- Sinônimos de nomes: Arthur Bell
- Ano de criação: 1955
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: amarelo
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-10
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Aroma: doce
- Descrição do arbusto: vigoroso
Floração longa, aroma encantador, tons originais - tudo isso é a rosa Arthur Bell. O artigo discutirá o cultivo e o cuidado, a reprodução e o uso dessa variedade no paisagismo.
História de criação da variedade
Esta variedade foi cultivada na Irlanda em 1955. A principal pesquisa de melhoramento foi realizada pela empresa McGredy. Os experimentos foram baseados em variedades de chás polyanthus e híbridos. O resultado é uma variedade de rosas com floração longa e aroma fino.
Arthur Bell não está listado no registro russo, mas os jardineiros há muito gostam dessa variedade e ela é cultivada com sucesso em lotes pessoais.
Descrição da variedade
O arbusto desta variedade de roseira se espalha moderadamente, até 60 centímetros de largura e atinge 0,8-0,9 m de altura, sendo considerada planta padrão devido ao fato de a parte inferior do tronco ser nua e os brotos serem poderoso e se espalhando. Mas o topo é bem curvilíneo. As placas das folhas são bastante grandes e lisas, de cor verde escura. As pontas das folhas são pontiagudas com um padrão distinto. Esta variedade distingue-se pela abundância de espinhos.
Entre outras características varietais, vale destacar o seguinte:
- excelente resistência à precipitação;
- resistência condicional a doenças fúngicas;
- longo prazo, incluindo floração repetida;
- excelente resistência de inverno (até -30 graus).
Vantagens e desvantagens
A maioria dos jardineiros nota aspectos positivos da variedade, como aroma sutil, beleza da flor e suas outras qualidades decorativas. É importante notar também que a rosa tolera bem o tempo chuvoso, sem abrir os botões, sobrevive perfeitamente às geadas severas. Sua longa floração é agradável aos olhos durante todo o verão. A variedade praticamente não é afetada por parasitas e doenças fúngicas.
Mas uma planta com flores tem suas desvantagens. Entre eles:
- abrigo é necessário em muitas áreas da Sibéria;
- forma um grande número de espinhos nos brotos;
- pode desbotar ao sol.
Características de floração
Os caules das flores do arbusto são particularmente poderosos, muito espinhosos, não quebram nem mesmo com um furacão. Arthur Bell possui inflorescências racemosas, onde de 1 a 3 flores com diâmetro de 8 a 10 centímetros se desenvolvem a cada broto. Flores semi-duplas: as pétalas são dispostas em várias fileiras, até 15-20 peças.
A cor das inflorescências vai do dourado ao amarelo vivo, com tonalidade amarelada na parte central e tons de creme na borda. Se os raios do sol estão constantemente caindo sobre os arbustos, as pétalas queimam, mudando sua cor para creme de limão. Os estames são vermelhos.
Arthur Bell floresce durante todo o verão, começando a florescer do início de junho ao início de outubro. No sul da Rússia, a variedade floresce até meados de novembro.
Uso em paisagismo
Devido à compactação do arbusto, esta variedade é utilizada em plantios em grupo e individuais. Além disso, a rosa vai bem nas camas ao lado do gramado. Freqüentemente, a planta é plantada para fins decorativos ao lado de um mirante, terraço, na entrada de uma casa ou de um terreno.
Outros usos de design incluem:
- plantar pela casa;
- plantações de arbustos diversos;
- crescer um arbusto padrão com um suporte;
- plantações únicas perto da calçada, caminho, ponte.
Regiões em crescimento
Devido à sua resistência ao inverno, as roseiras são cultivadas em todos os lugares: do sul da Rússia à Sibéria e os Urais. A única coisa é que nas regiões setentrionais a variedade precisa de abrigo para o inverno.
Aterrissagem
É melhor comprar mudas em lojas de varejo confiáveis. As operações de plantio devem ser planejadas para a segunda metade da primavera, e o local de plantio deve ser cuidadosamente selecionado levando em consideração a proporção ideal de sombra.
Arthur Bell prefere uma mistura de envasamento fértil e respirável com uma reação ligeiramente ácida. Arenitos, arenitos e argilas são considerados a melhor opção. Ao escolher um canteiro de flores para uma rosa, vale a pena excluir a presença de umidade estagnada, correntes de ar e ventos fortes.
É melhor começar a preparar o trabalho de plantio a partir do final de abril - a primeira quinzena de maio, quando o solo aquece até +10 graus. Antes, o local de pouso é cavado em uma pá de baioneta, composto ou húmus é adicionado à taxa de 5 kg por metro quadrado.
O plantio de mudas consiste em várias etapas.
- É necessário cavar buracos com 50 * 50 centímetros de tamanho, mantendo uma distância de 50 cm um do outro.
- Na parte inferior, você precisa colocar uma camada de drenagem de pequenos seixos.
- Mergulhe as raízes em uma solução estimulante de crescimento por cerca de algumas horas, após o que é recomendado cortar o sistema radicular em 25-30 centímetros.
- Em seguida, mandamos o arbusto para o buraco, endireitamos as raízes e borrifamos terra.
- Ao redor do caule, é necessário compactar o solo para que o colo da raiz fique três centímetros acima do solo.
- O solo deve ser bem regado e o círculo do tronco deve ser coberto com cobertura morta.
- Nas primeiras duas semanas, os arbustos plantados devem ser sombreados.
Crescendo e cuidando
Para cuidados posteriores, aconselhamo-lo a seguir as recomendações de rega, alimentação, poda e preparação para o inverno.
Regar e alimentar
É necessário regar o arbusto regularmente, principalmente na hora de colocar os botões. Rega regular - uma vez por semana com bastante água morna e em caso de seca, é necessário aumentar a frequência da rega até duas vezes por semana. Ao regar, é melhor direcionar o fluxo de água para a raiz em vez de para a massa verde. Após a rega, se necessário, o solo é solto, eliminando o excesso de ervas daninhas.
A fertilização é realizada várias vezes por estação: no início de abril - cerca de 20 g de uréia, durante a brotação - 25 g de sulfato de potássio, 40 g de superfosfato. Um mês depois, o curativo superior deve ser repetido com a mesma composição.
Poda
A poda é um procedimento regular ao longo da temporada. À medida que murcham, os pedúnculos são constantemente removidos. Na primavera, eles se livram de arbustos congelados e doentes. A poda formativa é praticada durante os primeiros três anos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Arthur Bell é um arbusto resistente, mas as mudas jovens precisam de abrigo no inverno.
Com o início da segunda quinzena de outubro, é necessário cortar todos os brotos a uma altura de 30 centímetros. Pelo diâmetro do círculo do tronco, você deve desenterrar cuidadosamente a mistura do solo com a adição de sulfato de potássio e superfosfato. Em seguida, cubra o círculo com camadas de agulhas, folhas e serragem. O abrigo final é agrospan ou estopa.
Doenças e pragas
Basicamente, a rosa não é suscetível a doenças fúngicas. Mas alguns produtores de rosas recomendam higienizar os arbustos no final de março com medicamentos como Skor, Fundazol, Hom, Maxim, Abiga-Peak.
Para se livrar de vários tipos de pragas, inseticidas como "Fitoverm", "Aktara", "Match", "Karbofos", "Inta-Vir" são usados.
Todos os tratamentos sanitários são realizados à noite.
Reprodução
Como todas as outras variedades de rosas, Arthur Bell é propagada por enxerto, divisão do arbusto e enxerto.
As estacas são melhor cortadas em maio, com brotos verdes de até 8 centímetros. Em seguida, eles são limpos de folhagem, um corte nítido é feito e enviado para um estimulador de crescimento por um dia. Após todas as operações, são plantados em solo previamente preparado. Para maior confiabilidade, eles são fechados com uma cúpula de plástico, regando regularmente. E com o início de julho, eles são plantados em um local permanente.
Você pode começar a dividir o mato em abril.Deve ser desenterrado, dividido em partes, depois plantado em novos lugares, tudo deve ser regado em abundância.
Com a chegada do verão, os arbustos são vacinados. Para fazer isso, selecione o broto verde desejado e podar a camada de casca. Uma incisão em forma de T no porta-enxerto aperte bem o broto e fixe-o com uma fita especial.