é dotada de uma cor incomumente bonita - cobre-laranja castanho, às vezes pêssego, lilás, areia e tons de creme estão presentes. Uma rosa absolutamente aberta com bordas onduladas de pétalas parece um punhado de rendas exuberantes. Independentemente do estágio de floração, as rosas não emitem um aroma forte - apenas notas frutadas leves são ouvidas.
Uso em paisagismo
As rosas do ashram são lindas tanto em plantações individuais quanto em grupos. A flor será apropriada em mixborders, canteiros de flores. As rosas são frequentemente plantadas na companhia de flores brancas, rosa claro e laranja claro.
Além disso, as roseiras do Ashram formam uma bela cerca viva não muito alta. No projeto paisagístico, a rosa alemã é frequentemente cultivada em composições com zimbros, thujas e pinheiros anões.Essa variedade é boa para o corte, pois essas flores podem ficar em um vaso por cerca de 2 semanas, mantendo seu frescor e beleza.
Aterrissagem
As mudas são plantadas de meados de abril ao início de maio. Nas regiões do sul, as rosas podem ser plantadas no outono (final de setembro - meados de outubro) para que tenham tempo de criar raízes antes do início de geadas estáveis. A temperatura ideal para o plantio é considerada + 12 ... 15 graus. O local é escolhido nivelado ou sobre uma pequena colina, onde é claro e ensolarado, e também há proteção contra rajadas de vento. O melhor local é onde faz sol pela manhã e à noite, e sombra parcial na hora do almoço, para evitar queimaduras e murchamento das pétalas.
A planta não tem requisitos especiais para o solo, o principal é que o solo seja fofo, enriquecido com componentes minerais e orgânicos, respirável e ligeiramente ácido. Você não pode planejar pousar em terras baixas, onde a umidade e o ar frio se acumulam. Loams e chernozems serão ideais.
Crescendo e cuidando
A rosa é cultivada com o plantio de mudas. Para isso, são feitos furos com profundidade de 40-50 cm, nos quais é feita a drenagem de argila expandida e uma camada de mistura de solo, complementada com fertilizantes. A muda é aprofundada de forma que o colo da raiz fique imerso no solo por 3-4 cm. No final do procedimento, despeje com água morna e tampe o solo. Ao plantar, a seguinte densidade de colocação de mudas é observada - 4-5 unidades por 1 m2.
O cuidado da lavoura consiste em procedimentos básicos: regar com água morna embaixo da raiz, afrouxar a cada 2 semanas, capinar, alimentar (duas vezes durante a estação de cultivo), cobertura morta, prevenção de doenças, abrigo para o inverno e poda sanitária. Além disso, no primeiro ano de vida do arbusto, não é recomendável permitir a floração precoce, arrancando os botões até ao final do verão. Isso permitirá que o arbusto rosa floresça abundantemente no próximo ano.
Regar e alimentar
A rosa é uma cultura que ama a umidade, então você precisa regar os arbustos todas as semanas (15-20 litros por arbusto). Durante os períodos de seca, você pode duplicar a irrigação com água decantada. A água deve penetrar bem no solo, pois as raízes dos arbustos são profundas.
A alimentação de alta qualidade das roseiras garante o seu desenvolvimento e uma floração abundante. A rosa é alimentada duas vezes por temporada. Os fertilizantes de nitrogênio são aplicados no início da primavera. Durante o verão, a planta precisa de complexos de fósforo-potássio.
Poda
Os arbustos são podados 2 vezes por temporada. Na primavera, os brotos congelados são removidos e os caules mais fortes são encurtados. No outono, ramos danificados, doentes e secos são cortados. Todos os brotos são encurtados antes do inverno. Durante o período de floração, você precisa cortar os botões murchados. Para garantir a floração precoce, é necessário deixar 5-7 botões em cada rebento durante a poda.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar de sua excelente resistência à geada (a planta pode suportar quedas de temperatura de -29 ... 23 graus), as rosas precisam ser aquecidas para o inverno. Em regiões com invernos frios e longos, as rosas são cobertas com um material especial (fibra de algodão, serapilheira) e uma película, tendo construído uma moldura forte. Nas regiões do sul, há cobertura suficiente com ramos de abetos, que são colhidos no início da primavera. Os arbustos ficam cobertos durante o período em que a temperatura é mantida constantemente no nível de -5 ... 7 graus.
Doenças e pragas
As rosas alemãs do Ashram são dotadas de um forte sistema imunológico que oferece resistência a muitas doenças, como o oídio, ferrugem e manchas pretas. As infecções fúngicas ocorrem quando a tecnologia agrícola é violada ou em condições de alta umidade. Entre as pragas que ocasionalmente atacam as plantações rosa, os pulgões, os ácaros-aranha e os rolos de folha são perigosos. Pulverizar com água e sabão ou tintura de alho e cebola ajudará a livrar-se da invasão de pragas.
Reprodução
A rosa é propagada vegetativamente. As estacas são cortadas para o plantio de roseiras jovens e saudáveis que passaram pela primeira onda de floração.