- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Harlekin
- Ano de criação: 1986
- Grupo: escalando
- A cor principal da flor: creme
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-10
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: frutado com notas de rosa mosqueta
Uma das plantas mais bonitas, que costuma ser usada para decorar jardins e quintais, é a rosa. Mesmo que o produtor não tenha um jardim de rosas, todos querem adicionar um toque chique ao conjunto geral. A rosa arlequim é uma planta muito vistosa, com flores grandes e pertence ao tipo trepadeira. Não vai funcionar para crescer em casa, é necessário um terreno aberto. Esta rosa é muito bonita e tem um aroma luxuoso. Não tem subespécies e análogos: a planta é única.
Descrição da variedade
Os floristas devem a criação desta espécie aos criadores alemães que criaram a variedade em 1986. O arbusto cresce muito ativamente, essa também é sua grande vantagem. Após a poda, a rosa cresce ainda mais intensamente, a altura varia entre 220-280 cm, o diâmetro é de 200 cm. Existem várias características visuais do arbusto que não permitem que seja confundido com outras variedades:
- crescimento denso, muito poderoso, brotos densos e fortes, crescendo para cima, formando ativamente;
- tem muita folhagem, é pequena, a pele é lisa, a cor é verde escuro;
- no caule, inflorescências simples e grupais são formadas em até 5 unidades;
- a cor do botão é rosa-avermelhada, a flor está mais próxima do creme, mas as bordas permanecem com vermelho e rosa;
- depois de desabrochar, a flor brilha ligeiramente;
- a forma de um botão se assemelha a um vidro, uma flor - uma tigela;
- o tamanho das flores é grande, o diâmetro varia de 8 a 10 cm;
- há um terry moderado, há muitas pétalas: a partir de 25 ou mais;
- O aroma é muito forte, inclui notas de roseira brava, frutas, geralmente doces.
Vantagens e desvantagens
A planta tem uma série de vantagens que a tornam muito procurada por produtores de flores de diferentes níveis:
- excelente resistência à geada, o que permite que a planta seja espalhada e plantada em diferentes regiões;
- floração abundante de longo prazo até o tempo frio;
- a maior decoratividade.
Quanto às deficiências, são muito condicionais, por exemplo, é necessário cortar a planta para que o arbusto tenha uma forma estética.
Características de floração
A grande vantagem desta variedade de rosas é a sua longa duração e rica floração. As quebras são quase imperceptíveis, pois algumas inflorescências não têm tempo de esmaecer, pois novas já estão formadas. No período que vai do primeiro mês do verão às geadas, o arbusto agrada com seu belo aspecto. Claro, é muito importante escolher o local certo e realizar as atividades de cuidado. Outra característica distintiva da floração é o seu aroma luxuoso, agradável e tangível.
Uso em paisagismo
Se você gosta de cores brilhantes ou se sua área precisa de um sotaque expressivo, esta variedade rosa é perfeita. Apesar de toda a sua estética, não é particularmente extravagante, ela floresce abundantemente. Portanto, eles podem decorar com segurança alguma área não muito expressiva do jardim ou jardim de flores. O arlequim é ótimo sozinho, complementa bem os grupos e é adequado para criar sebes vivas.
Aterrissagem
O principal é escolher um local adequado, pois esta rosa prefere locais bem iluminados e a composição de nutrientes do solo. É necessária uma boa drenagem. O plantio geralmente é feito na primavera, mas nas regiões do sul é recomendável reservar o outono para isso.São necessários 14-20 dias antes do início da geada para que a muda fique mais forte. O procedimento de plantio em si corresponde às recomendações gerais para rosas:
- um orifício de até 60 cm é formado;
- parte da mistura de nutrientes do solo é introduzida, onde fica a muda;
- o solo restante é derramado e regado abundantemente.
Você não deve plantar o Arlequim em uma área onde rosas de qualquer tipo já tenham crescido antes.
Crescendo e cuidando
A tecnologia agrícola também não tem nada de extraordinário, todos os procedimentos são padronizados, mas possuem características próprias.
- Hidratante. Uma vez que as raízes de todas as rosas trepadeiras estão muito próximas da superfície, existe o perigo de secar. O arlequim precisa ser regado em uma seca, caso contrário, a rosa morrerá. Regularidade da hidratação - a cada 3 ou 4 dias. O balde é despejado no arbusto. É melhor cobrir a superfície do solo perto do tronco para minimizar o ressecamento. Para isso, usa-se turfa, serragem.
- Fertilizante. Para um crescimento ativo, esta variedade requer fertilização regular. Compostos minerais complexos são aplicados durante toda a estação de crescimento, mesmo no outono, para uma melhor preparação para o inverno.
- Poda. Para que o arbusto seja estético, limpo e também para aumentar o crescimento e a abundância da floração, é importante podar a tempo. Na primavera, todos os brotos danificados e secos são removidos. O arbusto pode ser periodicamente renovado por completo, para isso, os brotos são cortados em 2 ou 3 botões.
- Transferir. Este procedimento é realizado apenas na primavera em tempo não muito ensolarado. O arbusto é cortado a meio metro de altura ou ligeiramente mais baixo. Em seguida, é realizado um transplante, após o qual o arbusto deve ser regado em abundância.
- Preparando-se para o inverno. Apesar de sua resistência ao frio, é ainda melhor cobrir a planta imediatamente após o estabelecimento da temperatura com valor negativo. Dependendo da região, pode ser novembro ou dezembro. Anteriormente, não se deve cobrir as rosas, é necessário que elas fiquem no frio sem abrigo por pelo menos algumas noites. Isso lhes dará o endurecimento necessário e as plantas hibernarão mais facilmente. O abrigo é organizado pela cobertura morta do círculo do tronco e do tecido têxtil, por exemplo, estopa.
Doenças e pragas
Harlequin é famoso por sua boa imunidade. Mas existem pragas e doenças que podem afetar negativamente o desenvolvimento da planta.
- Ácaro-aranha. Se você notar uma teia de aranha na folhagem, trate-a com uma solução de sabão.
- Aphid. A infusão de absinto lida com essa praga, que é regularmente pulverizada. Isso pode ser feito para prevenção.
- Cicadas. Este inseto tem muito medo de solução de sabão, por isso é recomendável usar este agente específico para o processamento.
Quanto às doenças, a ferrugem, o oídio e a podridão cinzenta estão entre as mais perigosas. Na maioria das vezes, são causados por condições climáticas desfavoráveis prolongadas, aumento da irrigação. Em primeiro lugar, é necessário alterar o regime de hidratação e usar imediatamente composições químicas do tipo fungicida quando aparecerem os primeiros sintomas.
Reprodução
A rosa desta variedade se propaga de apenas uma maneira - por meio de estacas. Todos os outros métodos do Arlequim são decididamente inadequados. O pedúnculo é formado durante o período de floração do botão, é necessário cortá-lo até a flor murchar. Estacas de base esverdeada são adequadas para o cultivo, evite mudas totalmente lignificadas. O corte é feito em ângulo, a partir da ponta da haste é necessário recuar alguns centímetros e cortar aí. O diâmetro do corte é de até 1 cm, o número de entrenós é de até 4.
Depois de feito um corte, o broto é limpo de agulhas, folhas, o corte do fundo é qualitativamente limpo. É necessário segurar o corte em uma solução de permanganato de potássio por cerca de um quarto de hora, depois é mergulhado em cera quente. Antes do procedimento de enraizamento, o broto é mantido em um estimulador de raiz.O plantio é feito em cova de até 15 cm, a seguir o corte é regado com uma composição de manganês e coberto com plástico. Após o enraizamento, a estufa é removida.