- Autores: Zary, Keith W.
- Sinônimos de nomes: Arrow Folies
- Ano de criação: 2002
- Grupo: spray
- A cor principal da flor: vermelho
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 4-6
- Aroma: prazeroso
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Altura do arbusto, cm: 60-70
Pulverize rosas, rosas de pátio - buquês vivos em pé sobre um canteiro de flores. O grupo apareceu há relativamente pouco tempo: os primeiros exemplares foram registrados na segunda metade do século passado. Eles ganharam popularidade tão rapidamente quanto as informações sobre eles se espalharam. Arrow Folies (sinônimo de Arrow Folies), um dos melhores representantes do grupo spray, com uma cor interessante e um aspecto maravilhoso.
História de criação da variedade
Os criadores da variedade são os criadores americanos Zary e Keith W. A rosa foi oficialmente registrada em 2002.
Descrição da variedade
A rosa spray tem um arbusto ligeiramente espalhado com rebentos retos e estáveis. A altura do arbusto é de 60-70 cm, no entanto, muitos jardineiros notam que a altura de seus animais de estimação é muito maior: até 100-120 cm.Os brotos têm espinhos largos e duros. As folhas de cor verde escura têm uma estrutura densa como couro e um brilho forte. As bordas da lâmina foliar são pontilhadas por pequenos entalhes, os nervos são bem visíveis, a parte saliente tem uma tonalidade menos intensa que a anterior.
A variedade é bicolor. Os botões são pintados em uma paleta de tons de cereja. Em plena divulgação, a flor impressiona com uma cor variada. Em uma pétala vermelha com um subtom roxo, leves pinceladas de tons de branco e creme se destacam graficamente. As inflorescências são compostas por 5-10 flores com um diâmetro de 4-6 cm cada. O arbusto exala um aroma agradável delicado e discreto.
Vantagens e desvantagens
Arrow Folies tem vantagens indiscutíveis e um mínimo de desvantagens.
As vantagens da variedade:
despretensão;
imunidade excepcionalmente forte;
frutificação abundante e de longo prazo;
a formação de pedúnculos até o final do outono;
resistência a condições climáticas adversas;
um perfume sofisticado que lembra um perfume francês;
uma ampla gama de aplicações em paisagismo, bem como a possibilidade de cultivo de contêineres.
Das deficiências, nota-se um aroma discreto, no entanto, muitas rosas de outros grupos não o apresentam, e esta desvantagem pode ser considerada condicional.
Características de floração
Uma característica surpreendente da rosa Arrow Folies é considerada a floração contínua, abundante e intensa, devido à qual a massa verde quase se perde sob a massa de botões brilhantes.
Uso em paisagismo
A variedade é amplamente utilizada em plantios únicos, em composições de grupo, em mixborders e bordadura. A rosa do pátio dessa variedade funciona bem com tons de azul, como lavanda, centáurea e arbustos perenes.
Aterrissagem
Para o plantio na zona 6 do USDA (de -18 a -23 graus Celsius), são escolhidas áreas com bom nível de iluminação, mas ao mesmo tempo protegidas de correntes de ar constantes e ventos frios. Burnout in the sun Arrow Folies não é notado, então ela consegue lidar com o papel solo. O solo fértil deve ser de acidez neutra, solto, respirável, rico em húmus e conteúdo orgânico.
Ao preparar a cova de plantio, deve-se tomar cuidado para criar uma camada de drenagem de seixos, cascalho ou tijolos quebrados finos. O tamanho ideal do furo: 45x45 cm, a distância entre os furos depende do uso em paisagismo.Se esta é a criação de uma fronteira, então os poços estão localizados mais próximos do que em uma fronteira mista, onde muitas plantas diferentes são coletadas.
O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica (esterco, húmus, composto), areia grossa de rio, turfa e fertilizantes minerais complexos especializados. Ao plantar uma muda, o local do enxerto é deixado sob a superfície do solo. A época ideal para o plantio é o outono. As plantas de outono têm tempo para crescer uma certa quantidade de massa de raízes antes do início do clima frio do inverno e no verão elas começam a estação de crescimento junto com todas as plantas do jardim. As mudas plantadas na primavera levam tempo para se adaptar e construir o sistema radicular. O atraso na floração será de pelo menos meio mês, mas depois o arbusto se nivelará e se tornará um espécime maduro.
Crescendo e cuidando
Após o plantio, cuidar de uma rosa de quintal consiste em regar, capinar, soltar, alimentar, podar e preparar para o inverno.
A rosa precisa de rega regular, especialmente em climas quentes, mas a irrigação deve ser feita apenas pela raiz para não inundar as folhas e os botões. A solução mais correta seria organizar a irrigação por gotejamento. Uma raiz é responsável por até 8 litros de água morna. O solo deve ser ligeiramente úmido, mas sem pântano estagnado, portanto, umedecimento é realizado conforme necessário.
O afrouxamento é realizado no dia seguinte após cada rega para evitar a formação de uma densa crosta terrestre e saturar o solo com oxigênio.
A remoção de ervas daninhas remove as ervas daninhas da cultura que competem por nutrientes.
Durante toda a estação de crescimento, as rosas são alimentadas várias vezes com infusão de verbasco. Além disso, fertilizantes de nitrogênio são aplicados no início da primavera, compostos de fósforo e potássio no verão, preparações de potássio e húmus na zona da raiz no outono.
A poda sanitária é realizada no início da primavera, removendo brotos velhos, doentes e congelados. Durante a poda formativa, os brotos adultos são encurtados por vários botões, e os caules protuberantes e muito velhos são removidos.
A rosa deve ser coberta durante as geadas de inverno. Para isso, os arbustos são cortados a uma altura de 30-40 cm, as folhas e botões restantes são removidos, cravejados e cobertos com serapilheira. Por cima são colocados ramos de abeto e fibra agrícola.
Doenças e pragas
A variedade possui forte imunidade e praticamente não é suscetível aos inimigos tradicionais: oídio, mancha preta e outros. Como medida preventiva, na primavera, os plantios são tratados com fungicidas. Os inseticidas são usados no controle de pragas.
Reprodução
Os Folies Rose Arrow são propagados de várias maneiras:
estacas;
sementes;
dividindo um arbusto adulto;
vacinação.
Cultivar uma rosa a partir de sementes é trabalhoso, demorado e não garante o resultado desejado. Dividir um arbusto pode levar à morte de toda a planta. Para enxertia, você deve ter um enxerto completo e um estoque adequado. O método vegetativo é mais confiável e, com a devida habilidade, permitirá que você obtenha um bom material de plantio. Ao mesmo tempo, as qualidades parentais são totalmente preservadas. A maneira mais fácil e confiável de obter material de plantio é comprar mudas de viveiros certificados.